Sábado, 13 de Outubro de 2012

futebolistas que actuam no terreno de jogo com a consciência de que o campo, para eles, é mais largo e mais comprido do que para a maioria dos colegas. Sabem ler o jogo em toda a sua real dimenão no espaço e mais do que medir os tempos e ritmos, permitem abrir e fechar o tapete verde como um balão que se esvazia e se incha a belo prazer. São jogadores que nascem com um radar incorporado e que vêm o jogo com olhos diferentes de todos os outros.

 

A bola nos pés de Xavi faz um barulho estranho. Ronrona, lança o alerta, conecta com o radar do médio espanhol.

Quando sai dos seus pés tem o destino traçado e dificilmente algo a impedirá de chegar ao objectivo final. Antes, nesses milésimos de segundos, o radar do blaugrana encontrou todas as coordenadas exactas para não falhar no passe. Abriu o campo, passou ao colega mais perto, lançou um passe a rasgar, jogou pelo seguro. Posicionou-se e descolocou os rivais, rompeu linhas ou organizou as suas. Um só gesto, pensado a outro ritmo, a outra cadência, é suficiente para impôr ao futebol a magia que os adeptos vêm mas, muitas vezes, não entendem.

E quem diz Xavi Hernandez, esse mago do futebol moderno, esse anão veloz, não nos movimentos de corpo mas no raciocinio que aplica como poucos ao tabuleiro de xadrez que é um jogo de futebol, pode pensar em vários nomes.

Andrea Pirlo, Bastian Schweinsteiger, Andrés Iniesta, Xabi Alonso, Luka Modric, Óscar, Eden Hazard, Juan Mata, Mario Gotze, Yohan Cabaye são os nomes próprios do momento, os embaixadores de um futebol onde o corpo conta menos que o cérebro, onde a condição fisica e as suas aptidões, a finta, a velocidade, o sprint, são relegados para um segundo plano. São também os jogadores que, mediaticamente, perdem nas comparações com as estrelas do drible, os goleadores incansáveis e os artistas rebeldes, sem consciência táctica e amarras ideológicas. 

A história perde-se em comparações odiosas. No Brasil de 70 quem se lembra de Gérson, o criativo que empunhava a varinha mágica dos homens de Mario Zagallo? Netzer viveu à sombra dos golos de Muller e a liderança moral de Beckenbauer e Mário Coluna no Benfica dos anos 60 perdeu sempre na comparação com a magia de Eusébio. Foram jogadores de excelência, e a lista não tem fim, criados na cultura do passe - curto ou largo, não faz diferença - e na sensação de que a magia do futebol parte do seu ideário colectivo que, como um bando de aves, triunfa quando se move ao mesmo ritmo e na mesma direcção.

 

A bola respira a um ritmo quando acompanha em velocidade a Messi e Ronaldo, sente de forma especial o golpe da cabeça de Falcao e do pé de Benzema mas é talvez nos pés destes jogadores que se encontra mais cómoda. Sabe que não vai ser utilizada de forma abrupta e constante. Um só toque e destino certo, ritmo elegante e rasgo na atmosfera.

Uma das principais razões da decadência do futebol português parte, sobretudo, da ausência desta figura. Se é certo que Portugal vive o problema crónico do avançado e sofre, ocasionalmente, com os médios defensivos e os laterais esquerdos, é na ausência absoluta de criatividade em que vivem os clubes e a selecção que se percebe que o futebol mecanizado e fisico que utiliza a equipa nacional e os seus principais emblemas não é mais do que o espelho da não utilização destes radares humanos.

Portugal não tem, desde Deco, um jogador com essas caracteristicas e sofre-o num jogo de transições rápidas defesa ataque, explorando a velocidade de Ronaldo e Nani, utilizando a figura do avançado como um médio mais, batalhador, de contenção, um operário como o trio de centrocampistas a quem não se lhes permite tratar a bola com a segurança de um passador de classe. Nem Moutinho, nem Meireles, nem Carlos Martins, nem Hugo Viana conseguem chegar a esse nível e se os dois últimos possuem algumas caracteristicas exigidas para o posto, a sua tremenda irregularidade espelha também a sua dificuldade em render ao mais alto nível. Portugal espelha assim o mesmo futebol que praticam os seus clubes. No Benfica há um treinador que não acredita no uso do meio-campo para dar ritmo, organização e classe à sua equipa. O futebol de Jesus é feito a pensar em ataque, mas um ataque só de avançados e extremos não é necessariamente um ataque mais eficaz do que aquele usado por um sexteto de médios, como demonstrou Guardiola na última final do Mundial de Clubes, quando utilizou um 3-7-0 (com Messi como falso 9 e Alves como falso extremo). Na desorganização futebolistica do Sporting dos últimos anos ficou evidente, igualmente, que o 4-3-3 de Domingos e Sá Pinto era muito similar ao da selecção com jogadores de combate e pouco futebol. E o FC Porto, desde os dias de Jesualdo Ferreira, optou pelo mesmo modelo, sendo que nem Lucho Gonzalez ou João Moutinho têm capacidade para ligar o radar e fazer toda a equipa bailar ao seu ritmo.

 

Esta éspecie de ave rara perde mediaticamente em comparações odiosas mas para os técnicos é o melhor aliado. O problema está na origem. São jogadores que não nascem, de forma expontânea, nas fintas de rua nem podem trabalhar o seu posicionamento e fisico para transformar-se em tanques defensivos. O seu treino é long, extenuante e exige paciência. Exige uma aposta séria no futebol de formação. Não surpreende portanto que os únicos países que na actualidade devotam tempo e dinheiro a formar os seus futebolistas sejam também os únicos que podem apresentar um leque de radares humanos de excelência. Jogadores que crescem e que não nascem, jogadores de outras eras e outros ritmos, com o radar accionado, eles são também, os jogadores que fazem do futebol um combate de 90 minutos que muitas vezes se decide ao pontos.


Categorias: , ,

publicado por Miguel Lourenço Pereira às 13:51 | link do post | comentar

9 comentários:
De M a 16 de Outubro de 2012 às 16:47
Num 4-3-3 como o do Barcelona não vê nem verá mais ninguém de certeza absoluta.
Agora garanto-lhe que este Porto não joga em transições rápidas!
90% dos seus ataques surgem de futebol apoiado e organizado e 90% das jogadas começam nos centrais. Raramente vê o Porto em pontapés longos para a frente, raramente vê pontapés de baliza batidos para além do meio-campo e os contra-ataques rápidos que possam surgir (como surgem com o Barcelona e qualquer outra equipa do mundo), aparecem de possíveis desorganizações do adversário.
Garanto-lhe que este Porto não tem nada a ver com o do Jesualdo e não é uma equipa de transições rápidas. Se calhar confundiu-se com o Benfica do JJ.


De Miguel Lourenço Pereira a 16 de Outubro de 2012 às 18:24
M,

Não sei porque não verei, o futuro reserva sempre surpresas, e este 4-3-3 actual é muito mais convencional que os modelos aplicados durante a estadia de Pep em Camp Nou ;-)

Jogar em transições rápidas não impede nem que a bola seja iniciada pelos centrais nem que se utilize a velocidade do jogo lateral por cima do jogo rendilhado do miolo. Há várias formas de transições rápidas e Jesualdo Ferreira não tem o exclusivo da mesma forma que, como bem dizes, o Benfica de Jorge Jesus desde sempre foi uma equipa de transições rápidas laterais.

O FC Porto trabalha mais o meio-campo que qualquer outra equipa portuguesa, mas não é uma equipa que utilize o eixo central do meio-campo como elemento nuclear do seu jogo. Para isso precisa que James bascule constantemente para a posição de número 10 e só muito recentemente isso se tem tornado num hábito saudável. O modelo de jogo do Barcelona, que é perfeitamente imitável na sua base, implica uma subida dos laterais, uma linha defensiva avançada, um meio-campo que se mescle com o ataque tanto com como sem a bola. É perfeitamente idealizável por outras equipas mas com jogadores como Lucho e Moutinho é um pouco mais complicado sem dúvida.

um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
arquivos

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

.Em Destaque


UEFA Champions League

UEFA Europe League

Liga Sagres

Premier League

La Liga

Serie A

Bundesliga

Ligue 1
.Do Autor
Cinema
.Blogs Futebol
4-4-2
4-3-3
Brigada Azul
Busca Talentos
Catenaccio
Descubre Promesas
Desporto e Lazer Online
El Enganche
El Fichaje Estrella
Finta e Remate
Futebol Artte
Futebolar
Futebolês
Futebol Finance
Futebol PT
Futebol Total
Jogo de Área
Jogo Directo
Las Claves de Johan Cruyff
Lateral Esquerdo
Livre Indirecto
Ojeador Internacional
Olheiros.net
Olheiros Ao Serviço
O Mais Credível
Perlas del Futbol
Planeta de Futebol
Portistas de Bancada
Porto em Formação
Primeiro Toque
Reflexão Portista
Relvado
Treinador de Futebol
Ze do Boné
Zero Zero

Outros Blogs...

A Flauta Mágica
A Cidade Surpreendente
Avesso dos Ponteiros
Despertar da Mente
E Deus Criou a Mulher
Renovar o Porto
My SenSeS
.Futebol Nacional

ORGANISMOS
Federeção Portuguesa Futebol
APAF
ANTF
Sindicato Jogadores

CLUBES
Futebol Clube do Porto
Sporting CP
SL Benfica
SC Braga
Nacional Madeira
Maritimo SC
Vitória SC
Leixões
Vitoria Setúbal
Paços de Ferreira
União de Leiria
Olhanense
Académica Coimbra
Belenenses
Naval 1 de Maio
Rio Ave
.Imprensa

IMPRENSA PORTUGUESA DESPORTIVA
O Jogo
A Bola
Record
Infordesporto
Mais Futebol

IMPRENSA PORTUGUESA GENERALISTA
Publico
Jornal de Noticias
Diario de Noticias

TV PORTUGUESA
RTP
SIC
TVI
Sport TV
Golo TV

RADIOS PORTUGUESAS
TSF
Rádio Renascença
Antena 1


INGLATERRA
Times
Evening Standard
World Soccer
BBC
Sky News
ITV
Manchester United Live Stream

FRANÇA
France Football
Onze
L´Equipe
Le Monde
Liberation

ITALIA
Gazzeta dello Sport
Corriere dello Sport

ESPANHA
Marca
As
Mundo Deportivo
Sport
El Mundo
El Pais
La Vanguardia
Don Balon

ALEMANHA
Kicker

BRASIL
Globo
Gazeta Esportiva
Categorias

a gloriosa era dos managers

a historia dos mundiais

adeptos

africa

alemanha

america do sul

analise

argentina

artistas

balon d´or

barcelona

bayern munchen

biografias

bota de ouro

braga

brasileirão

bundesliga

calcio

can

champions league

colaboraçoes

copa america

corrupção

curiosidades

defesas

dinamarca

economia

em jogo

entrevistas

equipamentos

eredevise

espanha

euro 2008

euro 2012

euro sub21

euro2016

europe league

europeus

extremos

fc porto

fifa

fifa award

finanças

formação

futebol internacional

futebol magazine

futebol nacional

futebol portugues

goleadores

guarda-redes

historia

historicos

jovens promessas

la liga

liga belga

liga escocesa

liga espanhola

liga europa

liga sagres

liga ucraniana

liga vitalis

ligas europeias

ligue 1

livros

manchester united

medios

mercado

mundiais

mundial 2010

mundial 2014

mundial 2018/2022

mundial de clubes

mundial sub-20

noites europeias

nostalgia

obituário

onze do ano

opinião

polemica

politica

portugal

premier league

premios

real madrid

santuários

seleção

selecções

serie a

sl benfica

sociedade

south africa stop

sporting

taça confederações

taça portugal

taça uefa

tactica

treinadores

treino

ucrania

uefa

todas as tags

subscrever feeds