Terça-feira, 14 de Julho de 2009

Sempre me fascinou o universo dos olheiros.

Quem são esses magos com poderes especiais para poder antever, muitas vezes com anos de avanço, que aquele miudo em concreto vai levantar estádios, vender milhões e fazer história? Muitas vezes esquecemo-nos que são eles os responsáveis por muitas das lágrimas e alegrias dos adeptos.

Não conheci na vida um homem que soubesse tanto de futebol como o senhor Hernâni. Nunca lhe soube o apelido mas sempre o admirei porque conseguia falar de futebol com uma naturalidade assustadora, como se lhe fosse mais natural que o próprio sangue. Muitas vezes me contou a história de como descobriu o Rui Barros, então um desconhecido. Não era olheiro profissional mas o seu talento era conhecido no Porto e a direcção azul e branca convidava-o a ir ver jogadores, de vez em quando, e dar o seu parecer. Uma vez foi ver um jogo de juniores para observar um avançado de quem diziam maravilhas. No final do jogo quando os dirigentes azuis e brancos lhe perguntaram pelo jovem ele respondeu, sem papas na lingua "Tem pose mas não vale nada, mas na outra equipa vi ali um baixinho que vai ser fenomenal, se fosse vocês comprava-o já antes que o apanhem". A isso, estupefactos, responderam os dirigentes portistas "Mas esse é nosso, chama-se Rui Barros, está aqui emprestado". E foi assim que o "ratinho atómico" voou para as Antas. Uma noite, lembro-me bem, numa dessas habituais tertúlias futebolistica com que este amigo do meu pai da época de ver os jogos do FC Porto do "Zé do Boné" na arquibancada das Antas nos brindava, aos meus irmãos e a mim, perguntei-lhe o que achava de um tal Ricardo Quaresma, então a despontar nos juniores do Sporting. O senhor Hernâni (para mim sempre foi senhor) sorriu, como sempre, e disse-me tranquilamente "Tem talento, é rápido mas há ali qualquer coisa...agora vi lá jogar um miudo muito bom, pena é ser franzino, senão tinhamos ali homem". Esse outro, como devem calcular, chamava-se Cristiano Ronaldo. Aquele homem soube prever o fenómeno CR com anos de antecipação. Sempre me perguntei como.

 

Hoje em dia os clubes respeitam cada vez mais os olheiros mas eles continuam a ser um mistério. Arsene Wenger recebe diariamente relatórios, dvds, recomendações da sua equipa de olheiros, espalhada pelos quatro cantos do Mundo. Só assim é capaz de se antecipar aos rivais. Mas apesar da fama do Arsenal, não há hoje um grande clube que não tenha a sua imensa equipa de observadores. E não há estádio que não tenha uma sala só com relatórios e videos de todas as promessas possiveis e imaginárias a jogar hoje em dia. E sempre escapará um menino de rua, um jovem de um clube obscuro. Quando se lê em revistas, jornais ou blogs sobre este ou aquele jogador como uma jovem promessa, essa informação já nem chega em terceira mão. Há muito que os grandes sabem quem é Douglas Costa, Diego Buonanotte ou Henri Saivet, muito antes deles próprios terem noção de que já foram "descobertos":

Num meio onde há protagonistas para todas as cores e feitios, o olheiro ainda não encontrou o seu lugar ao sol. Há poucos nomes próprios que a história relembra. Ao contrário de dirigentes, directores técnicos, técnicos, jogadores e até roupeiros, o olheiro é um ser que actua oculto, na sombra. Que está lá mas não sabemos. O Manchester United tinha sempre fama de enviar um olheiro oficial para os jogos e um oculto. O primeiro anunciava que ia ver o jogador X ou Y e lá marcava presença, junto dos "rivais" de outros clubes. O oculto estava no coração da bancada e sentia o pulsar do jogo daí. Foi assim que, por exemplo, em 1962 um tal de Bob Bishop, descubriu um jovem franzino chamado George Best. Só lhe deu tempo de mandar um telegrama a Matt Busby com a frase "I found a genious!"  Outros são técnicos que nas horas vagas se divertem a passear pelos relvados mais obscuros, como Francis Cornejo, o treinador argentino que um dia viu jogar um pequeno endiabrado de 8 anos e o levou aos Argentinos Juniores treinar. Chamava-se Maradona. E por cada estrela que nos faz sonhar, há atrás um homem que soube ler o futuro e perceber que dentro dele havia magia e caracter suficientes para ser alguém.

 

Os mais românticos do desporto-rei sabem que o olheiro é um desses seres mágicos sem o qual o espectáculo não sobrevivia. Porque, por cada Cristiano Ronaldo que custe 96 milhões de euros, neste preciso instante estão milhares de homens a ver jogar, nos quatro cantos do Mundo aquele que será o próximo a vender milhares de camisolas no seu primeiro dia. Como o senhor Hernâni. Já dizia o mestre Bill Shankly, quando um dia levou a mulher a comemorar os anos de casado a um jogo de reservas do clube da pequena localidade onde vivia, "aqui é onde se faz o futuro"!



Miguel Lourenço Pereira às 01:27 | link do post | comentar

4 comentários:
De Pedro Lourenço a 16 de Julho de 2009 às 21:55
Esse senhor, era sem dúvida um bizarro. Se acredita que o CR7 não vingaria por ser franzino , então enganou-se bem e, ironicamente sendo pois ele um grande olheiro também transporta um corpinho alimentado a pão e leite "Quando tou doente, compro meia dúzia de pães e 1L de leite e já me alimento."
Já dizia o pai que nunca tinha visto ninguém jogar futsal como ele: inteligente, sempre com a cabeça para cima. Como era magro não tinha grande força para rematar por isso dava muitos golos.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Esse senhor, era sem dúvida um bizarro. Se acredita que o CR7 não vingaria por ser franzino , então enganou-se bem e, ironicamente sendo pois ele um grande olheiro também transporta um corpinho alimentado a pão e leite "Quando tou doente, compro meia dúzia de pães e 1L de leite e já me alimento." <BR>Já dizia o pai que nunca tinha visto ninguém jogar futsal como ele: inteligente, sempre com a cabeça para cima. Como era magro não tinha grande força para rematar por isso dava muitos golos. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bah</A> , génios !


De Miguel Lourenço Pereira a 17 de Julho de 2009 às 11:28
Ele tinha razao, o CR7 só "explodiu" depois do ano que passou no ginásio no centro de estágio do M. Utd. O que hoje faz a diferença no jogo do Ronaldo é o fisico que lhe permite ser um jogador completo.

um abraço


De Cris a 17 de Julho de 2009 às 14:41
É evidente que ajuda mas um corpo sem "habilidades" é como a potência sem controlo.
Um Ferrari não conduz por ti...só te permite chegar antes.

;)



De Miguel Lourenço Pereira a 17 de Julho de 2009 às 15:47
Naturalmente, Cristiano Ronaldo é o que é hoje pelo imenso talento natural que tem...o corpo (forma física) só lhe permite manter o nivel elevado durante os 90 minutos e ao longo da época mas sem a magia que tem nos pés de pouco lhe valeria ter um fisico imponente.

;-)


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO