Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2009

Com a profunda crise financeira que assola o campeonato argentino os últimos anos têm sido pródigas em surpresas. Mas nenhuma tão grande como a do Banfield. O modesto clube dos subúrbios de Buenos Aires nunca tinha ganho nenhuma prova no duplo campeonato argentino. Para os verde-e-brancos 2010 será um ano inesquecível...

Nem foi preciso ganhar. A derrota mais feliz. Uma loucura impensável. No mitico La Bombonera foram poucos os lugares para os fanáticos do pequeno clube buenarense. As noticias que vinham do jogo do Newell´s Old Boys dispararam a euforia. A derrota dos rivais era suficiente para consagrar o modesto Banfield como vencedor do Torneo de Apertura. O primeiro triunfo no futebol argentino de um dos clubes mais modestos da liga. Sem um historial passado, sem grandes estrelas no presente, o Banfield trabalhou mais e melhor que todos os outros. E com essa naturalidade arrecadou um trofeu que há três semanas ninguém pensava que poderia suceder. A partir do momento em que treparam para o primeiro posto, os jogadores de Julio Falcioni nunca mais falharam. Apesar da critica sob o mau jogo exibido em campo na etapa final da prova, o técnico foi cabaz. A equipa não joga bonito, mas vais à frente. E assim foi, até ao final.

 

O San Lorenzo de Almagro ajudou à festa mas o titulo parecia uma certeza no coração dos adeptos de um clube centenário mas modesto. A equipa teve apenas duas derrotas na prova. Uma, imediatamente a abrir o campeonato. Outra, a fechar. Pelo meio 17 jogos sem perder que foram suficientes para garantir a supremacia sobre os grandes favoritos. E se o River Plate e o Boca Juniores rapidamente mostraram que esta prova não era para eles, os rivais directos Newells, San Lorenzo e Estudiantes também foram batidos sucessivamente pelo modesto Banfield. Ontem foram 5 mil no Bombonera e muitas mais nas ruas do pequeno subúrbio a sul da capital argentina. Uma festa inédita.

A equipa de Falcioni não aguentou o killer instinct de Martin Palermo, autor dos dois golos do conjunto xeneize. Mas a cabeça deles há muito que tinha abandonado o relvado ao saber das noticias que vinham do campo do rival, que até tinha a vantagem de jogar diante dos seus adeptos em Rosario.

Apesar de não ter feito o gosto ao pé no jogo decisivo - que afinal nem o foi - foram os 14 golos de Santiago Silva que ajudaram a fazer história. O dianteiro uruguaio, um de muitos jogadores charrua que compõe o onze do Banfield, foi determinante ao longo da temporada e acabou por ser eleito o Melhor Jogador e Marcador do Torneo Apertura 2009. Ao seu lado, os fieis escudeiros, Sebastian Fernandez - médio de qualidade superior - e o jovem Joaquin Rodriguez, um extremo promissor, lideraram a carga do modesto Banfield.

A modesta equipa sabe que o feito logrado este fim-de-semana ecoará durante largos anos nos livros de história. Num campeonato controlado de forma a que os grandes clubes nunca descam de divisão e acabem sempre por pairar sobre os primeiros postos é altamente complicado um clube tão pequeno ficar com o troféu. Muito mais retê-lo. A equipa sabe que o próximo Torneo Clausura será o oposto do que acabou de viver. De surpresa passarão a favoritos e é muito provavel que os seus melhores jogadores deixem a equipa. Mas para os adeptos o futuro não conta. Depois de anos a lamentar-se dos erros do passado, agora a "hinchada del Taladro" desfruta, pela primeira vez, do presente. E todos sabemos que a primeira vez sabe sempre muito melhor...

 


Categorias: ,

Miguel Lourenço Pereira às 10:44 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Ya existe Avenida Eusebio, Estadio da Luz; NO EXIS...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO