Terça-feira, 29 de Dezembro de 2009

Numa era em que o Celtic reinava na Escócia a chegada de Jock Wallace a Ibrox Park significou uma inflecção na história do futebol escocês. O Glasgow Rangers superou os fantasmas do passado e o seu mentor tornou-se numa das mais amadas referências do futebol britânico.

 

Jock Wallace foi um modesto guarda-redes de equipas das divisões inferiores e poucos dos seus colegas lhe auguravam um grande futuro quando lhes comunicou que queria ser treinador de futebol. Uma ambição que este filho de Wallyford, nascido em Setembro de 1935, há muito acalentava. Filho de um celebre guarda-redes do Blackpool e Derby County, Jock Wallace não sobreviveu à alargada sombra paternal no terreno de jogo. Mas no banco a conversa foi bem distinta. Em 1966, ano histórico para o futebol britânico, assumiu o posto de jogador-treinador do modestíssimo Berwick Rangers. A equipa militava na terceira divisão da liga escosesa e vivia totalmente no anonimato. Até que o seu veloz 4-4-2 surpreendeu um dia o Glasgow Rangers em pleno Ibrox Park. Era um jogo da Taça da Escócia e Wallace entrava pela primeira no estádio que frequentava em pequeno como adepto. E que aprenderia a venerá-lo como a nenhum outro. Nessa fria tarde de Outono o Berwick venceu por 3-0 aos poderosos Rangers e fez história. Rapidamente o seu nome saltou para as primeiras páginas e no ano seguinte o técnico foi contratado pelo Hearts of Middlothian. A experiência durou pouco mas em Ibrox ninguém esquecera a sua ousadia.

 

Em 1970 o manager dos Rangers, Willie Waddell, ofereceu-lhe o posto de treinador adjunto. Jock Wallace aceitou e tornou-se fundamental na reestruturação de um clube que viva à sombra do rival, o Celtic. A equipa sobreviveu ao drama que se abateu sob o estádio - que provocou a morte a 66 adeptos depois de um golo de último hora ter feito muitos dos que já tinham abandonado o estádio a voltar precipitadamente. No entanto, a meio do ano os distúrbios dos adeptos do Rangers num jogo europeu levaram á demissão de Waddell. A direcção, satisfeita com o trabalho de técnico e olheiro de Wallace, entregaram-lhe a equipa de forma provisional até final de temporada. Uma temporada histórica. O Glasgow Rangers continuou a sua caminhada europeia e venceu em Maio a final da Taça das Taças no Camp Nou diante do Dinamo Moskva. Seria a única vitória europeia da sua história e o nome de Wallace começou a ombrear com o de Jock Stein, o grande mentor do eterno rival. A época seguinte, a primeira de Wallace ao comando do clube a 100%, levou o Rangers a novo triunfo, a Taça da Escócia. Na liga terminaram a apenas dois pontos do Celtic que vencia o seu 9 titulo consecutivo. E último. Na época de 1974-75 o Glasgow Rangers voltou finalmente aos triunfos. Uma temporada de sonho onde os de Ibrox mantiveram a sua invencibilidade ao largo de grande parte da época e acabaram com a malapata que os perseguia. O ano seguinte viu o Celtic retomar o triunfo na prova mas os melhores anos estavam para vir. De 1976 a 1978 o Rangers venceu dois Trebles - Liga, Taça da Liga e Taça da Escócia - mostrando uma superioridade insultante.

 

Subitamente no final da temporada Wallace apresenta a sua demissão para surpresa de todos. Nunca revelou o porquê até à data da sua morte, em 1996, e os adeptos não queriam acreditar. Rumores posteriores falavam em constantes confrontos com Waddell, então director desportivo do clube. Wallace saiu de Ibrox como um dos mais bem sucedidos Managers da história do futebol escocês. Os dois anos seguintes foram passados em Leicester onde transformou uma equipa de segunda divisão numa candidata ao titulo. Levou o Leicester às meias-finais da FA Cup em 1981 e ao quinto posto na liga na primeira época na First Division. Em 1983 não resistiu ao apelo dos adeptos e voltou a pegar no Rangers que durante a sua ausência tinham voltado a cair na classificação. Por então era o Abardeen do jovem Alex Ferguson quem dominava na prova e durante os três anos que esteve em Ibrox o técnico apenas logrou duas Taças da Liga, acabando por sair derrotado de todos os duelos que travou com Ferguson. Despedido em 1986 - precisamente quando o seu novo rival fazia a viagem rumo a Manchester - o técnico ainda foi seduzido pelo calor de Sevilla onde orientou o clube local mas a experiência durou um ano. A doença de parkinson que lhe apoquentava há alguns anos obrigou-o a por um ponto final na carreira. 10 anos depois falecia deixando os adeptos do Rangers em estado de luto.

 

Jock Wallace Jr. marcou um ponto de inflexão fundamental no futebol escocês. O seu estilo de jogo ofensivo e instintivo abriu uma escola que o seu futuro rival, Alex Ferguson, viria a perpetuar. Sob o seu comando o Glasgow Rangers voltou a ser o maior clube da Escócia e ainda hoje em cada Old Firm o seu nome é lembrado com uma tarja em Ibrox, um estádio que nunca o esquecerá.  



Miguel Lourenço Pereira às 16:06 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO