Domingo, 28 de Junho de 2009

A dupla mais letal do futebol sul-americano do inicio da década volta a reencontrar-se, surpreendentemente, nos relvados portugueses. A partir da próxima época o estádio da Luz acolherá aquela que foi conhecida como a conexão Milionária, entre as duas grandes promessas do futebol argentino da geração de 1981 e que depois de várias experiências falhadas no pais vizinho, esperam agora recuperar o prestigio internacional de águia ao peito. Javier Saviola e Pablo Aimar voltam a jogar juntos e os adeptos encarnados esperam que se repita a fórmula de sucesso que fez deles estrelas mundiais antes dos 20 anos. No entanto a maioria teme que a queda em pique na carreira de ambos conheça mais um ponto negro na Luz.

Em 2001 o River Plate era o clube da moda para os amantes do futebol de ataque. Os Milionários de Buenos Aires tinham uma equipa extremamente ofensiva com duas jovens promessas capazes de encantar qualquer um. O médio Pablo Aimar e o pequeno avançado Javier Saviola tinham chegado á equipa principal com apenas 16 anos e durante quatro anos deslumbraram vencendo o campeonato de Apertura e Clausura de 2000. Em 1999, então com 18 anos, Saviola venceu o prémio de melhor jogador sul-americano. Tinha marcado no jogo de estreia e em três anos venceu tudo incluindo o Mundial sub21 pela Argentina, marcando o golo decisivo na final. Tornou-se na maior pérola do futebol sul-americano, e aos 20 anos chegou á seleção e herdando o titulo de sucessor oficial de Diego Maradona. A sua sociedade com Pablito Aimar, dois anos mais velho, tornou-se celebre. Quando Aimar foi transferido em 2000 para o Valencia, rapidamente se percebeu que "El Conejo" poderia segui-lo para o Mestalla. Mas o destino quis outra coisa e foi o Barcelona que logrou contratar a jovem estrela argentina.

Entretanto Aimar, que tinha herdado de Ariel Ortega o papel de patrão no Monumental, chegou a Valência sob grande expectativa. O seu estilo de jogo adaptou-se bem á equipa de Hector Cuper e fez parte da equipa valenciana que logrou a sua segunda final consecutiva na Champions League, tendo perdido em penaltis com o Bayern Munchen. No entanto a chegada de Rafa Benitez deu mais espaço ao génio de Aimar que foi o patrão da equipa que logrou dois titulos de campeão espanhol e uma Taça UEFA. Foi a época aurea de um jogador que era já o patrão do meio campo da Argentina, ao lado do polémico Riquelme, e junto ao seu amigo de sempre, que no entanto não tinha conhecido o mesmo sucesso no Camp Nou. El Conejo nunca brilhou na equipa catalã como se esperava e acabou mesmo por ser emprestado, primeiro ao AS Monaco e logo ao Sevilla, onde ganhou a Taça UEFA. De costas voltadas com Rijkaard, Saviola trocou o Camp Nou pelo Santiago Bernabeu mas no Real Madrid nunca foi opção para Schuster e Ramos, e com a chegada de Maradona também a albiceleste deixou de ser opção. Em queda livre há praticamente cinco anos, Saviola procura relançar a carreira na Luz, tentando imitar Aimar, que depois de várias lesões no Valência foi vendido ao Zaragoza onde não rendeu o esperado, acabando por estar na equipa que descera de divisão há duas temporadas. A ida para a Luz foi um escape para não ter de actuar na Liga BBVA mas a expectativa levantada nunca foi completamente satisfeita. Apesar de alguns detalhes de virtuoso, Aimar nunca logrou superar os seus problemas fisicos para liderar o meio campo encarnado. 

Rui Costa e Luis Filipe Vieira esperam ver a dupla que dominou o futebol argentino há uma década. Uma jogada de marketing e que pode revelar-se eficaz no terreno de jogo. Mas nem o futebol portugês tem o ritmo de jogo do futebol argentino, nem a dupla Saviola-Aimar tem 20 anos. O médio já chegou á casa dos 30 e Saviola está prestes a cumprir 28. Jesus tem assim o avançado móvel que procurava para encaixar no seu 4-3-3 e a eficácia de El Conejo pode ajudar a equipa encarnada nos momentos mais complicados da época. Mas atenção para os que esperam um milagre que revolucione o confuso ataque do clube da capital. Aimar continua a ser um quebra cabeças fisico e Saviola não tem ritmo competitivo há várias temporadas. A adaptação será larga e provavelmente nunca voltará a ser a estrela que foi no passado. Mas a possibilidade de ver em acção uma das mais explosivas duplas dos últimos dez anos é uma atração importante para um campeonato cada vez mais orfão de figuras de renome. 



Miguel Lourenço Pereira às 00:29 | link do post

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO