Sexta-feira, 9 de Outubro de 2009

Com o seu tecto dançante e auto-suficiente, o Ullevi Stadium parece mover-se ao som do vento. No coração do sul da Escandinávia, em Gotemburg, é um templo sagrado para os amantes do futebol. Um templo de gelo que conquistou por direito próprio o seu lugar na história do beautiful game...

 

Fundando para um Mundial, consagrado por um Europeu.

Podia começar por se definir assim a história de um recinto que cumpriu este ano 51 anos. Uma idade de respeito para um monumento de engenharia pura, obra do talento e persistência tipicamento suecos de Sten Samuelson e Fritz Jaeneck, que construiram o estádio sobre uma zona instável onde o gelo domina na maior parte do ano. De tal forma que em 1985 um concerto de Bruce Springsteen teve a ponto de destroçar a base do estádio. O Ullevi sobreviveu, foi reforçado e ainda hoje está orgulhosamente de pé como naquela tarde de Abril de 1958 quando foi inaugurado, a tempo do Mundial da Suécia. Foi construido com uma assistência de 60 mil espectadores e recebeu os jogos mais marcantes do Mundial que consagrou Pelé. Apesar da final ter sido disputada em Estocolmo, capital do reino, já então o recinto apelidado pelos locais de New Ullevi (o anterior, datado de 1920, tinha sido destruído antes da prova para dar lugar ao novo recinto) era o maior da Escandinávia. Titulo que mantém ainda hoje com um espaço reservado a 45 mil espectadores sentados que podem ser ampliados a 60 mil.

 

Durante os anos 60 e 70 recebeu os jogos da selecção sueca e do IFK Gotemburg.

A equipa tornou-se rapidamente numa das maiores da região com vários titulos de campeão. Nos anos 80 a cidade viveu a sua maior época de glória com o IFK a conquistar em seis anos duas Taças UEFA (vencendo os dois jogos em casa). Os azuis e brancos pareciam imbatíveis e tornaram-se presença regular nas primeiras edições da recém-criada Champions League. Por essa época o recinto tinha vivido o seu maior momento de glória. Foi escolhido como sede principal do Euro 1992 e recebeu a mitica final que garantiu o histórico triunfo da Dinamarca sobre a Alemanha. Curiosamente a cidade está ligada ao reino dinamarquês por uma das maiores pontes da Europa e a celebração dos dinamarqueses pintou de vermelho o céu habitualmente azul. O recinto albergou vários jogos que fizeram história, incluindo as finais da Taça das Taças de 1983 (vitória mitico do Abardeen de Alex Ferguson sobre o Real Madrid) e 1990 (triunfo da Sampdoria sobre o Anderlecth). O último grande encontro foi em 2004 quando o Valencia de Rafa Benitez bateu o Olympique Marseille para conquistar a sua Taça UEFA.

Hoje em dia o recinto vive tristemente as horas baixas do seu clube local, há muito afastado dos grandes palcos. O Ullevi a receber concertos e jogos de futebol americano entre formações americanas e europeias e possuiu um tecto completamente composto de paineis solares que garantem o abastecimento de energia de toda a localidade. É peça chave na candidatura nórdica aos próximos Europeus e Mundiais, um projecto que poderá devolver a glória perdida a um estádio de contornos miticos.


Categorias:

Miguel Lourenço Pereira às 04:48 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO