Terça-feira, 27 de Julho de 2010

Vila Belmiro é mais do que o nome do estádio do Santos, o clube que Pelé eternizou na história do desporto mundial. Na sua imensa escola de formação de talentos o recinto baptizou também a nova geração de estrelas brasileiras que pede desesperadamente a oportunidade de reinvindicar-se. Oito anos depois da explosão do binómio Diego-Robinho, o clube do porto paulista está rendido aos novos "Meninos da Vila".

Neymar. Paulo "Ganso" Henriques. André. Wesley.

São os nomes e os rostos desta revolução mediática que assaltou este ano o Brasileirão. De tal forma que metade do país ficou estupefacto quando Dunga, o mal amado, rejeitou entrar na onda e levar os atletas ao último Mundial. Jogadores com meio ano de futebol internacional nas pernas mas com um fascinio que não deixa ninguém indiferente. Geração que sabe que o futuro é seu.

Desde que Robinho chegou ao Santos, por empréstimo do Manchester City, que o fenómeno mediático à volta do clube paulista triplicou. De isso aproveitou-se também a nova geração de talentos de um clube habituado a dar ao Brasil alguns dos seus melhores jogadores. Esta equipa santista, lançada por Dorival Jnr, rejuvenesceu-se por completo e aposta agora em atletas, todos eles menores de 20 anos, para voltar aos titulos que escapam desde que Diego, Robinho, Elano, Alex, Renato e companhia abandonaram o país rumo ao sonho europeu.

Neymar e Paulo Henriques lideram a nova vaga. São cobiçados por mais de meia Europa e resta saber qual será o preço desorbitante que Chelsea, Real Madrid, Barcelona, AC Milan ou Inter estão dispostos a pagar para conseguirem os serviços das futuras estrelas brasileiras que o país quer ver à frente da selecção canarinha no "seu" Mundial, daqui a quatro anos.

 

Neymar é o mais atrevido de todos.

Médio centro ofensivo, é um jogador com uma técnica fora do vulgar. Domina a bola como se fosse parte do seu organismo. Não tem a destreza táctica de um jovem europeu mas joga com o espirito livre de um miudo que dribla os barcos e velas que albergam o porto santino.

Com 19 anos é a já uma estrela, mesmo antes de ser um jogador formado. Tem um pontapé demoniaco e um estilo pícaro, capaz de inventar uma "paradinha" sem piedade do guardião contrário, no momento mais angustiante de um jogo decisivo. Com 15 anos já era a grande sensação do futebol juvenil brasileiro. Agora deu um salto qualitativo que lhe permite ombrear com os melhores, sem receios. A sua arrancada explosiva, recortada com vários dribles sem direcção determinada, tornam-no tão imprevisível como perigoso. Dos rivais diz que não que ter piedade, que o futebol é mais bonito quando se marcam 15 golos em vez de 5. Um espirito competitivo admirável mas que pode virar-se contra o feiticeiro quando passar o resto dos seus anos em ligas onde o 0-0 dura, dura, dura...

Do outro lado do ataque surge o elegante "Ganso", uma das estrelas maiores do último Mundial de sub-20 que o Brasil perdeu na final contra a selecção ganesa. Paulo Henriques é um esquerdino com um olho de falcão. Joga descaído no flanco mas com a mente no miolo central. Dá, reparte, volta a dar e assim enreda o adversário numa série de movimentos de plasticina pura. Perito no último toque, o "Ganso", é provavelmente o mais completo dos pequenos fenómenos que brotam em Vila Belmiro. Talvez por isso seja, também, o mais comedido.

Para completar a "Santissima Trindade" do Peixe, alcunha histórica do clube portuário, está o jovem André, dianteiro de 17 anos e muitos sonhos. O seu estilo de jogo e aparência fisica lembram Robinho. E não lembrava Robinho um tal de Pelé? Chamam-lhe o "garoto" numa equipa de miudos, mas o seu faro de golo é de gente grande. Trinta golos em seis meses é sempre muito. Mesmo nas ligas estaduais brasileiras. É rápido, gosta de se associar com os seus dois parceiros de ataque, e joga bem longe da área, um defeito que por vezes acompanha muitos dianteiros jovens brasileiros. Para ele o Mundo só termina numa baliza.

Se estes são as estrelas que fazem capa dos jornais diários brasileiros, a verdade é que este plantel santista tem mais opções de futuro. Do jovem Wesley, um médio ala com critério e rapidez ou o guardião Felipe, que superou um controlo anti-doping positivo para voltar à sua melhor forma. Os tubarões europeus cercam, cada vez mais de perto, o peixe miudo da Vila Belmira. Resta saber se algum deles conseguirá evitar cair na mesma ratoeira em que mergulharam Diego, Robinho, Elano e companhia.  



Miguel Lourenço Pereira às 11:20 | link do post

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO