Sexta-feira, 24 de Abril de 2009

Se houvesse verdades universais no mundo da bola, uma deles seria a de que a equipa mais perfeita que alguma vez pisou um relvado de futebol foi sem dúvida o “escrete canarinho” de 1970. No entanto, até mesmo este colectivo mágico, viu a história cair na constante tentação de sobrevalorizar o indivíduo, empolgando as corridas de Jairzinho, os poderosos remates de Rivelino, os mergulhos de Tostão ou os movimentos (com ou sem bola) de Pelé. Já acontecera antes, aconteceria depois…acontecerá sempre. O futebol é um meio de massas e o colectivo tem sempre tendência em procurar o herói individual…este Brasil tinha vários, mas só a um chamavam de “Rei”. No entanto esse homem sabia bem que todo o sucesso que lhe caía sobre os ombros era resultado de um minucioso trabalho de dois homens: dois amigos invisíveis.

 
Nesse Brasil 70 a chave não esteve no mágico quarteto ofensivo. Estava no trabalho de “formiga” da dupla Gérson e Clodoaldo, que formaram o duplo-pivot defensivo mais letal da história. O primeiro com os seus passes a rasgar, o segundo saindo rapidamente a jogar com passes curtos, desequilibraram todos os partidos, do mítico jogo com a Inglaterra à épica final contra a Itália. A eles o Brasil deve o “tri” mas a história foi-lhes cruel. E ficou a imagem de Pelé com o “sombrero” na cabeça.
 

Quarenta anos depois dessa equipa de sonho, o “mundo da bola” vive uma nova era. A Premier League afirma-se como o “farol” do melhor futebol mundial, tanto em jogadores como em colectivos – sem falar nos meios financeiros e nas instalações de primeira. Mas os mais puristas preferem o jogo de uma equipa com esse perfume latino do Mediterrâneo, a única capaz de poder desafiar o poder da Old Albion. Em Barcelona joga-se Futebol. Mais do que ganhar o importante parece ser deslumbrar. Resultado da mente privilegiada de um jogador de excepção e de uma mentalidade forjada no saber de um velho sábio holandês que abriu as portas a que o “beautiful game” chegasse à Catalunha. Depois de ter arrasado, uma vez mais, o Sevilla (terceiro classificado), a imprensa voltou a elogiar os suspeitos do costume. O olfacto goleador de Etoo, o renascimento de Henry…e que no meio de tudo faltou o pequeno grande Messi, poupado para confrontos futuros. Tal como passava com esse Brasil de sonho, no entanto, também este Barcelona deve muito do seu génio a dois pequenos trabalhadores que vendem poucas capas de jornais, mas que alimentam muitos sonhos.

 
Xavi Hernandez e Andrés Iniesta.
 
O primeiro até foi (tardiamente) reconhecido como o jogador chave do passado Euro, assumindo o galardão individual que pertencia ao colectivo espanhol. O segundo, suplente de luxo na era de Rijkaard, encontrou finalmente o seu espaço, vagabundo em terrenos alheios, elemento chave nas transições dos blaugrana.
Tanto Xavi com os seus meticulosos passes, inventando espaços onde não existem, como Iniesta com os seus desiquilibrios constantes pelos flancos, são o fiel da balança da equipa que deslumbra a Europa. Este Barcelona vive de um fortíssimo espirito colectivo e está abençoado por uma série de talentos individuais. Mas num dia complicado, em que o individuo se apaga e o colectivo perde a chama, são estes dois amigos que tratam de descubrir o caminho mais curto para a vitória.
 
Para muitos continuam a ser invisíveis. Para os amantes da bola, são eles quem verdadeiramente fazem a diferença.

 



Miguel Lourenço Pereira às 10:23 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO