Sábado, 27 de Agosto de 2011

tão poucos jogadores que podem presumir do curriculo que tem Samuel Eto´o que é dificil descartar o camaronês como um dos grandes jogadores da última década. No entanto o histórico dianteiro preferiu os milhões russos à competitividade da Serie A italiana para a surpresa de muitos. Uma mudança que no entanto se podia antecipar desde que Eto´o chegou à Europa para tornar-se na máxima estrela do futebol africano contemporâneo.

 

Eto´o é um jogador sem medo. Com a bola e com as palavras.

A sua saída do Barcelona, onde se tinha transformado no mais letal dianteiro da história do clube, deveu-se à falta de feeling de Guardiola, uma forma educada, como sempre, do técnico dizer que não apreciava a brutal sinceridade do camaronês num balneário onde durante os anos prévios teve fortes discussões com os pesos pesados do clube. Essa postura de Eto´o acompanhou-o durante toda a vida. Desde a sua chegada à Madrid até à sua coroação em Milão houve poucos jogadores tão genuinos como ele.

A sua mudança para o milionário Anzhi pode parecer aos mais puristas como uma opção oportunista e mercantilista. Afinal, o camaronês deixa uma das ligas mais respeitadas do Mundo - onde era uma das máximas figuras - para jogar no emergente (financeiramente) mas ainda desportivamente débil campeonato russo. E deixa-o por muitos milhões. Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney e Leo Messi, os três mais bem pagos do Mundo ganham à volta de 13 milhões de euros ao ano. Eto´o vai ganhar 14 (inicialmente falou-se em 20) num contracto de quatro anos que o irá transformar no maior bilionário na história do jogo. O dinheiro que Eto´o ganhou com este último contracto vai de encontro à sua filosofia de vida, aquela que enunciou sem papas na lingua quando começou a afirmar-se na Liga espanhola. "Trabalhar como um negro para viver como um branco". Missão cumprida.

 

O avançado chegou a Barajas, Madrid, com 17 anos e muito frio.

Veio de África sem uma muda de roupa e enquanto esperava os directivos do Real Madrid no aeroporto sentiu pela primeira vez o peso do ar condicionado dos aeroportos espanhóis. E viu durante a sua adolescência na antiga Cidade Desportiva como era tratado de forma diferente por todos. Empenhou-se em triunfar pelo clube merengue e fez até parte da equipa que venceu a Champions League de 2000. Mas com a chegada de Florentino Perez e a sua politica de Galácticos as portas do Bernabeu fecharam-se definitivamente. Mudou-se para a solarenga Mallorca onde se impôs como um dos maiores dianteiros do futebol europeu e quando apareceu o Barcelona de Joan Laporta, Eto´o sentiu que estava na altura de começar a sentir o que era viver como um branco no duro mundo do futebol espanhol.

Aguentou de tudo, insultos, provocações, desqualificações e muitas criticas. Em Zaragoza, numa noite histórica na luta contra o racismo no futebol, teve o nobre acto de sair de campo quando La Romareda começou a entoar os habituais cantos simiescos que ouvia semana sim, semana não. Ganhou o respeito colectivo e no clube respondeu com golos e titulos. Muitos golos, muitos titulos.

Nunca gostou de ser segundo plano mas aguentou estoicamente o sucesso de Ronaldinho e depois o de Messi. Isso sim, foi sempre uma figura critica no balneário da vida nocturna do brasileiro e do argentino, no que o levou a chocar imediatamente com Guardiola, decidido a fazer da jovem estrela das pampas o eixo central do seu projecto. A saída de Barcelona coincidiu com a chegada a um Inter de Milão onde encontrar um técnico tão ambicioso e profissional como ele. Para Mourinho o camaronês tornou-se no joker perfeito, actuando até de defesa se necessidade havia, e com ele venceu a sua quarta Champions League (depois de ter sido o desbloqueador das duas vitórias do Barcelona em Paris e Roma) e mais uma liga, a quinta do seu historial desportivo. Mas os desafios começavam a escassear e o envelhecido plantel do Inter já não era, propriamente, o lugar ideal para ir mais longe na sua corrida contra o tempo. Chegou o Anzhi, os milhões que ele sempre quis desde os seus dias a jogar em Nkon e um desafio radical. Homem habituado a fazer o inesperado, Eto´o embarcou na viagem mais louca da sua carreira.

O curioso de tudo isto é que o Eto´o, como os seus colegas, vai viver e treinar em Moscovo, a 2000 mil kilómetros do Daguestão, onde está sediado o clube e onde só se deslocará no dia dos jogos. Uma aventura pensada até ao mais minimo detalhe e que leva a viagem do pequeno camaronês dos trópicos de África à estepe russa. Um longo cruzeiro de um homem que conseguiu cumprir todos os seus objectivos e que já pode pensar na vida de milionário que o espera quando a bola deixar de rolar...



publicado por Miguel Lourenço Pereira às 09:39 | link do post | comentar

8 comentários:
De Miguel Lourenço Pereira a 3 de Setembro de 2011 às 18:29
Jacques,

Bem vindo de volta como sempre.

Há três pontos no teu comentário que gostaria de rebater, embora concorde com a maioria das ideias que expôes.

- Milla foi considerado o melhor jogador africano do Século XX pela FIFA, isso a mim diz-me muito pouco. É uma manobra de marketing, dessas que a FIFA domina como ninguém. Longevo é-o, mas grande, pouco. Tu analisa a carreira do Milla (Football Against the Enemy é um bom livro para começar) e verás que além de desportivamente a sua carreira ter sido absolutamente insignificante, tanto em África como em França, a verdade é que Milla é o exemplo perfeito de um futebolista que se agarra a regimes dictatoriais para crescer e que vive á sombra de uma politica informativa bastante selectiva. Se há alguém que eu conheça. no futebol africano, que não tem critério para falar de moral é ele.

- Para mim o Etoo é um grande futebolista. Gosto de avaliar futebolistas pelo seu talento, pelo seu mester, e não pelo que são ou fazem fora do campo, tendência habitual de quem quer utilizar o futebol como um manuel de bons costumes. O caracter de Cruyff, Maradona, Best, Garrincha, Di Stefano ou Muller, para citar alguns dos grandes, também nunca foi grande coisa, mas são imensos futebolistas porque se valoriza o que fizeram no terreno de jogo. Em campo Etoo foi tremendo como poucos, versátil, eficaz, entregado. Fora dele cometeu imbecilidades tremendas, teve atitudes que oscilam da infantilidade ao egocentirsmo puro e duro, mas eu, pessoalmente, avalio futebolistas, não sou ninguém para avaliar pessoas.

- Aos 30 anos ele podia ter jogado onde quisesse, como o Drogba que continua a lutar no Chelsea e tem mais anos do que ele. Mas também imagino que um jogador com o palmarés e a experiência que ele já tem se sinta mais cansado da exigência do futebol de elite do que muitos possamos pensar. Como disse, e apontaste bem, ir para o Anzhi é uma decisão tipica dele e não excluo sequer daqui a 1 ano ou 2 a vê-lo outra vez em Espanha e Itália. Etoo é assim, imprevisivelmente previsivel!

um abraço

PS: Admiro muitissimo o jogador, como dizes no principio, mas há outros africanos que admiro mais. No entanto há algo no jogo de Etoo que me faz sentir que, excluindo Eusébio, é sem duvida o mais completo futebolista africano de sempre.


De jaques a 3 de Setembro de 2011 às 19:22
Falar de moral... Falar de carácter... Falar de bons costumes... É uma tentação perigosa, mas quem não gosta de ver exemplos como o de Cesc Fabregas, que para jogar no Barcelona aceitou pagar, do seu salário, um milhão de euros por ano ao Arsenal, em cada um dos cinco anos de contrato com o clube do seu coração!

O futebol mexe com emoções, e as pessoas gostam de ver futebolistas que tenham magia nos pés (sim, senhor), mas que também se saibam sacrificar pela equipa, pelos companheiros, pelo clube que amam (casos cada vez mais raros), ou pela Selecção.

Foi só isso que Eto'o nunca soube fazer, ao contrário de outros craque de moral duvidosa, a começar pelo tal Milla e a acabar em Pelé, que também tem de dar cobertura, ainda hoje, às trapalhadas do Ricardo Teixeira e do seu Mundial de 2014.

Dentro do campo, na efectiva "moral da bola", Milla, Pelé e Maradona foram homenzinhos, respeitados por companheiros e adversários, e num tempo de tantos meninos mimados a malta gosta de ver homenzinhos, principalmente se jogarem como nos nossos sonhos de criancinhas.

Abraço


De Miguel Lourenço Pereira a 5 de Setembro de 2011 às 08:52
Jaques,

O ser humano, no futebol e fora dele, procura sempre os seus heróis e os comportamentos a seguir. Pessoalmente nunca acreditei nisso nem nunca vi nos futebolistas um exemplo a ser, um porta-estandarte de atitudes, pelo contrário, gosto precisamente do oposto, do rebelde contra o estabelecido, contra o que se espera. Suporto mil vezes mais um Cantona, um Laudrup, um Romário, um Maradona ou um Ronaldinho do que um Messi, um Maldini ou um Weah.

No caso do Etoo, naturalmente, quem procura essa identificação não a encontra porque ele sempre foi e será um jogador/individuo, profundamente individualista. Mas sempre soube ser homem em campo.
Desbloqueou duas finais da Champions League, mandou calar um estádio com os gritos racistas e colocou em cheque a direcção de uma liga de futebol, foi sempre um jogador reconhecidamente entregado em treinos e jogos por onde quer que passou. O seu individualismo, hoje, perde-o mais do que perdeu a Garrincha ou a Best, mas não deixa de transparecer os mesmos traços. Não foi o grande Cruyff quem fez a birrinha de deixar o Ajax quando não votaram nele para capitão?

PS: Quanto ao Milla, continuo na minha. Um homem que só foi ao Mundial de 94 porque o governo camaronês, desejoso de vender-se ao mundo, lhe prometeu pagar a sua fundação, é tudo menos um patriota, um homenzinho. Se ainda falasses do Weah, forçado a sair do país por lutar contra a podridão em que os seus compatriotas vivem, agora o Milla, o homem que foi dispensado por onde quer que passou e de quem ninguém realmente se lembra, a não ser pelos golos do Mundial de 90? Milla tem a mesma importância para o futebol como Schillachi!!!!

um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
arquivos

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

.Em Destaque


UEFA Champions League

UEFA Europe League

Liga Sagres

Premier League

La Liga

Serie A

Bundesliga

Ligue 1
.Do Autor
Cinema
.Blogs Futebol
4-4-2
4-3-3
Brigada Azul
Busca Talentos
Catenaccio
Descubre Promesas
Desporto e Lazer Online
El Enganche
El Fichaje Estrella
Finta e Remate
Futebol Artte
Futebolar
Futebolês
Futebol Finance
Futebol PT
Futebol Total
Jogo de Área
Jogo Directo
Las Claves de Johan Cruyff
Lateral Esquerdo
Livre Indirecto
Ojeador Internacional
Olheiros.net
Olheiros Ao Serviço
O Mais Credível
Perlas del Futbol
Planeta de Futebol
Portistas de Bancada
Porto em Formação
Primeiro Toque
Reflexão Portista
Relvado
Treinador de Futebol
Ze do Boné
Zero Zero

Outros Blogs...

A Flauta Mágica
A Cidade Surpreendente
Avesso dos Ponteiros
Despertar da Mente
E Deus Criou a Mulher
Renovar o Porto
My SenSeS
.Futebol Nacional

ORGANISMOS
Federeção Portuguesa Futebol
APAF
ANTF
Sindicato Jogadores

CLUBES
Futebol Clube do Porto
Sporting CP
SL Benfica
SC Braga
Nacional Madeira
Maritimo SC
Vitória SC
Leixões
Vitoria Setúbal
Paços de Ferreira
União de Leiria
Olhanense
Académica Coimbra
Belenenses
Naval 1 de Maio
Rio Ave
.Imprensa

IMPRENSA PORTUGUESA DESPORTIVA
O Jogo
A Bola
Record
Infordesporto
Mais Futebol

IMPRENSA PORTUGUESA GENERALISTA
Publico
Jornal de Noticias
Diario de Noticias

TV PORTUGUESA
RTP
SIC
TVI
Sport TV
Golo TV

RADIOS PORTUGUESAS
TSF
Rádio Renascença
Antena 1


INGLATERRA
Times
Evening Standard
World Soccer
BBC
Sky News
ITV
Manchester United Live Stream

FRANÇA
France Football
Onze
L´Equipe
Le Monde
Liberation

ITALIA
Gazzeta dello Sport
Corriere dello Sport

ESPANHA
Marca
As
Mundo Deportivo
Sport
El Mundo
El Pais
La Vanguardia
Don Balon

ALEMANHA
Kicker

BRASIL
Globo
Gazeta Esportiva
Categorias

a gloriosa era dos managers

a historia dos mundiais

adeptos

africa

alemanha

america do sul

analise

argentina

artistas

balon d´or

barcelona

bayern munchen

biografias

bota de ouro

braga

brasileirão

bundesliga

calcio

can

champions league

colaboraçoes

copa america

corrupção

curiosidades

defesas

dinamarca

economia

em jogo

entrevistas

equipamentos

eredevise

espanha

euro 2008

euro 2012

euro sub21

euro2016

europe league

europeus

extremos

fc porto

fifa

fifa award

finanças

formação

futebol internacional

futebol magazine

futebol nacional

futebol portugues

goleadores

guarda-redes

historia

historicos

jovens promessas

la liga

liga belga

liga escocesa

liga espanhola

liga europa

liga sagres

liga ucraniana

liga vitalis

ligas europeias

ligue 1

livros

manchester united

medios

mercado

mundiais

mundial 2010

mundial 2014

mundial 2018/2022

mundial de clubes

mundial sub-20

noites europeias

nostalgia

obituário

onze do ano

opinião

polemica

politica

portugal

premier league

premios

real madrid

santuários

seleção

selecções

serie a

sl benfica

sociedade

south africa stop

sporting

taça confederações

taça portugal

taça uefa

tactica

treinadores

treino

ucrania

uefa

todas as tags

subscrever feeds