Sábado, 22 de Maio de 2010

Contra e tudo e contra todos. Contra as criticas em Itália e o desprezo do resto da Europa. Contra as conotações negativas de um estilo de jogo que mais não é que o acordeão perfeito que sabe como abrir e fechar no momento certo. 45 anos depois o Inter voltou a saborear a glória europeia. Graças a um homem que há muito deixou de ser apenas um técnico de primeiro nível.

Há noites onde vale a pena começar pelo final. As lágrimas de Mourinho, um gesto expressivo diametralmente oposto ao da noite da sua primeira conquista, espelham bem o sofrimento que esteve por detrás desta campanha do Inter. Contra o Mundo. O português montou uma equipa de jogadores descartados da mesma forma que o seu FC Porto era um conjunto de jogadores baratos e com espírito de soldados. Moldou o seu exército, definiu todas as manobras militares e partiu para a guerra. Esteve perto de cair, derrotado nas primeiras batalhas. Mas aguentou e deu a volta por cima. Guardou-se para os momentos decisivos enquanto outros faziam a festa antecipada. Quando foi a doer, ninguém parou o Inter. Nem o milionário Chelsea, versão rica e melhorada da criada pelo próprio Mourinho. Nem o difícil CSKA e o seu Inverno russo. E nem o poético Barcelona, incapaz de aguentar a serpente milanesa em 180 minutos de extremos. O último obstáculo era, talvez, o mais tenaz dos rivais. Mas nunca deu a sensação de quebrar a dinâmica ganhadora dos italianos. Um golo em cada parte, um par de ocasiões mais. Um domínio que, mais uma vez, não precisou de ser ratificado pela posse de bola. O treinador defensivo venceu a sua segunda Champions com um pecúlio de cinco golos a favor e nenhum contra. Nada a dizer.

 

O Inter entrou melhor que o Bayern, fiel ao seu ideário em 4-3-3, com Sneijder a conectar com Milito e Etoo e Pandev como extremos bem abertos. Os alemães, magistralmente treinados por Louis van Gaal, ganharam o controlo da bola aos quinze minutos e não o perderam até ao final do jogo. Mas de pouco lhes valeu. As duas linhas defensivas do Inter tornavam impossível o ataque continuado dos bávaros. Era Robben contra o Inter, com Olic mais esforçado do que determinante. E no lado esquerdo, o turco Altintop e o alemão Schweinsteiger, nunca souberam conectar para criar o necessário desequilibro. Resultado, o ponto morto de meia hora que antecedeu o primeiro golo de Diego Milito. Gesto genial a receber, assistência perfeita de Sneijder e o golo de um ponta de lança com um faro impressionante. O filme do primeiro tempo não seria muito diferente do segundo. Milito voltou a fazer a diferença num golo que, a ser do seu compatriota Messi, estaria no lote dos melhores do ano. Aí está o poder mediático das equipas que o Inter mais esforçado deixou para trás. Mas foi o conjunto neruazzuro que manteve o controle. Durante 45 minutos aguentou as investidas alemãs e nunca pareceu soçobrar. No final, celebrou. Um grito que estava guardado há 45 anos.

Pouco importa agora para onde vá Mourinho ou se o conjunto italiano será capaz de repetir o feito do Barcelona e vencer mais três troféus. Contra as expectativas, e eliminando os dois melhores planteis da Europa, o Inter acabou uma maldição que prosperava desde a partida de Helenio Herrera. Para Mourinho não fez falta ser um mago tão metódico e perfeito como o mítico técnico argentino. A vitória do Inter, a equipa que ninguém parece gostar, é a vitória de algo que só o futebol é capaz de oferecer. O espírito de um colectivo que, desde o principio, acreditou ser o melhor. Depois foi só preciso aguentar 1170 minutos até o resto do Mundo se dar conta. A magia do futebol é também a força do querer. E nessa cadeira, o Inter aprovou com 20. E o resto são detalhes.



Miguel Lourenço Pereira às 22:57 | link do post

Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO