Sábado, 29 de Maio de 2010

Até nisto Cristiano Ronaldo, Xavi Hernandez e Leo Messi são um caso àparte. Os três melhores do Mundo são também os raros exemplos de figuras de grandes empresas desportivas que vão actuar na África do Sul com uma camisola da mesma marca das suas flamantes chuteiras. O Mundial de Futebol é também um duelo de marcas e mercados. Nike e Adidas preparam-se para mais um choque. Mas será preciso trocar alguns cromos?

Muitos dos milhões que move o mundo do futebol passam pelo imenso e misterioso mundo das marcas desportivas.

Equipamentos, chuteiras, acessórios, naming, publicidade, anuncios e mais publicidade. Não é por acaso que as vendas aumentam, a publicidade dispara e, durante um mês, Nike, Adidas, Puma e Umbro parecem estar em todo o lado. Uma omnipresença pouco inocente.

Os anuncios televisivos já começam a assaltar a televisão com a sua espectacularidade, tons de irónica comédia e, claro, as inevitáveis fintas e lances impossíveis. O duelo principal, entre Nike e Adidas (juntas congregam 21 das equipas presentes na prova), volta a ser o principal atractivo. No total serão 7 as marcas presentes no torneio (Walon, Chollima, Umbro e Joma contam apenas com uma selecção).

O último Mundial foi um ligeiro parentesis num duelo que tem marcado os últimos 20 anos do futebol mundial. Até 1994 a Adidas dominava à vontade o Mundial de Futebol (do qual é patrocinadora oficial), com quatro finais em cinco só com equipas com as celebres três tiras no equipamento. Na década de 90 assistimos à resposta da Nike. A firma norte-americana foi a primeira a utilizar os clips publicitários para transformar a marca num fenómeno de massas. Abriu a saga de clips com uma colectânea dos melhores jogadores de então num duelo demoníaco e há poucos dias voltou a apresentar um trabalho (dirigido pelo consagrado Alejandro Iñarritu), que roça a genialidade em todos os aspectos. Tanto marketing, no entanto, não deixa esquecer que no último Mundial a companhia se viu suplantada pelas alemãs Adidas e Puma. Só colocou uma equipa nas quatro primeiras. Quatro anos antes, na Ásia, foram duas (as mesmas da Adidas) e no França 1998 tinham sido três em quatro (no entanto, o titulo foi para a Adidas). Se a Nike surge com algumas das grandes favoritas ao titulo, a Adidas parece evocar um passado histórico quase imaculado. No entanto, há 12 anos que os alemães não celebram um Mundial. Este ano têm armas de sobra para sonhar.

 

Olhar para o catálogo de ambas as marcas (a Inglaterra continua com a Umbro, que por sua vez foi adquirida pela Nike, enquanto Itália e Camarões continuam fieis à Puma), é dividir em dois esquadrões os máximos favoritos ao torneio. A Nike aposta forte, como sempre, no Brasil. O conceito de "jogo bonito" foi inventado pela própria companhia e mesmo com uma formação de choque, como promete apresentar Dunga, o que importa é a mensagem. Numa segunda linha estão Holanda e Portugal, as eternas promessas, mas também Estados Unidos, Coreia do Sul ou Austrália, importantes mercados emergentes.

Ao contrário, a Adidas continua a apostar nos mercados tradicionais. O trio europeu Alemanha, França e Espanha (e outros países do Velho Continente como Grécia, Dinamarca, Eslovaquia ou Ucrânia) e a aposta na América (Argentina, Mexico) são as grandes armas da empresa germânica que é a única que pode presumir de ter tido finais exclusivas com equipas por si patrocinadas, a última das quais em 1990. A terceira força em linha, a Puma, reina no mercado africano. Fruto de uma histórica cisão com a Adidas, a marca alemã patrocina sete selecções e quase uma centena de jogadores.

Aliás, verdadeiramente original será mesmo o duelo de figuras.

Nike e Adidas contam apenas com três das suas maiores figuras no seu catálogo de equipas. Cristiano Ronaldo, para os norte-americanas, e Leo Messi e Xavi Hernandez ao serviço dos alemães.

Ver Kaká (atleta da Adidas), como simbolo de um país intimamente ligado com a Nike é quase o mesmo que olhar para Wayne Rooney, com Umbro ao peito e Nike nos pés. Uma troca que se poderá ver igualmente nos casos de Ribery, Drogba, Iniesta, Eto´o ou Cannavaro. Uma circunstância que, em mais de uma ocasião, dará aos directores da emissão uma forte dor de cabeça. Nestas coisas da publicidade os meandros escuras contam, e muito, e os rumores de favorecimento a esta ou aquela marca são inevitáveis. Particularmente numa prova onde a bola, as bancadas e a maioria das equipas, jogam com as "mesmas cores". Não é também inocente a aportação financeira das grandes companhias às equipas nacionais. O caso Nike (Brasil 1998) está ainda bem presente na memória de muitos e os prémios de vitórias das corporations muitas vezes superam os das próprias federações e até da mesma FIFA. Uma circunstância a ter, sem dúvida, em linha de conta.

Certo é que um duelos mais apetecidos do próximo Mundial será, sem dúvida, a luta Adidas vs Nike. Os alemães venceram o último Europeu (com uma final "perfeita"), e estiveram nas últimas três finais consecutivas. A Nike traz o espectáculo à americana, o grande icone global da prova e um perfume samba que vão torcer para que não se torne nem tango, nem flamenco. A 11 de Julho milhões de adeptos vibrarão com uma histórica final, seja ela qual for. Por detrás da cortina, certamente haverá mais do que um rosto bem preocupado mais com números do que com a história. Até 2014 não terão uma nova oportunidade para brilhar.

 

As camisolas das selecções:

13 - Adidas (África do Sul, Alemanha, Argentina, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, França, Grécia, Japão, México, Nigéria, Paraguai, Ucrânia)

8 - Nike (Austrália, Coreia do Sul, Eslovénia, Estados Unidos, Holanda, Nova Zelândia, Portugal, Sérvia)

7 - Puma (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Itália, Suiça, Uruguai)

1 - Chollima (Coreia do Norte), Joma (Honduras), Umbro (Inglaterra) e Walon (Chile)



publicado por Miguel Lourenço Pereira às 06:50 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
arquivos

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

.Em Destaque


UEFA Champions League

UEFA Europe League

Liga Sagres

Premier League

La Liga

Serie A

Bundesliga

Ligue 1
.Do Autor
Cinema
.Blogs Futebol
4-4-2
4-3-3
Brigada Azul
Busca Talentos
Catenaccio
Descubre Promesas
Desporto e Lazer Online
El Enganche
El Fichaje Estrella
Finta e Remate
Futebol Artte
Futebolar
Futebolês
Futebol Finance
Futebol PT
Futebol Total
Jogo de Área
Jogo Directo
Las Claves de Johan Cruyff
Lateral Esquerdo
Livre Indirecto
Ojeador Internacional
Olheiros.net
Olheiros Ao Serviço
O Mais Credível
Perlas del Futbol
Planeta de Futebol
Portistas de Bancada
Porto em Formação
Primeiro Toque
Reflexão Portista
Relvado
Treinador de Futebol
Ze do Boné
Zero Zero

Outros Blogs...

A Flauta Mágica
A Cidade Surpreendente
Avesso dos Ponteiros
Despertar da Mente
E Deus Criou a Mulher
Renovar o Porto
My SenSeS
.Futebol Nacional

ORGANISMOS
Federeção Portuguesa Futebol
APAF
ANTF
Sindicato Jogadores

CLUBES
Futebol Clube do Porto
Sporting CP
SL Benfica
SC Braga
Nacional Madeira
Maritimo SC
Vitória SC
Leixões
Vitoria Setúbal
Paços de Ferreira
União de Leiria
Olhanense
Académica Coimbra
Belenenses
Naval 1 de Maio
Rio Ave
.Imprensa

IMPRENSA PORTUGUESA DESPORTIVA
O Jogo
A Bola
Record
Infordesporto
Mais Futebol

IMPRENSA PORTUGUESA GENERALISTA
Publico
Jornal de Noticias
Diario de Noticias

TV PORTUGUESA
RTP
SIC
TVI
Sport TV
Golo TV

RADIOS PORTUGUESAS
TSF
Rádio Renascença
Antena 1


INGLATERRA
Times
Evening Standard
World Soccer
BBC
Sky News
ITV
Manchester United Live Stream

FRANÇA
France Football
Onze
L´Equipe
Le Monde
Liberation

ITALIA
Gazzeta dello Sport
Corriere dello Sport

ESPANHA
Marca
As
Mundo Deportivo
Sport
El Mundo
El Pais
La Vanguardia
Don Balon

ALEMANHA
Kicker

BRASIL
Globo
Gazeta Esportiva
Categorias

a gloriosa era dos managers

a historia dos mundiais

adeptos

africa

alemanha

america do sul

analise

argentina

artistas

balon d´or

barcelona

bayern munchen

biografias

bota de ouro

braga

brasileirão

bundesliga

calcio

can

champions league

colaboraçoes

copa america

corrupção

curiosidades

defesas

dinamarca

economia

em jogo

entrevistas

equipamentos

eredevise

espanha

euro 2008

euro 2012

euro sub21

euro2016

europe league

europeus

extremos

fc porto

fifa

fifa award

finanças

formação

futebol internacional

futebol magazine

futebol nacional

futebol portugues

goleadores

guarda-redes

historia

historicos

jovens promessas

la liga

liga belga

liga escocesa

liga espanhola

liga europa

liga sagres

liga ucraniana

liga vitalis

ligas europeias

ligue 1

livros

manchester united

medios

mercado

mundiais

mundial 2010

mundial 2014

mundial 2018/2022

mundial de clubes

mundial sub-20

noites europeias

nostalgia

obituário

onze do ano

opinião

polemica

politica

portugal

premier league

premios

real madrid

santuários

seleção

selecções

serie a

sl benfica

sociedade

south africa stop

sporting

taça confederações

taça portugal

taça uefa

tactica

treinadores

treino

ucrania

uefa

todas as tags

subscrever feeds