Sábado, 16 de Janeiro de 2010

É uma espinha no coração do futebol espanhol. Representa ao mesmo tempo a influência britânica origem do jogo da "Liga de las Estrellas" e o simbolo da identidade do povo basco. San Mamés é uma verdadeira catedral para uma dupla religião. O seu final anunciado é mais um motivo para imortalizar cada segundo que ainda resta ao mais emblemático estádio do futebol espanhol.

A sua construção não engana. Criada à imagem e semelhança dos grandes recintos ingleses, o San Mamés é  um palco clássico em toda a linha. Construido bem em cima do relvado, com as bancadas em picado debaixo de uma cobertura rectangular perfeita, é um estádio absolutamente mágico. Cómodo, espaçoso e com uma aura mistica. Transformado na sede do futebol basco - à frente do já desaparecido Anoeta - tornou-se num fortim para o Athletic de Bilbao e no terror de qualquer equipa. Ainda hoje visitar o San Mamés e vencer é um desafio que não está ao alcance de qualquer equipa. A popularidade dos bascos e a sua paixão pelo recinto ficou plasmada no final da época passada. O estádio encheu-se para apoiar a equipa, que tinha sido derrota em Sevilla na meia-final da Taça do Rei. O Athletic deu a volta à eliminatória e voltou a uma final, mais de duas décadas depois. No dia do jogo o relvado encheu-se de adeptos que acompanharam o encontro num ecrã gigante. Apesar da derrota, a festa foi única.

O estádio está prestes a cumprir os 100 anos.

Foi edificado no Verão de 1913 e tinha uma capacidade de 4 mil pessoas então. Inspirado no recinto do Southampton, com quem o clube basco mantinha uma relação cordial, foi construido por um arquitecto anglo-espanhol, Manuel Smith. O jogo inaugural colocou frente a frente o Bilbao e o vizinho, e histórico, Irun. Ganharam os locais com golo de Pichichi, o mesmo que hoje dá nome ao prémio de melhor marcador da liga do país vizinho. Dez anos depois da sua construção já tinha sido ampliado para 15 mil lugares e chegou a um máximo de 47 mil em 1952. A última modificação foi realizada em 1972. A colocação de lugares sentados diminuiu para 40 mil lugares a lotação final, que ainda hoje se utiliza. É o único estádio do futebol espanhol que acompanhou o século desportivo. Recebeu jogos do Mundial de 1982, finais europeis, da Taça do Rei e jogos históricos das melhores formações do Athletic. Por ali passaram Pirri, Zarra, Zubizarreta, Goikotxea, Salinas, Guerrero e afins. O último titulo celebrado no seu relvado remonta a 1984.

 

Hoje o San Mamés tem data de caducidade

A direcção do clube, que já tinha escandalizado os mais puristas ao permitir o patrocinio de uma empresa basca na última camisola imaculada do futebol, anunciou que no ano do seu centenário o San Mamés sera destruido. Dará lugar a um estádio moderno, mais funcional, mas sim a magia e aura do actual. Aposta forte do clube para o futuro, o novo recinto espera herdar a magia dos "leones" bascos. O peso da sucessão será dificil. Diz quem lá esteve que há jogos de futebol e depois há jogos no San Mamés. A incrivel atmosfera, o publico frenético aquecem as gélidas bancadas e as fracas exibições de um clube repleto de história e tradição. Continua a ser fiel à sua filosofia mas sabe que abdicar de uma casa que o acompanhou desde sempre é renegar também ás suas origens.

Seja como for, o San Mamés já há muito que ganhou o seu lugar na eternidade. Sob as suas bancadas define-se a essência mágica que transforma o mais pequeno inocente num apaixonado para toda a eternidade. Com o San Mames vive-se sempre uma história de amor interminável.



Miguel Lourenço Pereira às 06:44 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO