Terça-feira, 30 de Junho de 2009

Numa prova que já consagrou para a posteridade quando ainda viviam no desconhecido gigantes como Laurent Blanc, Luis Figo ou Andrea Pirlo, o Europeu sub21 2009 voltou a reservar-nos uma lista de imensas promessas, algumas das quais já de alto gabarito, capazes de entusiarmar o mais fanático dos adeptos.

 

Entre a poderosa armada sueca, os eficazes britânicos ou as históricas Itália e Alemanha podemos descobrir referências obrigatórias para comprovar nos próximas anos as boas indicações que deixaram nos relvados suecos este Verão.

 

Guarda Redes

Michael Neuer

 

O seu opositor inglês, Joe Hart, é de facto um enorme guarda-redes mas o guardião britânico foi um gigante neste europeu. Quando todos criticam o estado da baliza da Mannschaft  Michael Neuer prova que só precisa que lhe dêm uma oportunidade para se afirmar definitivamente como o guarda-redes número 1 da Alemanha. Um jogo sensacional com a Itália, uma prova de imensa regularidade e uma série de jogos sem sofrer golos fizeram dele indiscutivelmente o salvador da equipa campeã da Europa nos momentos mais complicados.

 

Defesa Direito

Anders Beck

 

O lateral alemão continua a brilhante tradição germânica de criar defesas laterais de imenso poderio ofensivo. O seu golo monumental à Itália na meia final foi um hino ao futebol mas Beck foi sempre o mais regular do eixo defensivo germânico. Herdeiro da escola de Markus Babbell, o lateral do Hoffenheim que nasceu na longinqua Sibéria foi uma das revelações do ano da Bundesliga provando todo o seu potencial com um grande torneio.

 

Defesa Esquerdo

 Kieron Gibbs

 

Lançado por Arsene Wenger às feras, o jovem inglês não defraudou. Este ano estreou-se pelos gunners na Champions League e viveu os últimos dias do ano com a culpa dos golos que ditaram a eliminação da equipa. Mas na Suécia foi um lateral sempre seguro, rápido nas incorporações defensivas e um dos melhores elementos dos Pross. Como os colegas, na grande final, esteve uns furos abaixo mas isso não apaga a brilhante prova realizada. 

 

Defesas Centrais

 Micah Richards e Mattias Bjärsmyr

 

Representam o que de melhor se viu neste Europeu. Centrais versáteis e sólidos capazes de jogar bem atrás e ser decisivos no apoio aos colegas. Micah Richards é um colosso da natureza, que tanto pode liderar o centro da defesa como tornar-se num hábil lateral direito. Bjarsmyr é o clássico central sueco de fino corte e fisico potente. Viu a sua brilhante campanha apenas manchada pelo infeliz auto-golo na meia final.

 

Richards foi um lider entre os lideres nos Pross. Excelente performance coordenando sempre o eixo defensivo onde coincidiu com os colegas de equipa no Manchester City Hart e o promissor Nedum Onuoha, o que lhe permitiu jogar sempre de forma tranquila. Excelente nas transições de bola utilizou o fisico para funcionar como marcador implacável ao mesmo tempo que nos lances ofensivos se incorpou rapidamente ao ataque britânico com sucesso.

 

Bjarsmyr esteve em grande destaque depois de mais uma brilhante época no campeonato local. Foi o responsável por que a equipa sueca tivesse uma das melhores prestações da sua história e é já visto como o central de futuro da equipa nórdica, o sucessor natural de Ollof Mellberg.

 

Médio Defensivo

 Luca Cigarini

 

Uma das mais saudáveis descobertas da prova, Cigarini é um verdadeiro herdeiro dos clássicos médios centro italianos. Lançado por Claudio Ranieri no AS Parma trocou a equipa parmesã pela Atalanta onde foi chave para a excelente época do clube de Bergamo. Com um fino trato de bola e uma notável visão de jogo, formou junto com Giovinco um excelente meio campo sob o comando de Casiraghi.

 

Médio Direito

Rasmus Elm

 

O rei das assistências do torneio, Elm é um dos pilares desta excelente geração de jogadores suecos que provaram em casa que são uma potência emergente do futebol de formação. Rápido a ler o jogo, excelente nos lances de bola parada, Elm foi o principal municiador da dupla Berg-Toivonen, e conseguiu manter o ritmo que o levou a realizar uma notável época no Kalmar onde se sagrou campeão. É um dos três mágicos irmãos Elm (os outros David e Viktor jogaram com ele no Kalmar tendo o segundo já assinado pelo Heerenvan) e uma das grandes esperanças dos suecos para o futuro.

 

Médio Esquerdo 

Mezut Ozil

 

Foi o fiel da balança da compacta equipa germânica que logrou o passaporte até á grande final onde goleou por 4-0 a Inglaterra. Ozil já tinha ameaçado com a grande época realizada no Werder Bremen que era um nome a ter em conta mas depois da infeliz final da Taça UEFA o seu nome perdeu algum peso. Hrubesch deu-lhe a batuta da Mannschaft e o jovem de ascendência turca não o defraudou. Grande campeonato coroado com duas assistências para golo e um remate fabuloso na final que confirmou a superioridade germânica.

 

Médio Avançado

Sebastian Giovinco

 

O pequeno diabo italiano não foi tão explosivo como se previa - no jogo decisivo contra a Alemanha lutou muito mas nenhum momento de génio seu foi suficiente para salvar a azzurra - mas mesmo assim provou que é o regista de futuro do Calcio. Excelente técnica, toque portentoso e um remate forte e colocado são a image de marca do homem que na Juventus está tapado por Diego e Del Piero e que precisa desesperadamente de encontrar um clube onde se afirme para não passar ao lado de uma grande carreira desportiva.

 

 

Pontas de Lanças

Marcus Berg e Roberto Acquafresca 

 

Berg tornou-se este Verão no avançado da moda. Acquafresca há muito que é uma das grandes promessas italianas. Ambos têm parceiros de luxo (Toivonen que já brilha no PSV e que é também ele um jogador com futuro brilhante e o instável Ballotelli) mas nesta prova brilharam mais do que qualquer outro.

 

Marcus Berg já joga fora da sua Suécia natal (no Groningen holandês) mas só agora parece ter verdadeira explodido. Os seus sete golos consagraram-no como o goleador da prova mas foi o seu sentido de oportunidade que fez dele a grande figura da equipa anfitriã. Um jogador que dificilmente continuará a jogar no campeonato holandês e de quem se espera que seja o parceiro ideal para Zlatan Ibrahimovic.

 

Roberto Acquafresca parece ser o mal amado do futebol italiano. Apesar de ser formado no Inter, que o contratou ao Torino em 2005, o técnico José Mourinho parece não contar com ele (ao contrário do problemático e menos eficaz Balloteli) e abriu-lhe as portas da casa obrigando o dianteiro a procurar no Cagliari um novo lar. Este ano apontou 14 golos na Serie A e face à crise de avançados da azzura é uma lógica opção de futuro para Lippi. 



publicado por Miguel Lourenço Pereira às 20:30 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
arquivos

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

.Em Destaque


UEFA Champions League

UEFA Europe League

Liga Sagres

Premier League

La Liga

Serie A

Bundesliga

Ligue 1
.Do Autor
Cinema
.Blogs Futebol
4-4-2
4-3-3
Brigada Azul
Busca Talentos
Catenaccio
Descubre Promesas
Desporto e Lazer Online
El Enganche
El Fichaje Estrella
Finta e Remate
Futebol Artte
Futebolar
Futebolês
Futebol Finance
Futebol PT
Futebol Total
Jogo de Área
Jogo Directo
Las Claves de Johan Cruyff
Lateral Esquerdo
Livre Indirecto
Ojeador Internacional
Olheiros.net
Olheiros Ao Serviço
O Mais Credível
Perlas del Futbol
Planeta de Futebol
Portistas de Bancada
Porto em Formação
Primeiro Toque
Reflexão Portista
Relvado
Treinador de Futebol
Ze do Boné
Zero Zero

Outros Blogs...

A Flauta Mágica
A Cidade Surpreendente
Avesso dos Ponteiros
Despertar da Mente
E Deus Criou a Mulher
Renovar o Porto
My SenSeS
.Futebol Nacional

ORGANISMOS
Federeção Portuguesa Futebol
APAF
ANTF
Sindicato Jogadores

CLUBES
Futebol Clube do Porto
Sporting CP
SL Benfica
SC Braga
Nacional Madeira
Maritimo SC
Vitória SC
Leixões
Vitoria Setúbal
Paços de Ferreira
União de Leiria
Olhanense
Académica Coimbra
Belenenses
Naval 1 de Maio
Rio Ave
.Imprensa

IMPRENSA PORTUGUESA DESPORTIVA
O Jogo
A Bola
Record
Infordesporto
Mais Futebol

IMPRENSA PORTUGUESA GENERALISTA
Publico
Jornal de Noticias
Diario de Noticias

TV PORTUGUESA
RTP
SIC
TVI
Sport TV
Golo TV

RADIOS PORTUGUESAS
TSF
Rádio Renascença
Antena 1


INGLATERRA
Times
Evening Standard
World Soccer
BBC
Sky News
ITV
Manchester United Live Stream

FRANÇA
France Football
Onze
L´Equipe
Le Monde
Liberation

ITALIA
Gazzeta dello Sport
Corriere dello Sport

ESPANHA
Marca
As
Mundo Deportivo
Sport
El Mundo
El Pais
La Vanguardia
Don Balon

ALEMANHA
Kicker

BRASIL
Globo
Gazeta Esportiva
Categorias

a gloriosa era dos managers

a historia dos mundiais

adeptos

africa

alemanha

america do sul

analise

argentina

artistas

balon d´or

barcelona

bayern munchen

biografias

bota de ouro

braga

brasileirão

bundesliga

calcio

can

champions league

colaboraçoes

copa america

corrupção

curiosidades

defesas

dinamarca

economia

em jogo

entrevistas

equipamentos

eredevise

espanha

euro 2008

euro 2012

euro sub21

euro2016

europe league

europeus

extremos

fc porto

fifa

fifa award

finanças

formação

futebol internacional

futebol magazine

futebol nacional

futebol portugues

goleadores

guarda-redes

historia

historicos

jovens promessas

la liga

liga belga

liga escocesa

liga espanhola

liga europa

liga sagres

liga ucraniana

liga vitalis

ligas europeias

ligue 1

livros

manchester united

medios

mercado

mundiais

mundial 2010

mundial 2014

mundial 2018/2022

mundial de clubes

mundial sub-20

noites europeias

nostalgia

obituário

onze do ano

opinião

polemica

politica

portugal

premier league

premios

real madrid

santuários

seleção

selecções

serie a

sl benfica

sociedade

south africa stop

sporting

taça confederações

taça portugal

taça uefa

tactica

treinadores

treino

ucrania

uefa

todas as tags

subscrever feeds