Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2009

José Mourinho não se livra dos reencontros amargos. O FC Porto enfrenta um rival a quem pode olhar nos olhos. Alex Ferguson volta a ter de viajar até Milão. E os grandes espanhóis agradecem a crueza do sorteio. A Europa parou durante breves minutos. Sem grandes novidades, a nata deve prosseguir o seu caminho e manter o status quo de uma competição cada vez mais previsível.

Haverá poucos descontentes com este sorteio dos Oitavos de Final da Champions League.

Um deles é certamente José Mourinho. Depois dos reencontros contra o FC Porto quando estava em Stanford Bridge, da repetição do duelo contra Ferguson ou a enésima viagem até ao Camp Nou, agora o Inter terá de ir a Londres. A um estádio que o técnico conhece demasiado bem. E depois de ter defrontado a melhor equipa da época passada o Inter defrontará a melhor deste ano. É caso para dizer que a malapata vai perseguindo o homem a quem nada nunca é perdoado se não vier acompanhado do cintilante trofeu europeu. Uma eliminação precoce - pelo segundo ano consecutivo - pode mesmo antecipar a sua estância em S. Siro. O duelo grande deste sorteio é, a todos os titulos, desigual. O Chelsea é hoje a equipa mais sólida do futebol europeu. A velha guarda que Mourinho ajudou a moldar (Cech, Terry, Lampard, Carvalho, Essien, Mikel, Cole, Drogba, Ballack) foi refrescada com sangue novo e com um técnico detalhista e que encaixou como uma luva num projecto que tem tudo para acabar bem em Maio. Perante essa máquina de futebol ofensivo o trapalhão e inconstante Inter terá de oferecer uma figura bem melhor da que lhe fomos vendo este ano. Será a cereja no topo do bolo de uma ronda sem grandes surpesas.

 

Curiosamente está em Milão o outro duelo chave desta eliminatória. Depois de há três anos o Manchester United ter sido derrotado pelo AC Milan, que viria a sagrar-se campeão europeu, Alex Ferguson volta a terras italianas. Agora espera-o o jovem Leonardo e uma equipa que vai crescendo a pouco e pouco. Para Fevereiro ainda falta muito mas, neste momento, a balança está claramente desequilibrada a favor dos Red Devils. Mas que não se confiem em Old Trafford porque não só Ronaldinho está a começar a assumir um papel onde se sente cómodo como as ausências de Tevez e Cristiano Ronaldo ainda não foram devidamente cobertas. E isso conta, e muito.

Por outro lado os grandes de Espanha agradecem o sorteio. Ao campeão europeu tocou-lhe o rival mais acessível. O Estugarda alemão apurou-se de forma tremida e vive no limbo depois do despedimento de Markus Babbell. Navega na parte baixa da Bundesliga e parece ser presa fácil para o Pep Team que assim terá de esperar até ter nova prova de fogo. O Sevilla, por outro lado, terá uma dificil deslocação até Moscovo mas o CSKA é um rival bastante acessível para o onze de Jimenez que procura lograr a sua melhor prestação na prova rainha do futebol europeu. Por fim o Real Madrid tem um duelo fulcral. Eliminado nos Oitavos de Final nos últimos 5 anos, o duelo contra o Lyon será fundamental para testar o verdadeiro valor da equipa. Os merengues são os claros favoritos mas o Lyon é um osso duro de roer. Será uma das eliminatórias mais apetecíveis.

Quanto ao FC Porto, pode dizer-se que o sorteio foi agradável. Evitando os grandes da Europa os comandados de Jesualdo Ferreira terão de medir forças com uma equipa que conhecem bem, o Arsenal. É verdade que o técnico tem um péssimo registo com equipas inglesas e o próprio FC Porto treme sempre que viaja a terras britânicas. Mas também é certo que o Arsenal, apesar do bom jogo exibido, era o cabeça-de-serie mas acessível. Sem Robbie van Persie no ataque e com um plantel bastante curto e permeável a lesões, os comandados de Wenger funcionam bem no meio campo mas são débeis na defesa e pouco eficazes à frente. Por outro lado os dragões jogam com o facto de estarem em clara subida de forma e será de esperar que em Fevereiro a equipa esteja na máxima força. Será uma eliminatória equilibrada, sem favoritismos prévios. O primeiro jogo é no Dragão e será fundamental conquistar um resultado positivo - leia-se vitória - para suportar o habitual sofrimento que implica viajar até Inglaterra.

Quanto aos restantes encontros, destaque para o Girondins de Bordeaux que tem todas as condições de fazer história e estrear-se nos Quartos de Final da prova e do Bayern Munchen, que depois da vitória histórica em Turim parece estar claramente a subir de forma. A Fiorentina provou ser um rival complicado, mas os bávaros partem como favoritos.

O formato da prova implica um novo sorteio onde já serão definidos todos os caminhos rumo à final do Bernabeu em Maio. No entanto a falta de jogos aliciantes espelha bem a previsibilidade que o torneio foi conquistando nos últimos anos. As poucas surpresas no apuramento da fase de grupos e a ausência de grandes candidatos no pote 2 - dos não-cabeças de série - leva a que o adepto tenha de esperar mais uma eliminatória até chegarem os jogos verdadeiramente a doer. Claro que ao adepto, isso pouco importa. Todos arrancam com os seus favoritos e agora não há margem de manobra nem contas a calculadora. Agora é a doer e a Europa começa a engalanar-se para descobrir no meio da floresta a árvore mais bela. 

 



Miguel Lourenço Pereira às 11:29 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO