Sábado, 9 de Julho de 2011

Depois de doze anos Marcelo Bielsa regressa à Liga Espanhola. Não deixou grandes recordações aos adeptos espanhóis mas mais de uma década depois o técnico argentino é uma das grandes novidades da Liga. Traz consigo os seus particulares conceitos de tempo e espaço e um estudo detalhado da realidade vizcaína. Herda uma equipa de primeiro nível com legitimas ambições. E um projecto rendido à sua aura de revolucionário futebolístico. Na liga de Guardiola e Mourinho ele é o verdadeiro foco de interesse.

Na conferência de imprensa de apresentação da candidatura de Josu Urrutia, o novo presidente do Athletic Bilbao, Bielsa falou durante hora e meia.

Os jornalistas apontaram num papel tudo o que ouviam do técnico argentino. E era muito. Bielsa falou de táctica, de sistema de jogo, de posicionamento defensivo, de temporização, de jogadores da primeira equipa internacionais e de jogadores dos juvenis. Falou com o conhecimento de causa que só um fanático do estudo e da perfeição pode ter. Falou com a naturalidade de um apaixonado que olha para um desajuste táctico com o mesmo olhar clínico com que um cirurgião olha para uma perna fracturada. Com essa sede de corrigir o errado e de mandar o paciente para casa.

Bielsa é um doutor do futebol como o foi Menotti, talvez o seu mentor ideológico. E a bola que rola, o seu eterno paciente. Uma bola que se estende por tempos e espaços que escapam à maioria dos treinadores. Das pessoas do futebol. Os jornalistas pareciam aborrecidos com o discurso do homem que promete revolucionar o futebol rígido e previsível do Athletic Bilbao. Numa conferência por webcam, directamente de Rosário, as palavras de Bielsa anunciavam um futuro brilhante, realidade desconhecida de um clube que continua a apostar numa forte mensagem politica e social. Aqui só jogam bascos!

No final do discurso houve tempo para perguntas mas pouca paciência para questões elaboradas. Bielsa deu-se conta e pediu desculpas aos jornalistas por ter sido uma maçada. Ele próprio sabe que fala através de um vocabulário que poucos entendem. Talvez só ele e Deus. Mas apesar das desculpas e dos longos e apaixonados discursos, o argentino foi o eixo central que deslocou a vida do Bilbao. O clube foi a eleições e quando todos esperavam a reeleição de Fernando Macua - presidente há quatro anos e responsável pelo renascimento desportivo do clube, com Joaquin Caparrós no banco - eis que o ex-jogador Josu Urrutia chega com o Che Guevarra futebolístico debaixo do braço. A vitória foi esmagadora. Todos têm particular interesse em ver Bielsa de novo em Espanha. De novo ao comando de um clube de futebol.

 

Os últimos doze anos do treinador funcionaram como um retiro espiritual desportivo.

O que Bielsa logrou no campeonato argentino é pouco conhecido na Europa mas mesmo assim um logro impressionante. Chegou do nada e levou o Newell´s Old Boys da sua Rosário natal (a mesma cidade de Che Guevarra, a mesma cidade de Messi) a dois títulos consecutivos e históricos. Depois tomou a herança de Carlo Bianchi no Velez Sarsfield (herança pesada) e levou o conjunto azul a um novo titulo. Um sucesso estrondoso baseado num modelo de jogo iminentemente ofensivo, apostando numa defesa de 3, um meio-campo com sucessivas trocas de posição e um voraz apetite pelas redes contrárias. Bielsa redefiniu de certa forma o futebol argentino, repescou a herança de Menotti depois dos anos em que imperou o billardismo com Billardo e Alfo Basile como principais símbolos. Não surpreendeu ninguém que em 1998, depois do fracasso que significou a eliminação da albiceleste nos Quartos de Final do Mundial de França, ele fosse o homem que toda a Argentina queria para o posto de seleccionador. Bielsa tinha estado em Espanha, a treinar o Espanyol, mas a experiência não tinha corrido bem e "El Loco" decidiu afastar-se do intenso futebol de clubes. Aceitou o desafio e depois de uma Copa América sofrida chegou o Mundial da Coreia do Sul. Bielsa e os seus eram os grandes favoritos. A obsessão do técnico era tal que levou mais de 200 vídeos para a concentração para analisar todas as equipas que se podiam cruzar no seu caminho ao mais mínimo detalhe. Não foi necessário.

Numa dessas conjugações improváveis, a Argentina ficou pela fase de grupo no seu pior Mundial de sempre. Nem Gallardo, nem Ortega, nem Aimar, nem Piojo Lopez, nem Kily Gonzalez, nem Veron, nem Batistuta, nem Crespo, a nata de uma geração irrepetível, foram capazes de inverter a tendência suicida da equipa que dominou todos os jogos e só ganhou um, o mais inconsequente de todos eles. Bielsa foi criticado mas, mesmo assim, ficou para provar que a sua filosofia era válida. Dois anos depois deu à Argentina o único titulo que lhes faltava, as Olimpíadas. Nesse ano chegou à final da Copa América e apurou a Argentina para Mundial. De um momento para o outro disse adeus, com sensação de missão cumprida. E deixou o pais orfão de um guru especial único. Passado um breve hiato temporal aceitou rumar ao Chile e começar a trabalhar do zero. Adaptou à selecção andina toda a sua filosofia e transformou a Roja numa equipa de ataque irresistível. Depois do Mundial da África do Sul saiu, por divergências ideológicas com a nova direcção da Federação. Abdicou de uma indemnização choruda e de um contrato milionário com o Inter. Para ele Bilbao é mais do que um desafio.

 

Bielsa é um desses treinadores que fazem a diferença. Pela forma como aborda o jogo, pelo sentido de inovação técnico-táctica que sempre preconizou desde os primeiros dias como treinador principal. Quando Guardiola se decidiu a ser treinador foi até Rosário onde esteve onze horas seguidas a falar de táctica com ele, bebendo cada ensinamento. Todos os jogadores reconhecem que com ele o seu conhecimento futebolístico supera o da média dos atletas treinados por homens mais convencionais. Bielsa é um homem de ideias, de projectos, de filosofias. Nunca foi um treinador de resultados e, no entanto, resultados é o que esperam os adeptos do Bilbao, equipa que tem com Martinez, Herrera, Muniain, Iraola, Iraizoz e Llorente no onze. Será fascinante entender a relação entre um dos treinadores mais especiais do Mundo e um clube que faz das suas particularidades, a marca da casa. Bielsa e Bilbao, uma conjugação imprevisível e absolutamente irresistível.



publicado por Miguel Lourenço Pereira às 13:18 | link do post

Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
arquivos

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

.Em Destaque


UEFA Champions League

UEFA Europe League

Liga Sagres

Premier League

La Liga

Serie A

Bundesliga

Ligue 1
.Do Autor
Cinema
.Blogs Futebol
4-4-2
4-3-3
Brigada Azul
Busca Talentos
Catenaccio
Descubre Promesas
Desporto e Lazer Online
El Enganche
El Fichaje Estrella
Finta e Remate
Futebol Artte
Futebolar
Futebolês
Futebol Finance
Futebol PT
Futebol Total
Jogo de Área
Jogo Directo
Las Claves de Johan Cruyff
Lateral Esquerdo
Livre Indirecto
Ojeador Internacional
Olheiros.net
Olheiros Ao Serviço
O Mais Credível
Perlas del Futbol
Planeta de Futebol
Portistas de Bancada
Porto em Formação
Primeiro Toque
Reflexão Portista
Relvado
Treinador de Futebol
Ze do Boné
Zero Zero

Outros Blogs...

A Flauta Mágica
A Cidade Surpreendente
Avesso dos Ponteiros
Despertar da Mente
E Deus Criou a Mulher
Renovar o Porto
My SenSeS
.Futebol Nacional

ORGANISMOS
Federeção Portuguesa Futebol
APAF
ANTF
Sindicato Jogadores

CLUBES
Futebol Clube do Porto
Sporting CP
SL Benfica
SC Braga
Nacional Madeira
Maritimo SC
Vitória SC
Leixões
Vitoria Setúbal
Paços de Ferreira
União de Leiria
Olhanense
Académica Coimbra
Belenenses
Naval 1 de Maio
Rio Ave
.Imprensa

IMPRENSA PORTUGUESA DESPORTIVA
O Jogo
A Bola
Record
Infordesporto
Mais Futebol

IMPRENSA PORTUGUESA GENERALISTA
Publico
Jornal de Noticias
Diario de Noticias

TV PORTUGUESA
RTP
SIC
TVI
Sport TV
Golo TV

RADIOS PORTUGUESAS
TSF
Rádio Renascença
Antena 1


INGLATERRA
Times
Evening Standard
World Soccer
BBC
Sky News
ITV
Manchester United Live Stream

FRANÇA
France Football
Onze
L´Equipe
Le Monde
Liberation

ITALIA
Gazzeta dello Sport
Corriere dello Sport

ESPANHA
Marca
As
Mundo Deportivo
Sport
El Mundo
El Pais
La Vanguardia
Don Balon

ALEMANHA
Kicker

BRASIL
Globo
Gazeta Esportiva
Categorias

a gloriosa era dos managers

a historia dos mundiais

adeptos

africa

alemanha

america do sul

analise

argentina

artistas

balon d´or

barcelona

bayern munchen

biografias

bota de ouro

braga

brasileirão

bundesliga

calcio

can

champions league

colaboraçoes

copa america

corrupção

curiosidades

defesas

dinamarca

economia

em jogo

entrevistas

equipamentos

eredevise

espanha

euro 2008

euro 2012

euro sub21

euro2016

europe league

europeus

extremos

fc porto

fifa

fifa award

finanças

formação

futebol internacional

futebol magazine

futebol nacional

futebol portugues

goleadores

guarda-redes

historia

historicos

jovens promessas

la liga

liga belga

liga escocesa

liga espanhola

liga europa

liga sagres

liga ucraniana

liga vitalis

ligas europeias

ligue 1

livros

manchester united

medios

mercado

mundiais

mundial 2010

mundial 2014

mundial 2018/2022

mundial de clubes

mundial sub-20

noites europeias

nostalgia

obituário

onze do ano

opinião

polemica

politica

portugal

premier league

premios

real madrid

santuários

seleção

selecções

serie a

sl benfica

sociedade

south africa stop

sporting

taça confederações

taça portugal

taça uefa

tactica

treinadores

treino

ucrania

uefa

todas as tags

subscrever feeds