Terça-feira, 11 de Agosto de 2009

Durante anos Turim foi uma autêntica fornada de pequenos génios com a bola colada aos pés. Um viveiro de talento que entre os dois grandes clubes da capital – a Juventus e o Torino – foram espalhando o perfume do seu futebol pelo Cálcio. No entanto, desde o aparecimento de Alessandro del Piero, já lá vão quinze anos, que nunca mais nasceu nas ruas da capital do Piemonte um futebolista capaz de prender o adepto ao seu lugar enquanto que passeia a sua classe pelo relvado. Até hoje. Sebastian Giovinco está chamado a retomar a tradição gloriosa dos criativos piemonteses.

 
Apesar de ter nascido em Turim no frio Inverno de 1987, nas veias do médio corre o quente sangue do sul de Itália. Um pai da Sicília e uma mãe da Calábria dão ao seu futebol esse toque mediterrânico particular quem tem sido a sua imagem de marca. No toque, mas também no carácter, que lhe tem provocado já alguns dissabores. O médio que passeou o seu futebol de dribles rápidos e passes letais pelo último Europeu de Sub21, onde liderou a squadra azzurra até à meia-final, ainda não se conseguiu impor no seu clube do coração. A eterna juventude de Del Piero e Nedved e a chegada agora do brasileiro Diego têm sido sucessivos entraves para a total afirmação de um futebolista que encanta quem tem a oportunidade de o seguir. Num país onde a oportunidade aos jovens é dada mais por clubes de metade da tabela do que pelos grandes emblemas, muito se especula sobre uma possível saída de Giovinco da Vecchia Signora para poder afirmar-se definitivamente no Cálcio.
 
O médio chegou com 14 anos à Juventus e em Maio de 2007 estreou-se finalmente pela equipa principal bianconera. Foi num jogo contra o Bologna que confirmou a subida de divisão da equipa turinesa, então na Série B e que lhe valeu também a sua primeira assistência oficial para golo, num passe letal para Trezeguet. Na época seguinte o médio juntou-se ao seu inseparável amigo Cláudio Marchisio num empréstimo ao Empoli onde se estreou a marcar na Série A tendo repetido a façanha na semana seguinte contra a Roma, equipa que então disputava directamente o segundo posto com a sua “Juve”. A excelente temporada realiza em Empoli foi suficiente para trazer-lhe de novo ao Dell Alpi para a temporada 2008/2009 onde começou à procura do seu espaço na equipa. Jogou o seu primeiro encontro oficial na primeira divisão com a Juve em Setembro assistindo Amauri para o golo da vitória contra o Catania. Em Dezembro estreou-se a marcar como jogador da Juventus num livre directo, já então uma das suas imagens de marca, cultivada depois de várias exibições de luxo pelas selecções jovens italianas, onde rapidamente assumiu a batuta de cada escalão onde se estreava. Depois de em 2008 ter sido eleito o melhor jogador do Torneio de Toulon, marcou presença nos Jogos Olímpicos de Pequim e liderou a azzura no último Euro sub21.
 
À espera de se afirmar definitivamente como titular, Giovinco prepara já o ataque ao Scudetto de 2009/2010. Com as contratações pedidas por Ciro Ferrara, o novo técnico da Vechia Signora, a Juventus poderá finalmente apresentar uma equipa sólida capaz de fazer frente ao Inter. Apesar da chegada do genial Diego o jovem Giovinco promete ser a grande sensação do ano e assumir-se definitivamente como o herdeiro natural da tradição de regista italiano.


Miguel Lourenço Pereira às 09:49 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO