Quarta-feira, 16 de Março de 2011

Contra as expectativas o Bayern Munchen perdeu no Allianz. Contra as expectativas o Internazionale não deixará o ceptro europeu de ânimo leve. Contra as expectativas viveu-se um jogo imenso no plano táctico e emocional. Face à inexpressividade de Louis van Gaal a reviravolta neruazurra define-se em três palavras: Leonardo, Júlio César e Crença...

 

 

 

Nos instantes finais do jogo da primeira volta no estádio Giuseppe Meazza o brasileiro Júlio César errou. Um gesto raro e desafortunado que deu a Mario Gomez e ao Bayern um golo de ouro.

Desde o Mundial da África do Sul que aquele que muitos consideram o melhor do Mundo na sua posição, não está bem. Não está seguro. Ao sair do estádio, Júlio César deixou o carro e preferiu ir a pé até casa onde chegou já era alta a madrugada. Reflectiu. Mas quando Robben destroçou Chivu e Ranocchia e disparou um dardo envenenado, a bola voltou a escapar-lhe das mãos, Gomez voltou a aparecer e parecia que ele estava destinado a ser o culpado do final do reinado europeu do Inter. Mas não. Com Júlio César as coisas não funcionam assim.

O "imperador" de Milão olhou desesperado para o chão, gritou "merda" do fundo da alma e ajeitou a armadura. Não voltou a fraquejar. O Bayern até marcou um segundo (erro da defesa desta vez que deu a Muller um golo fácil demais) mas o brasileiro foi um herói. E nele começou a histórica reviravolta, algo que os italianos têm a que se agarrar depois de saber que a sua Serie A foi, definitivamente, suplantada pela Bundesliga. A gesta estóica do Allianz entrará, seguramente, na galeria dos grandes jogos europeus do clube. Porque chegou com desvantagem (algo que não sucedeu na campanha de Mourinho) e porque o golo inaugural de Eto´o ao minuto 4 foi rapidamente desactivado pelos bávaros. Aos 20 minutos de jogo havia um mundo entre o Inter e o apuramento. Os alemães, que tinham sido superiores em Milão, onde jogaram praticamente só contra o avançado camaronês, tinham o jogo e a eliminatória controlados. Para outro Bayern isto teria sido mais do que suficiente. Para esta equipa descrente não. Ambas as formações ofereceram um espectáculo mais atractivo que a final da Champions em Maio passado. Mas os italianos voltaram a mostrar ter uma garra especial para os grandes momentos. Van Gaal esteve estático como uma estátua de Fidias durante todo o jogo e errou. Do principio ao fim. A sorte parecia bafejá-lo, como sucedeu contra a Fiorentina e contra o Man Utd no ano passado. Mas não. O seu Ajax tinha sido a última equipa a dar a volta a uma eliminatória europeia com um resultado adverso de 0-1. O testemunho está entregue.

 

Júlio César foi determinante. Parou com as mãos as melhores oportunidades dos bávaros (os golos foram puras carambolas).

Muitas vezes só ante o perigo, o brasileiro não perdeu os nervos e despertou a equipa. Despertou Leonardo. O técnico é uma lufada de ar fresco num clube que sofreu durante largos meses o estilo obsessivo de Rafa Benitez, mais preocupado com a sombra de Mourinho. O antigo jogador do AC Milan é diferente. Ligou ao português para pedir conselho, ganhou o coração dos jogadores e recuperou o espírito guerreiro dos campeões da Europa. A sua recuperação na Serie A é impressionante, particularmente se temos em linha de conta que não conta há muito com o melhor Milito. Uma reviravolta na Europa sem a eficácia de um goleador como Pazzini, a sua arma secreta em Itália, um êxito rotundo. Porque Leonardo tem a mesma equipa que tinha Mourinho (com a importante chegado do jovem Rannochia, um Cannavaro em potência) mas um ano mais velha. E sem a mesma fome. Ou isso pensavam. A atitude dos jogadores neruazurri, a sua crença a evocar os dias de Mourinho, foram nucleares no duelo com os pacíficos germânicos. Se em individualidades o Bayern em ganhava, em individualismos o Bayern perdeu. Robben, Ribery, Muller e Schweinsteiger são jogadores de top, tremendos. Mas não souberam combinar, abrir espaços. associar-se. E matar o jogo. Entregaram as armas demasiado cedo e van Gaal leu o jogo demasiado tarde. O meio-campo macio alemão precisava mais de Kroos, um jogador com critério, do que Altintop, mais um velocista. Um erro que abriu caminho à vitória de Leonardo. No banco.

O técnico milanês emendou a palma e colocou Sneijder no miolo (tinha andado desaparecido pela esquerda), onde realmente mata um jogo. Com passes e golos. O seu remate, indefensável, concluiu a melhor jogada do encontro. O atrevimento de Coutinho, uma aposta arriscada que resultou, desequilibrou a defesa, Eto´o fez - outra vez - de pivot e o holandês empatou o encontro. Faltava pouco tempo, mas a balança estava já muito desequilibrada. O Inter chegou, uma e outra vez, e o Bayern perdeu a concentração. Pior, perdeu a bola. Não soube aguentar o jogo, não soube parar, pensar, pausar. Permitiu o jogo de ida e volta e num desses movimentos, outra vez Coutinho, outra vez Eto´o e agora Pandev, esse lutador de sumo futebolístico, rasgaram a história. O 4-3-3 de Leonardo, com as linhas bem mais avançadas e Sneijder no miolo e Coutinho e Pandev abertos nas alas, apoiados por Nagamoto e Maicon, foi suficiente para rasgar o macio 4-2-3-1 esquema táctico de van Gaal. O Bayern Munchen caiu merecidamente porque nunca soube pensar para lá do momento. E o reinado do holandês está destinado a acabar em tragédia depois de ter roçado o céu.

 

 

 

Luiz Gustavo, Breno, Pranjic e Robben apagaram-se cedo. Ribery lutou só e Gomez continua a ser um avançado capaz do melhor e do pior. Júlio César estava lá para o parar. Leonardo para ordenar as peças. A crença fez o resto. O Inter continua a sua luta contra o tempo. Sabe que é quase impossível revalidar o titulo. Mas não está disposto a cair sem lutar. Eles são, outra vez, os underdogs desta Champions. E isso torna-os ainda mais perigosos.



publicado por Miguel Lourenço Pereira às 08:46 | link do post | comentar

2 comentários:
De Pedro a 16 de Março de 2011 às 15:01
Adoro isto no futebol.
Para quem viu o jogo, naquela primeira parte, ninguém acreditaria no Inter. As casa de apostas devem ter dado um bom dinheiro aos mais crentes :D


De Miguel Lourenço Pereira a 16 de Março de 2011 às 15:26
O Bayern apresentou mais futebol nos 180 mts. Em Milão o Inter salvou-se de boa de uma goleada e podia até ter marcado por causa do espirito inimitável do Etoo. Em Munique a primeira hora foi sensivelmente igual.

Mas o espirito do Inter, o espirito do Calcio, o espirito de Mourinho que Leonardo, em lugar de renegar como Benitez, aproveitou a seu favor, é muito superior ao do Bayern e a vitória, apesar de surpreendente pelos 2 golos sofridos, foi totalmente justa.

um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
arquivos

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

.Em Destaque


UEFA Champions League

UEFA Europe League

Liga Sagres

Premier League

La Liga

Serie A

Bundesliga

Ligue 1
.Do Autor
Cinema
.Blogs Futebol
4-4-2
4-3-3
Brigada Azul
Busca Talentos
Catenaccio
Descubre Promesas
Desporto e Lazer Online
El Enganche
El Fichaje Estrella
Finta e Remate
Futebol Artte
Futebolar
Futebolês
Futebol Finance
Futebol PT
Futebol Total
Jogo de Área
Jogo Directo
Las Claves de Johan Cruyff
Lateral Esquerdo
Livre Indirecto
Ojeador Internacional
Olheiros.net
Olheiros Ao Serviço
O Mais Credível
Perlas del Futbol
Planeta de Futebol
Portistas de Bancada
Porto em Formação
Primeiro Toque
Reflexão Portista
Relvado
Treinador de Futebol
Ze do Boné
Zero Zero

Outros Blogs...

A Flauta Mágica
A Cidade Surpreendente
Avesso dos Ponteiros
Despertar da Mente
E Deus Criou a Mulher
Renovar o Porto
My SenSeS
.Futebol Nacional

ORGANISMOS
Federeção Portuguesa Futebol
APAF
ANTF
Sindicato Jogadores

CLUBES
Futebol Clube do Porto
Sporting CP
SL Benfica
SC Braga
Nacional Madeira
Maritimo SC
Vitória SC
Leixões
Vitoria Setúbal
Paços de Ferreira
União de Leiria
Olhanense
Académica Coimbra
Belenenses
Naval 1 de Maio
Rio Ave
.Imprensa

IMPRENSA PORTUGUESA DESPORTIVA
O Jogo
A Bola
Record
Infordesporto
Mais Futebol

IMPRENSA PORTUGUESA GENERALISTA
Publico
Jornal de Noticias
Diario de Noticias

TV PORTUGUESA
RTP
SIC
TVI
Sport TV
Golo TV

RADIOS PORTUGUESAS
TSF
Rádio Renascença
Antena 1


INGLATERRA
Times
Evening Standard
World Soccer
BBC
Sky News
ITV
Manchester United Live Stream

FRANÇA
France Football
Onze
L´Equipe
Le Monde
Liberation

ITALIA
Gazzeta dello Sport
Corriere dello Sport

ESPANHA
Marca
As
Mundo Deportivo
Sport
El Mundo
El Pais
La Vanguardia
Don Balon

ALEMANHA
Kicker

BRASIL
Globo
Gazeta Esportiva
Categorias

a gloriosa era dos managers

a historia dos mundiais

adeptos

africa

alemanha

america do sul

analise

argentina

artistas

balon d´or

barcelona

bayern munchen

biografias

bota de ouro

braga

brasileirão

bundesliga

calcio

can

champions league

colaboraçoes

copa america

corrupção

curiosidades

defesas

dinamarca

economia

em jogo

entrevistas

equipamentos

eredevise

espanha

euro 2008

euro 2012

euro sub21

euro2016

europe league

europeus

extremos

fc porto

fifa

fifa award

finanças

formação

futebol internacional

futebol magazine

futebol nacional

futebol portugues

goleadores

guarda-redes

historia

historicos

jovens promessas

la liga

liga belga

liga escocesa

liga espanhola

liga europa

liga sagres

liga ucraniana

liga vitalis

ligas europeias

ligue 1

livros

manchester united

medios

mercado

mundiais

mundial 2010

mundial 2014

mundial 2018/2022

mundial de clubes

mundial sub-20

noites europeias

nostalgia

obituário

onze do ano

opinião

polemica

politica

portugal

premier league

premios

real madrid

santuários

seleção

selecções

serie a

sl benfica

sociedade

south africa stop

sporting

taça confederações

taça portugal

taça uefa

tactica

treinadores

treino

ucrania

uefa

todas as tags

subscrever feeds