Domingo, 27 de Dezembro de 2009

As comparações com Didier Drogba tornaram-se inevitáveis. É provavelmente a carreira jovem mais surpreendente de todo o ano. Com apenas 16 anos Romelu Lukaku é hoje a mais cobiçada pérola do Velho Continente. Valores astronómicos rodeiam o jogo que provou ser uma autêntica força da Natureza.

Romelu Lukaku está nas bocas de meio mundo. A sua precocidade parece não ter limites e não há gigante europeu que não tenha enviada a sua oferta milionário ao Constant van der Stock. Mas, de momento, o Anderlecth mantém-se imutável. E o jogador concentrado. É a sua primeira época como profissional. Apesar da sua estreia oficial ter ocorrido em Maio do ano passado, no final da liga belga, só este ano Lukaku foi promovido à equipa principal do Anderlecth. O culminar de uma história de sonho de um jovem que conta com 16 anos recém-cumpridos e uma vontade férrea de engolir o mundo.

Lukaku é filho de um internacional congolense mas nasceu em Bruxelas em Maio de 1993. Faz parte de uma geração de jovens promessas da formação belga que tem despertado o interesse dos grandes europeus. Mas o seu caso é especial.

Descoberto por um olheiro do FC Bruxels, aos 13 anos enquanto jogava pelo Lierse, o jovem Lukaku começou a treinar com a equipa juvenil do modesto conjunto da capital da Bélgica. Em 68 jogos pela equipa juvenil apontou 68 golos e tornou-se no máximo goleador do futebol de formação belga. Rapidamente foi convocado para os sub-19 do seu país com apenas 15 anos. E chamou à atenção dos responsáveis do Anderlecth. Estes não hesitaram em contratá-lo por uma boa maquia - os números nunca foram divulgados - e começaram por colocá-lo a jogar na equipa dos juniores. Em três anos o jovem actuou em 88 jogos e apontou 126 golos. No final de 2009 foi promovido à equipa principal do Anderlecth para treinar com o conjunto de titulares. Já começavam a chegar as propostas mas o clube apressou-se a oferecer-lhe um contrato de três anos. O avançado assinou sem problemas e uma semana depois estreava-se na Liga Jupiter Belga. Não marcou mas na semana seguinte voltou a jogar como suplente e desta vez sim, apontou o seu primeiro golo como profissional. E tornou-se no mais jovem goleador da liga belga.

 

Este ano a sua ascensão foi meteórica. Aos 16 anos não é ainda titular mas é sempre a primeira opção do actual lider da liga belga. Actuou já em 15 jogos e apontou 9 golos. É um dos melhores marcadores da liga e na passada semana fez história ao apontar o seu primeiro golo nas provas europeias. Um golo diante do Ajax, curiosamente a base da formação europeia, que o tornou no terceiro mais jovem goleador da prova, ultrapassando outro prodigio que despontou este ano, o basco Iker Muniain. Um golo que valeu ouro para o seu clube e que o catapultou de novo para as primeiras páginas. O Chelsea procura nele o sucessor do marfilenho Drogba, enquanto que Barcelona, Inter, AC Milan, Arsenal, Man Utd, Bayern e Real Madrid já fizeram saber que estão interessados na pérola belga. Ainda internacional sub-21, o novo seleccionador belga, Dick Advocaat, já fez saber que conta com ele para a anunciada revolução que abrirá passo a outras promessas como Witsel, Defour, Dembele, van den Borre, Kompany e companhia.

Possante e alto (tem 1m92), o jovem Romelu Kukaku é o protótipo de touro de área que revoluciona qualquer jogo. Incapaz de domar pela defesa, descai habitualmente no flanco onde pode utilizar todo o poder explosivo que o transforma numa máquina goleadora. Os seus números são perfeitamente anormais para a sua precoce idade. O futuro pertence-lhe por completo. Lukaku é um nome de ouro a reter para o depois de amanhã!

 



Miguel Lourenço Pereira às 20:12 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Ya existe Avenida Eusebio, Estadio da Luz; NO EXIS...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO