Segunda-feira, 25 de Maio de 2009

O técnico do Santa Clara não evitou nos últimos segundos desta Liga Vitalis em queixar-se, uma vez mais, do poder do "sistema" que impediram a subida do seu clube à Liga Sagres. No entanto deixou a nota aos seus: para o ano, se Deus quiser, há Açores na primeira divisão do nosso futebol.

 

Curioso. Apelar a Deus fica sempre bem, especialmente neste país de brandos costumes e tão devotos. Mas fica a impressão que se houve alguém que nunca teve fé este ano, esse alguém foi o onze açoriano. Teve várias oportunidades de rematar a prova, incluindo o titulo de campeão. Nos momentos decisivos falhou sempre. Tropeçou, choramingou, queixou-se e voltou para as ilhas a lamber as feridas. Ontem o Santa Clara tinha meio pé para acompanhar o Olhanense. Só faltava meter o outro. Tão simples como isso. Mas em 90 minutos, no estádio de Santa Maria da Feira, não houve fé, crença ou algo que lhes valê-se. A equipa que podia ter regressado ao convivio dos grandes foi inimiga de si própria. Baixa auto-estima, falta de convição. No relvado contra o Feirense viu-se isso e muito mais. Nenhum golo em 90 minutos quando a festa já estava preparada. O tento do Feirense foi um golpe letal nas aspirações açorianas. A falta de reacção foi a verdadeira causa da morte. Culpar o sistema é bem português, tal e como apelar ao apoio divino. Mas ter fé é mais do que pedir ajuda...é procurá-la. Nos Açores ainda devem estar agora a perceber como... 

 

 A fé não estava na Feira, mas sim uns quilómetros abaixo. No estádio de um desses históricos a passar um mau bocado, outro veterano da I Liga dos tempos modernos fazia a festa. Com direito a cabeça rapada e muito champagne.

 

No dia em que Manuel Fernandes chegou a Leiria, a União estava num desesperante 13 posto, depois de ter partido como o grande favorito à subida de divisão. Uma posição dramática que o técnico soube contornar. Imbuiu os jogadores de fé. O talento ele sabia que já lá estava. Faltava a atitude. A mesma que a partir de então se viu em cada desafio dos leirienses. Goleram o campeão, não perderam pontos vitais. Marcaram muitos e bons golos e desistir foi palavra riscada do dicionário. Em Aveiro chegaram a estar a vencer por 0-3, ainda o Santa Clara estava a festejar a subida. O Beira-Mar lá reduziu para 2-3 mas foi o golo de Cadete na Feira que despoletou a festa. A União de Leiria nunca desistiu, e apesar de nos Açores haver um aeroporto com nome de Papa, Leiria não fica longe de Fátima. Se calhar foi isso que fez a diferença...ou a promessa de Manuel Fernandes...quem sabe? O que se sabe bem é que a fé baixou a Leiria para beber um copo e gritar o nome da União que para o ano viaja com os grandes, por mérito próprio. Isto de ganhar tem muito que se lhe diga. Antes é preciso querer e só depois fazer. Pedir e esperar milagres não vale, para isso vai-se a outras freguesias.

 

 



Miguel Lourenço Pereira às 18:46 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO