Segunda-feira, 25 de Maio de 2009

 

oito anos as ruas do Porto enchiam-se para comemorar mais um título conquistado pela cidade. Tal e qual como ontem, havia champagne, festa e muita alegria nas ruas da Invicta. Só que quem festejava então, hoje chora amargamente. Há oito anos atrás, nessa mítica Primavera de 2001 os adeptos do Boavista finalmente puderam sair à rua para comemorar o primeiro campeonato. Parecia o início de uma nova era de sucesso para o eterno segundo do Porto. Foi o princípio do fim. Nunca um triunfo foi tão amargo. Inaugurando o novo Bessa XXI – esse estádio tão belo que acabaria por trazer tantos problemas no futuro – a equipa axadrezada conquistava um ceptro roubado a ferro e fogo ao gigante vizinho. Hoje esses dias parecem tão longínquos que se perdem na memória. Hoje os axadrezados choram…de raiva, de dor…aquela impotência que marcou toda a época de um clube que já impôs respeito na Europa e agora abandona as provas profissionais pela porta pequena.

 

O Boavista só dependia de si próprio, um cálculo pouco usual para uma equipa que passou o ano a sofrer. De más arbitragens, de más exibições, de uma má gestão…tantas coisas más num ano sem um único sorriso. Rui Bento tentou mas este técnico não é milagreiro. Um grupo de jovens juniores não é capaz de imitar, assim como assim, os Martelinhos, Doualas, Litos ou Ricardos do passado. E a equipa foi-se afogando, uma morte lenta que parecia um autêntico suplicio de Tântalo. A vitória na passada semana deu esperanças à Pantera. Ainda era possível evitar o pesadelo de voltar a cair, desta vez para um poço ainda mais fundo, onde há mais de quarenta anos não andavam. Só precisavam de ganhar ao Sporting da Covilhã. Contra o outro Sporting, o de Lisboa, este Bessa viveu noites inesquecíveis e gloriosas. Este parecia presa fácil desses fantasmas do passado. Mas a pantera fez-se gatinho e os leões da serra rugiram bem alto, alto demais para os jovens das camisolas esquisitas aguentarem. Veio o primeiro, o segundo, terceiro e quarto. Tiros secos, balas certeiras. Da rádio outro tiro, este, fatal. Os dois rivais directos empatavam e condenavam o boavisteiro a chorar. Outra vez. 

Pela primeira vez um campeão de futebol nacional vai estar fora do futebol profissional. Um sinal de que a vida para os lados do Bessa está dura. A descida do Belenenses e a queda do Boavista espelha hoje, mais que nunca, o fraco nível da nossa liga onde só os três grandes se mantêm aí em cima. Como sempre aliás. O Boavista até pode ainda beneficiar de um milagre – se na secretaria o Vizela for despromovido por um caso que remonta a 2003 – mas o mais certo é que para o ano a equipa caia na II Divisão B. A SAD pode ter os dias contados, o estádio pode estar ameaçado tantas são as dividas acumuladas pelos axadrezados. O plantel voltará a ser feito à base da prata da casa porque nem para salários há dinheiro. Nunca a vida da pantera foi tão negra.

 

E quiçás a noticia que chega do norte da Invicta, onde o antiguinho Salgueiros confirmou o titulo de campeão da II Distrital da AFP, e com goleada incluída, pode alimentar essa réstia de esperança. É verdade que, hoje, a segunda cidade do país conta com o campeão e nada mais na elite do nosso futebol. Mas esses dois grandes históricos terão de se aferrar à esperança, para um dia voltarem a pisar os grandes relvados de cabeça bem alta. Porque a hora da Alma e da Pantera chegará…até lá, sofrer e vencer!  



Miguel Lourenço Pereira às 12:41 | link do post | comentar

3 comentários:
De jotas a 25 de Maio de 2009 às 16:50
Pena que os verdadeiros culpados desta situação do Boavista, continuem a passear-se impunes, nada que me espante neste país.


De Ricardo a 26 de Maio de 2009 às 10:36
Deve estar a custar tanto ao Kiko... xD


De Miguel Lourenço Pereira a 26 de Maio de 2009 às 11:05
É de facto lamentavel que um clube como o Boavista esteja na situaçao que esteja e os homens por detrás de tudo isto tenham saído impunes. Esperemos que volte depressa ao lugar que merece.

Um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO