Segunda-feira, 23 de Junho de 2014

Portugal está a noventa minutos de realizar a sua pior campanha internacional da história. É a primeira que disputa com um Ballon D´Or vigente no onze titular. Essa é a realidade do futebol português. Um génio individual, um pobre colectivo. A equação só poderia funcionar se, a unir os dois extremos, houvesse um treinador competente e uma federação profissional. Sem uma ponte sólida o naufrágio para quem quer atravessar um rio tão largo como o Amazonas é inevitável.

 

Ronaldo é uma bênção para o futebol mundial e um karma para o futebol português.

Quando a proclamada Geração de Ouro – que só o trabalho de Mourinho no FC Porto conseguiu prolongar com a incorporação a uma equipa caduca a jogadores por ele forjados – chegou ao fim, o destino de Portugal parecía traçado. Como nos anos sessenta ou oitenta esperava-se outro oásis. Foi o que passou com belgas, húngaros, austríacos, jugoslavos (na versão sérvia) ou dinamarqueses, países dessa segunda divisão europeia onde, historicamente, podíamos encaixar Portugal. Mas o deserto não apareceu. Fruto de um bom ranking acumulado, do bom envelhecimento de jogadores presentes no Euro 2004, a saga prolongou-se até 2010 com resultados aceitáveis. Portugal não deslumbrava, não ia longe mas, também, não era uma chacota internacional. Conseguiu-se o apuramento (in extremis) para o Euro 2008 e o Mundial 2010 e uma vez lá uma eliminação honrosa contra futuros finalistas de ambos torneios. Nada a dizer para um país pequeno com uma liga a perder qualidade e onde o grosso da cavalaria envelhecia sem opções de futuro à vista. Parte dessa transição deveu-se a Cristiano Ronaldo.

Ícone mediático, melhor jogador do Mundo entre 2007 e 2009 e um digno segundo no anos seguintes, CR7 manteve Portugal no mapa internacional. As suas exibições, golos e influencia foram balizas emocionais importantes enquanto os Rui Costa, Figo, Simão Sabrosa ou Nuno Gomes iam dizendo adeus. À sua volta deixaram de estar as primeiras espadas e começaram a aparecer as suas sombras, os suplentes. Não havia Ricardo Carvalho, passou a haver Bruno Alves. No lugar de Simão, surgiu Nani. No de Deco, Maniche e Costinha apareceram Veloso, Moutinho e Meireles. A qualidade, naturalmente, ia piorando mas Ronaldo ia disfarçando e as segundas filas, numa primeira versão, davam conta do recado tendo em vista as suas naturais limitações. Nem Scolari nem Queiroz eram treinadores de topo mas encontraram um certo equilíbrio emocional entre o passado e o presente. Depois veio Paulo Bento e os velhos fantasmas de desnorte da Federação Portuguesa de Futebol e o fim tornou-se trágico e inevitável. Tal como em Saltillo 86 e a Coreia do Sul em 2002 ficou claro que, fora da Europa, Portugal está condenado a sofrer os favores, tráficos de influencias, a corrupção, amadorismo puro e genuína incompetência dos seus dirigentes desportivos. A necessidade de adaptar-se a outros climas, realidades, a distancia de casa, os compromissos publicitários para encher bolsos alheios primam sobre o trabalho desportivo.

Não é coincidência que nos três casos a prestação portuguesa tenha sido acompanhada dos mesmos males, desde uma má preparação prévia, um penoso estado físico, uma eleição de jogadores desacertada e um treinador que é tudo menos o homem indicado para o lugar. Tropeçar numa pedra passa a todos, em duas aos distraídos, na terceira…já conhecem o refrão…

 

Ronaldo, que é sem duvida um dos mais brilhantes jogadores da história, foi um bálsamo emocional mas também a fonte de novos e perigosos problemas. O seu egoísmo, habitual em estrelas do seu calibre, aliada à gestão de fraca gente e a penosa influencia do seu omnipresente agente, condicionaram os últimos cinco anos da selecção. Portugal joga apenas e só em função de Ronaldo.

Deixou de ser uma equipa – como era nos días de Scolari - para ser um veiculo promocional. Deixou de ter uma ideia de jogo, para actuar sempre na mesma linha. Deixou de ser um espaço onde vêm os melhores e os mais aptos para ser um grupo de amigos que se juntam para uma churrascada em casa do dono da bola. Ronaldo, um génio quase sem precedentes no futebol português, nunca conseguiu ter a humildade de Eusébio, Futre ou Figo e de procurar o melhor para si tendo o melhor dos outros. Ajudou, com a sua influencia (sua, a dos seus melhor dito) perpetuar um estado de coisas em que a função de dirigir se tornou um trabalho fácil e sem exigência porque a margem de escolha era nula. Portugal, o mesmo país que já teve a Ballon D´Or (e outros que o podiam ter sido) no passado, passou a ser o Ronaldo Futebol Clube. Nesse mundo não existiam problemas porque o “melhor do mundo”, como cansativamente os jogadores, técnicos e dirigentes repetem não vá alguém esquecer-se, resolve. E muitas vezes resolveu. Contra a Holanda, em 2012. Contra a Suécia, em 2013, Ronaldo foi de facto o jogador que todos esperam que seja. Mas essas exibições, nos momentos chave, estão condicionadas exclusivamente ao seu estado de forma, física e anímica. E Ronaldo chegou ao Brasil destruído, por culpa própria.

Em ano de Mundial os jogadores de topo sabem o que devem fazer. É uma regra não escrita que Messi, Neymar ou Robben, figuras individuais de destaque até agora, interpretaram bem. Os seus países agradecem. Ronaldo preferiu ir por outro caminho. Conhecedor do estado do seu joelho, preferiu gastar todas as balas cedo. Desgastou-se em jogos intranscendentes na liga espanhola contra os avisos dos médicos do próprio clube. Falhou jogos importantes – Copa del Rey, jogo em Dortmund da segunda-mão dos quartos-de-final – e foi figura de corpo presente na final da Champions League e no final de época. Mas nunca parou para descansar. Forçou e fê-lo com a consciência de quem sabe o que vem depois. Para quê? Uma terceira Bota de Ouro (partilhada com um jogador que jogou menos minutos, jogos e numa equipa inferior à sua) e pouco mais. Quando chegou ao Brasil, Ronaldo vinha destroçado e Portugal não tinha plano B. Teria sido melhor para ele fazer como Falcao e dar um passo ao lado. Teria forçado Paulo Bento a ser treinador, por uma vez na vida, e organizar um sistema colectivo capaz de sacar o melhor de cada jogador para o bem comum. Enquanto mentia ao Mundo (e talvez a ele próprio) sobre a sua condição física, o ego daquele que foi, talvez, o pior capitão que Portugal já teve, fez uma cruz ao destino do seu próprio país. Ele tinha de jogar – num estado físico lamentável por si provocado – e sabendo que a sua presença só ia piorar as coisas, não usou a sua influencia para exigir uma convocatória de jogadores fisicamente preparados para suprir a sua falha. Não, vieram os amigos do costume e com eles jogadores em estado tão mau ou pior que o seu.

Bento, a FPF e Ronaldo alienaram da selecção a vários jogadores (Tiago, Carvalho, Danny, Duda, Antunes) e taparam a porta a novos ao contrário do que fizeram franceses, holandeses e ingleses. Ao Brasil - depois de épocas péssimas na sua esmagadora maioria - vieram futebolistas caducados, como os yogurtes, impróprios para consumo e indigestos. Jogadores que, noutro país, tinham há muito dado o lugar à geração seguinte mas que em Portugal se perpetuam para lá do imaginável. Basta ter um amigo ou o agente certo. Bento preferiu ter a Eder, Postiga, Almeida, Veloso, Meireles, Bruno Alves, Nani e Patricio a contar com os Cavaleiro, Gomes, João Mario, Bruno Fernandes, Adrien e Antunes. Pagou o preço quando os jogadores se foram tornando cadáveres em campo ao menor sopro de vento. Ronaldo tentou ser El Cid mas acabou por transformar-se em zombie durante 180 minutos. Todos os génios individuais que viajaram ao Brasil disseram presente. Todos menos o que vinha com o titulo mais pomposo.

 

Portugal está destinado, naturalmente, a sofrer mais derrotas, não qualificações e eliminações precoces. O sol continuará a nascer. Esse não é o problema num torneio onde até a campeã do Mundo caiu. A questão grave no meio deste drama digno de telenovela é a repetição histórica dos mesmos erros. Era um grupo complicado e cair cedo uma possibilidade. É a forma como Portugal cai, a falta de espírito critico de adeptos, jornalistas e dirigentes e a forma, previsível, como tudo continuará na mesma que preocupa. Daqui a dois anos Paulo Bento ou outro do seu perfil hermético continuará a obedecer a Ronaldo e ao seu agente, a esquecer-se que a selecção é de todos e não de dois e a eleger os nomes errados para o desenho táctico errado nas circunstancias erradas. Portugal dificilmente será campeão mundial alguma vez. No “Sonhos Dourados” explico o porquê. O que podia poupar era a constante humilhação de comportar-se como um clube de bairro quando o dono de bola se chateia com o mundo e decide pegar nela e voltar para casa deixando dez milhões de pessoas a perguntar-se…”e agora quê?”      

 

PS: Depois de escrever este artigo li as declarações dadas pelo capitão da selecção de futebol. Apenas confirmam o que disse antes. Para Ronaldo, a selecção portuguesa é um brinquedo nas suas mãos. Os adeptos portugueses têm de agradecer que não tivesse ido de férias depois de ganhar a Champions (como se calhar devia ter feito), tem de suportar as suas mentiras sobre a sua penosa condição fisica para só no último suspiro se render á realidade e. ainda para mais, têm de ouvir o seu capitão dizer que há equipas melhores (os EUA são mais organizados, não melhores) e que nunca se imaginou a vencer o Mundial. Nós, também não. O que se pedia era uma exibição á altura do escudo. O que Ronaldo entendeu foi um torneio á altura do ego.



publicado por Miguel Lourenço Pereira às 18:21 | link do post | comentar

21 comentários:
De CRG a 23 de Junho de 2014 às 19:27
Belo texto.

Gostei sobretudo da menção ao uso abusivo do "melhor do mundo”.

Isto chegou a um nível quase obsessivo. Na véspera do jogo contra os EUA, um jornalista da RTP em Manaus perguntava a uma jovem brasileira se estava à espera do Ronaldo.

A rapariga, porventura com mais bom-senso , disse que queria ver todos os jogadores.

O jornalista insistiu: não estaria com curiosidade para ver Ronaldo, o melhor do mundo.

Perante tal intimidação, a adepta lá disse que sim, mas que também queria ver os outros jogadores.

Acho que este episódio diz muito do que está mal com a selecção.

Abraço


De Miguel Lourenço Pereira a 23 de Junho de 2014 às 19:52
Miguel,

Sem dúvida, já cansa. Mesmo podendo ser certo, é sinal de uma debilidade emocional tremenda!


De Luis a 23 de Junho de 2014 às 21:14
Resumidamente, enquanto houver Ronaldo não haverá treinador que aguente!
Miguel, que futuro para a selecção? Mudança de treinador? Renovação do plantel?


De Miguel Lourenço Pereira a 23 de Junho de 2014 às 21:23
Luis,

Ou há alguém com força suficiente na FPF para controlar o ego que tudo controla de Ronaldo ou até este acabar o seu "mandato" hegemónica a situação não vai mudar.

Há muito jovem de talento a vir a seguir. É preciso terem minutos nas pernas e chamadas internacionais sem ser preciso que joguem em grandes ou pertençam a agências concretas de jogadores. Há mais de uma boa dezena de nomes. Com esses jogadores e um sistema táctico que se adeqúe aos jogadores (e não o contrário) o futuro não é negro!


De Pedro Lucas a 24 de Junho de 2014 às 11:38
Miguel,

Quando se fala de descalabros mundialistas da selecção portuguesa, recordo sempre as palavras de um jornalista (cujo nome não fixei) no pós coreia/japão "arrependo-me hoje por não ter na altura relatado o que vi". Portugal sofre do sindrome da imprensa acrítica no que respeita à selecção. São patriotismo bacoco dos relatos, o endeusamento do craque nas reportagens, o fechar de olhos nas noticias apenas prejudicam aqueles que eles julgam estar a ajudar. Chega-se a um ponto em que a sensação que há é que para salvar a cara neste Mundial, por cá não se quer uma miraculosa passagem aos oitavos... prefere-se um hat trick de Ronaldo na despedida. Porque a selecção não falhou na convocatoria, no planeamento do estágio, nem na preparação fisica, nem sequer na vertente tecnico-táctica. Portugal falhou porque teve o azar de ter CR7 (cognome cujo tamanho não é proporcional à brejerice) a 99,9%... como em 2002 o problema foi o desgaste fisico de Figo... corremos é o risco de antes do final do Verão, algum jornalista confirmar o seu arrependimento por ter ocultado certas coisas... mas aí, já estaremos em plena qualificação para o Euro e voltamos todos a fechar a matraca, a bem da selecção de todos os mend... nós.

Abraço


De Liondamaia a 24 de Junho de 2014 às 15:01
Acompanho-o na sua crítica a CR7 , sem esquecer que, sem ele, nem aos jogos coma Suécia teríamos chegado...
O problema da selecção não está, isto em meu entender, num jogador, está mais acima e ainda mais acima. Se CR7 não estivesse a jogar,
Bento teria escolhido Antunes, Danny e Cedric ? Teria falado com Tiago?
A selecção não teria ido para umas férias de luxo nos EUA?
o problema das lesões não existiria ?
a selecção assentaria arraiais em Salvador com 2 semanas de antecedência?
seriam escalados para o jogo com a Alemanha os jogadores mais aptos fisicamente e em melhor forma técnica?

Deixemo-nos de desviar as atenções do essencial: o problema começou na cabeça da FPF , transitou para o staff técnico da selecção e incluiu o seleccionador, adjuntos e a sua equipa técnica.
Neste grupo estão os verdadeiros responsáveis pelo comportamento selecção que, agora, começam a esconder-se atrás de CR7 ...


De Pedro a 25 de Junho de 2014 às 00:13
Totalmente de acordo Lion. Focar sobretudo em CR e andar em torno de questiúnculas relativas a ego é demasiadamente redutor. O problema vem de cima e tem muitas mais variáveis que na minha óptica são mais importantes.

O seleccionador (falta de competência, mau carácter e escolhas erradas), e o péssimo planeamento são para mim os maiores problemas. Então no planeamento os erros são básicos e grosseiros.

E se CR resolveu ir ao mundial, porque terá de ser por uma questão de ego, e não de amor à camisola? E se CR, que para mim apresenta o perfil do atleta competitivo, ambicioso e ganhador, não tirou o pé nos jogos do seu clube, tem de ser criticado por ser bom profissional? Já sei, abriram as vagas para bode expiatório.


De Miguel Lourenço Pereira a 25 de Junho de 2014 às 19:22
Pedro,

A maior parte do comentário está respondido no anterior. Quanto a isto:

" se CR, que para mim apresenta o perfil do atleta competitivo, ambicioso e ganhador, não tirou o pé nos jogos do seu clube, tem de ser criticado por ser bom profissional?"

O CR7 pode fazer o que quiser com a sua carreira. Tal como Messi. Ambos tomaram decisões diferentes com resultados diferentes. Um teve sucesso com o clube (apesar de ter sido redutor nos dois jogos mais importantes) e outro está a tê-lo com a selecção. Em ano de Mundial os jogadores inteligentes sabem que gastar todas as energias durante a liga é o primeiro passo para um torneio mais fraco. É assim desde sempre e, particularmente, desde que o calendário ficou de tal forma sobrecarregado que é impossivel que o corpo aguente oito meses de alta competição e mais um torneio curto de máxima exigência.

O problema de Ronaldo foi outro. Em Janeiro foi informado de uma lesão que se iria agravar de forma importante se não parasse. Não quis parar nem nos jogos mais inconsequentes. Pagou o preço da sua decisão quando falhou a Copa del Rey. Teve oportunidade de parar outra vez. Voltou a recusar e pagou o preço ao ter estado como figura de corpo presente na final da Champions. Chegou ao Mundial como chegou porque quis. Não tem nada com o ser profissional aliás, é o exacto oposto do profissionalismo!


De Miguel Lourenço Pereira a 25 de Junho de 2014 às 19:12
Liondamaia,

Naturalmente que o problema é muito, mas muito maior do que CR7. Já existia antes dele e previsivelmente vai continuar depois dele. Quando o Mundial acabar para Portugal penso escrever sobre isso.

No entanto, se há algo pelo que este Mundial se está a destacar é pelo poder das individualidades de levar equipas ás costas. Equipas que, tacticamente, não impressionam. Equipas que, salvo em espaços, raramente jogam bem. Mas essas individualidades aparecem, marcam, decidem. E isso sucedeu com todas as selecções menos com Portugal.

Com o Bota de Ouro (tri Bota de Ouro) em campo, Portugal tem um golo no torneio quando Neymar e Messi contam com 4 (e o jogo do Brasil e Argentina é caótico), Benzema, James e Robben têm três. Num torneio onde se marcam mais golos do que qualquer outro desde 1954, ter o melhor do Mundo - um goleador nato - devia contar para alguma coisa. Sim, há problemas tácticos gravissimos. Sim, Paulo Bento é o pior seleccionador da história. Sim, a FPF fez as coisas muito mal. Sim, há muitos jogadores que estão entre os piores do torneio. Mas quem tem Ronaldo devia ter mostrado mais do que nós fomos capazes de mostrar. Podia nem ser suficiente seguir em frente com isso, mas a imagem, como no duelo duplo com a Suécia, teria sido outra.

E uma coisa é certa. Ronaldo quer ser o melhor do Mundo. Tem de assumir o que vem com isso. Em 2010 critiquei Messi, então claramente o melhor do Mundo, pelo péssimo Mundial que fez. Ronaldo está a fazer agora um pior do que aquela experiência da "Pulga" na África do Sul e tem de viver com a critica. Quando alguém vai parar um Mundial com um jogador deste calibre tem de esperar mais do que desculpas de mau pagador.

Abraço


De António Pereira a 24 de Junho de 2014 às 15:29
Boa tarde. Gostei muito de ler o seu texto de opinião. Penso que retrata o problema principal desta seleção.

Queria aproveitar para deixar aqui um texto que escrevi sobre este mesmo tema após o jogo com a Alemanha, texto esse que reflecte a minha opinião sobre tudo isto há anos.

"Como já aqui foi dito, ninguém falou mal ou sequer atirou as culpas ao Ronaldo pela derrota da seleção. O que aconteceu foi sim uma sucessão de críticas a um conjunto de episódios que sublinham um dos problemas, na minha opinião, desta nossa seleção nacional.

Não quero parecer advogado de defesa dos jogadores da seleção nacional, mas por acaso vocês já fizeram uma análise de tudo o que envolve esta questão do Ronaldo e os seus companheiros? Eu pessoalmente acho incrível a forma como a qualidade de qualquer jogador que não o Ronaldo é colocada em causa a qualquer falha cometida independentemente de conhecermos as suas capacidades de ginjeira há anos. Basta andar minimamente atento àquilo que se escreve em espaços como este fórum, o que se ouve nos media e o que dizem os comentadores (desde os mais sérios aos mais populistas).

Quando é para criticar estes jogadores não há qualquer piedade. Por exemplo agora estão todos a pedir o William Carvalho, mas se este fizesse asneiras frente aos Estados Unidos seria rapidamente crucificado, um pouco como é crucificado o Veloso não tendo sido dos piores elementos do nosso não-meio campo. Na verdade aos olhos da maioria (e disto não tenho qualquer dúvida), os nossos jogadores são invisíveis tal como era o Kevin Bacon num certo filme com a exceção dos momentos em que falham. Nesses momentos tornam-se visíveis e rapidamente são tratados como se fossem um grupo de pedreiros cuja única experiência que têm no futebol é dos videojogos.

Não estou aqui a vitimizar os outros jogadores da seleção, mas é inegável que existem claramente dois pesos duas medidas, ou pelo menos os espaços de manobra são totalmente distintos. Eu compreendo e concordo que o Ronaldo tem uma qualidade futebolística que os seus colegas não têm, mas há um limite quando se reduz a qualidade destes tendo como elemento de comparação o primeiro. Na minha opinião esse limite já foi ultrapassado há muito.

Eu pessoalmente não acredito que estas coisas não sejam sentidas pelos jogadores da seleção e consequentemente afete o grupo de trabalho (por muito que seja passada uma imagem de união em torno de um único elemento da equipa). Não sou psicólogo, nem quero desempenhar esse papel, mas o clima de fanatismo criado em torno de um único jogador da seleção seca a confiança dos outros jogadores. Qualquer ato positivo de qualquer jogador é rapidamente relegado para segundo plano, e qualquer negativo para primeiro … com a exceção do capitão que é sempre o melhor jogador em campo.

Basta andar minimamente atento ao que se diz socialmente (e aqui englobo adeptos, media e todas as formas que nos permitem manifestar as nossas opiniões) e rapidamente se vê como uma assistência de Ronaldo tem mais valor que o golo propriamente dito, como uma assistência ao Ronaldo nem sequer é referida (veja-se as duas do Moutinho na Suécia). Até em golos sente-se isso. Nunca me esqueci de quando num jogo o Quaresma faz um golo fantástico de trivela pela seleção (à imagem de alguns que já tinha feito ao serviço do Porto) e esse momento rapidamente foi ofuscado pelo segundo golo marcado por Ronaldo. E não, isto não são exemplos sacados do nada com esperanças que as pessoas não os recordem, são casos reais, uma pequena fração de casos reais. Vocês conhecem-nos tal como eu.

Perante isto é perfeitamente normal que perante qualquer situação de mínimo perigo os jogadores prefiram delegar a “responsabilidade” da finalização ao Ronaldo que arriscar uma chuva de críticas. Basta ver o que foi dito popularmente do Nélson Oliveira quando este numa dada situação rematou em vez de passar ao Ronaldo. Eu prefiro ver os jogos da seleção sozinho pois quando estou na companhia de um conjunto de conhecidos ou desconhecidos é exatamente a isto que assisto, e mais uma vez, não acredito que isto não seja sentido de qualquer forma por parte dos jogadores (...)


De António Pereira a 24 de Junho de 2014 às 15:30
(...)

Caso ainda não tenham percebido, critico não o Ronaldo mas sim “vocês” Portugueses onde incluo tudo desde adeptos a jornalistas. Estrelas da companhia todas as equipas as têm geralmente, mas nunca vi algo que se assemelhe sequer ao que é feito com a seleção Portuguesa onde os companheiros do Ronaldo são reduzidos a fezes.

Tudo se resume a Ronaldo, Ronaldo e Ronaldo. Qualquer reportagem tem que ter a expressão “melhor do mundo” pelo menos duas vezes por frase. Qualquer jogador que aparecesse nas conferências de imprensa era alvo de questões sobre o Ronaldo. Qualquer publicidade de apoio à seleção recorre a imagens onde está o Ronaldo. Qualquer capa de jornal focada na seleção nacional tem como figura de destaque o, vocês sabem. Este conjunto de fatores cria um clima que como já disse seca os outros atletas. Aliás, eles já estão secos aos olhos da maioria, basta analisar a forma como a generalidade reage a falhas e acertos de cada jogador.

Eu tenho asco a este tipo de fanatismo e individualização do futebol (por isso mesmo enoja-me o prémio da bola de ouro). Aliás, nunca vou esquecer quando em 2002 termina o jogo frente à Coreia e as câmaras, jornalistas e adeptos só tinham olhos para o Figo enquanto o nosso melhor jogador em campo, o que comeu relva como nenhum outro era relegado para segundo plano enquanto chorava abundantemente (Sérgio Conceição). O que ficou na história foi aquela imagem com o Figo a fechar os olhos e o bode expiatório do Baía.

Aliás, este tipo de fanatismo a que já nessa altura assistíamos acredito piamente que influenciava de forma decisiva as decisões da própria equipa técnica. Todos sabemos que nesse Mundial as nossas maiores estrelas não estavam em condições minimamente aceitáveis (bem se viu a diferença quando contra a Polónia entrou o Capucho), no entanto será que o Oliveira tinha sequer a opção de não dar a titularidade a esses jogadores? Se ele não o tivesse feito e tivéssemos ficado pela fase de grupos à mesma às tantas teríamos assistido a cenas bem mais vergonhas que aquelas a que assistimos no aeroporto a quando da chegada do selecionador. Não estou a dizer que o Ronaldo não deva ser titular, longe de mim sequer pensar isso. Estou apenas a dizer que o clima criado além de afetar jogadores pode mesmo afetar as decisões da equipa técnica.

Infelizmente, os responsáveis pela nossa seleção têm uma inteligência limitada, a mesma inteligência que decidiu andar a passear pelos Estados Unidos e definir Campinas como o nosso porto de abrigo enquanto a seleção Alemã, adversário direto do nosso grupo com jogadores muito menos habituados ao calor que nós já andavam a adaptar-se às adversidades que iam enfrentar. Assim sendo, não foi de surpreender que esses mesmos responsáveis tenham preferido alimentar ainda mais o tal ambiente de fanatismo que referi permitindo a entrada de elementos externos à equipa (desde jornalistas a fazer lembrar a personagem do Nuno Luz a pitas histéricas que queriam mostrar tatuagens a um tipo a quem eram capazes de oferecer a sua virgindade) sem haver um pingo de seriedade, profissionalismo e calma - como a seleção da Alemanha fez aparentemente.

A nossa seleção e tudo o que lhe dizia respeito mais parecia e parece um circo que uma seleção nacional de futebol. O circo era tão grande que dava para ver manias das grandezas e confianças cegas ao bom estilo do Paulo Fonseca, faltas de humildade a fazer lembrar os galácticos num grupo que além de nunca ter mostrado grande qualidade futebolística, chegou a este Mundial não de forma inequívoca, mas sim através de uma segunda oportunidade chamada playoffs. Tivemos ainda algumas frases proferidas publicamente completamente surreais como por exemplo a de que este era o Mundial ou ano de Portugal. Anteriormente usei a palavra “grupo” e não “equipa” propositadamente. (...)


De António Pereira a 24 de Junho de 2014 às 15:31
(...)

Infelizmente Portugal não tem equipa, e a verdade é que é impossível esta ser criada sequer quando esta é pensada, desejada, imaginada e manipulada em função de um único jogador. Pensada pela equipa técnica, desejada pelos média, imaginada pelos adeptos e manipulada por sponsors e agentes. Infelizmente, mais uma vez, o que conquista vitórias e títulos são equipas não grupos de jogadores, mesmo que no meio destes figure o último vencedor da bola de ouro. O fanatismo a que assisto todos os dias é contraproducente e devia ser bloqueado ao máximo pelos responsáveis da seleção, não ser até incentivado como sinto quando oiço falar alguns dos jogadores.

O Ronaldo devia ser um complemento de uma eventual equipa, não o alicerce desta. No entanto diga-se de passagem que tendo em conta tudo o que oiço e leio esta é a “vossa” seleção, a seleção que a maioria quer. Sinceramente não sei porquê nem sei como, mas o futebol aos olhos da maioria deixou de ser um desporto coletivo, tudo por causa de um fanatismo que não compreendo a sua origem por muito que me esforce. O mesmo fanatismo que coloca todos os nossos comentadores e jornalistas a dar preferência a uma equipa Espanhola (mesmo face a equipas nacionais), e que faz de um prémio que nem sequer devia existir no futebol (sim, partilho totalmente da opinião do Mister Wenger) um objeto que justifica campanhas de ódio face a outros atletas que tenham a mais remota hipótese de o conquistar.

O culpado disto não é o jogador em questão. Culpados são os indivíduos da FPF que planearam a calendarização da preparação da seleção, os responsáveis da seleção que não souberam construir uma muralha blindada em torno da equipa, da equipa técnica que além de não ter sabido fazer uma convocatória não sabe criar uma equipa com rotinas minimamente bem definidas de um conjunto fixo de jogadores, dos jogadores que esqueceram o significado de representar um país, dos media que não sabem comportar-se de forma minimamente normal, e dos adeptos que há muito tempo esqueceram o que deve ser a seleção nacional de futebol."


De António Teixeira a 24 de Junho de 2014 às 22:06
Sigo há anos o blogue do Miguel, já me peguei com ele, já tive boas discussões com ele, mas nunca fui de comentar muito. Mas este texto merece um grande bem haja. Tudo dito. Devia ser afixado como texto no blog, até porque a qualidade da escrita é semelhante. Muito bem.

Cumprimentos,
António Teixeira


De RP a 24 de Junho de 2014 às 17:03
Excelente texto. Nada a acrescentar ao que foi dito,


De cicero a 25 de Junho de 2014 às 10:23
de facto ...

se a Pepsi tivesse tido uma campanha como antes do jogo na Suécia, talvez a coisa resultasse ... mas tem sido mau de mais ...
tanta esperança de ver Portugal brilhar, e afinal , tem sido uma aflição e uma falta de empenho , jeito , e arte ...
agora , sem planeamento , estrategia , táctica ... como sempre tem sido com o Bento ... se espera que a Selecção ... CR7 ... vá dar 4 ao Gana ... e esperar que os boches se lembrem de vingar o bombardeamento de Dresdem , com uma vitória sobre os yanks de 5 a zero ...
é fantastico , como reinventamos a esperança face ao cinzento quotidiano que enfretámos , troikas , cortes e etc e tal ...
e vamo-nos juntar no tasco da familia do Beto para ver o jogo em directo de cachecol ... na SIC e mais umas praças e 456.988 reporteres em directo das TVs a perguntar ao pobre e ebrio tuga se acha que a selecção vai dar a volta á coisa ...
e se der ?

somos os maiores , e vamos continuar infantilizados e a viver do desenrrascansso ...

não podiamos levar a coisa mais a sério , e ter preparado as coisas para não passarmos por ser uma selecção com um astro caído e um grupo excurcionista ?

afinal onde estava a miss bumbum ? ? ? em que estágio apareceu ? ? ?


De cicero a 25 de Junho de 2014 às 10:31
nada a apontar ao seu texto ... subscrevo

meti aí mais umas coisitas que se me perpassam pela cabeça ... porque tal como outros milhões , pensava aliviar o meu cinzento quotidiano com uma alegria imensa , mas efemera

afinal ... a alegria foi-se , e desta vai ser dificil voltar ...

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh , e se a Alemanha e os EUA empatarem fica aqui já a declaração de que :

A CULPA FOI DA MERKEL !!!!! TUDO UMA CONSPIRAÇÃO NAZISTA PARA AFASTAR A SELECÇÃO !!!!!!!!!!!!!


De rol a 25 de Junho de 2014 às 19:44
Muito Fraquinho o Post...
Falar assim é tão facil


De max2005lm@gmail.com a 25 de Junho de 2014 às 23:36
Concordo com a selecção ser o Ronaldo e pouco mais,mas quanto ao Paulo Bento,bem...
Nem o José Mourinho conseguia pôr esta equipa a render,não há talento aqui,muitos jogadores são medíocres,sem bons jogadores,ninguém pode ter uma boa equipa.


De max2005lm@gmail.com a 25 de Junho de 2014 às 23:36
Concordo com a selecção ser o Ronaldo e pouco mais,mas quanto ao Paulo Bento,bem...
Nem o José Mourinho conseguia pôr esta equipa a render,não há talento aqui,muitos jogadores são medíocres,sem bons jogadores,ninguém pode ter uma boa equipa.


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
arquivos

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

.Em Destaque


UEFA Champions League

UEFA Europe League

Liga Sagres

Premier League

La Liga

Serie A

Bundesliga

Ligue 1
.Do Autor
Cinema
.Blogs Futebol
4-4-2
4-3-3
Brigada Azul
Busca Talentos
Catenaccio
Descubre Promesas
Desporto e Lazer Online
El Enganche
El Fichaje Estrella
Finta e Remate
Futebol Artte
Futebolar
Futebolês
Futebol Finance
Futebol PT
Futebol Total
Jogo de Área
Jogo Directo
Las Claves de Johan Cruyff
Lateral Esquerdo
Livre Indirecto
Ojeador Internacional
Olheiros.net
Olheiros Ao Serviço
O Mais Credível
Perlas del Futbol
Planeta de Futebol
Portistas de Bancada
Porto em Formação
Primeiro Toque
Reflexão Portista
Relvado
Treinador de Futebol
Ze do Boné
Zero Zero

Outros Blogs...

A Flauta Mágica
A Cidade Surpreendente
Avesso dos Ponteiros
Despertar da Mente
E Deus Criou a Mulher
Renovar o Porto
My SenSeS
.Futebol Nacional

ORGANISMOS
Federeção Portuguesa Futebol
APAF
ANTF
Sindicato Jogadores

CLUBES
Futebol Clube do Porto
Sporting CP
SL Benfica
SC Braga
Nacional Madeira
Maritimo SC
Vitória SC
Leixões
Vitoria Setúbal
Paços de Ferreira
União de Leiria
Olhanense
Académica Coimbra
Belenenses
Naval 1 de Maio
Rio Ave
.Imprensa

IMPRENSA PORTUGUESA DESPORTIVA
O Jogo
A Bola
Record
Infordesporto
Mais Futebol

IMPRENSA PORTUGUESA GENERALISTA
Publico
Jornal de Noticias
Diario de Noticias

TV PORTUGUESA
RTP
SIC
TVI
Sport TV
Golo TV

RADIOS PORTUGUESAS
TSF
Rádio Renascença
Antena 1


INGLATERRA
Times
Evening Standard
World Soccer
BBC
Sky News
ITV
Manchester United Live Stream

FRANÇA
France Football
Onze
L´Equipe
Le Monde
Liberation

ITALIA
Gazzeta dello Sport
Corriere dello Sport

ESPANHA
Marca
As
Mundo Deportivo
Sport
El Mundo
El Pais
La Vanguardia
Don Balon

ALEMANHA
Kicker

BRASIL
Globo
Gazeta Esportiva
Categorias

a gloriosa era dos managers

a historia dos mundiais

adeptos

africa

alemanha

america do sul

analise

argentina

artistas

balon d´or

barcelona

bayern munchen

biografias

bota de ouro

braga

brasileirão

bundesliga

calcio

can

champions league

colaboraçoes

copa america

corrupção

curiosidades

defesas

dinamarca

economia

em jogo

entrevistas

equipamentos

eredevise

espanha

euro 2008

euro 2012

euro sub21

euro2016

europe league

europeus

extremos

fc porto

fifa

fifa award

finanças

formação

futebol internacional

futebol magazine

futebol nacional

futebol portugues

goleadores

guarda-redes

historia

historicos

jovens promessas

la liga

liga belga

liga escocesa

liga espanhola

liga europa

liga sagres

liga ucraniana

liga vitalis

ligas europeias

ligue 1

livros

manchester united

medios

mercado

mundiais

mundial 2010

mundial 2014

mundial 2018/2022

mundial de clubes

mundial sub-20

noites europeias

nostalgia

obituário

onze do ano

opinião

polemica

politica

portugal

premier league

premios

real madrid

santuários

seleção

selecções

serie a

sl benfica

sociedade

south africa stop

sporting

taça confederações

taça portugal

taça uefa

tactica

treinadores

treino

ucrania

uefa

todas as tags

subscrever feeds