Domingo, 9 de Agosto de 2009

De promessa nigeriana a jovem estrela italiana. A vida de Stefan Okaka já deu várias voltas e ainda vai pelo princípio. O jovem avançado viveu na pele o problema da emigração através dos pais, ilegais chegados a Itália directamente da Nigéria para começar uma nova vida. O jovem nasceu em Castiglione del Lago mas só aos 17 anos conseguiu realmente obter a nacionalidade italiana. Por essa altura já era a grande estrela da formação do AS Roma e rapidamente se tornou numa das maiores promessas do Cálcio.

 

Okaka surpreendeu tudo e todos quando se tornou na estrela do campeonato de juniores italiano de 2007. O jovem que tinha começado a jogar aos seis anos no clube local de Castiglione rapidamente se tornou numa pequena estrela local, de forma a que pouco tempo depois captou a atenção dos grandes de Itália. Em 2001 passou pelo Parma e logo mudou-se para o Cittadella, tudo para seguir os pais, imigrantes ilegais que tinham chegado a Itália pouco tempo antes do seu nascimento. Foi só em 2004, já com 15 anos que finalmente chegou ao Olímpico de Roma. E surpreendeu tudo e todos. No seu segundo ano já jogava pela equipa de juniores e foi assim que se sagrou campeão italiano, eliminando com os seus golos, a Juventus na meia-final e a Atalanta na grande final. Rapidamente se começou a especular sobre o seu caso e depois do próprio clube romano ter acelerado o processo, Okaka finalmente conseguiu para si e para os pais, a nacionalidade italiana. 

 

Dessa forma já em 2005 o possante dianteiro (tem 1m87) estreou-se pela equipa de sub19 da “squadra azzurra” tendo feito parte em 2008 da selecção olímpica italiana que viajou até Pequim. Por essa altura já se tinha estreado pela equipa principal da AS Roma com apenas 16 anos, num jogo da Taça UEFA com o Aris Salónica FC tornando-se assim no mais jovem jogador italiano a alinhar numa prova europeia. Poucas semanas depois apontou o primeiro golo oficial pelos gialorosso contra o Napoli. Começando a despontar a pouco e pouco, a AS Roma decidiu emprestá-lo em 2007/2008 ao Modena da segunda divisão, onde apontou 7 golos em 33 encontros, e no ano seguinte ao Brescia, também da Série B na segunda metade da época, depois de ter voltado a arrancar o ano ao lado de Totti, Perrota, De Rossi e companhia.
Muitos já o comparam com o também jovem Mauro Ballotelli. À parte da questão da cor de pele (que já o levou, tanto a ele como ao avançado do Inter a sofrer cânticos racistas em vários estádios italianos) ambos são jogadores pujantes e com um fortíssimo disparo. Okaka não tem ainda o marketing do dianteiro do Internazionale mas os olheiros mais atentos indicam que tem um potencial similar e um carácter bem mais maturo para encarar os grandes desafios que o esperam. 


Miguel Lourenço Pereira às 02:53 | link do post

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO