Sexta-feira, 27 de Novembro de 2009

A poucos dias da oficialização do novo detentor do Ballon D´Or, as casas de apostas parecem não ter dúvidas. O argentino Lionel Messi é o máximo favorito para vencer o mais prestigiado trofeu individual do mundo futebolistico. Fala-se sempre no duelo entre o argentino e Cristiano Ronaldo. Muitos lembram a velocidade de Andrés Iniesta, o faro de golo de Samuel Etoo e Fernando Torres ou a classe de Frank Lampard. Mas antes de que a realidade rompa a ilusão, deixamos aqui as 10 razões porque o mitico trofeu deveria pertencer a outro blaugrana de excelência: Xavi Hernandez Creus...

 

1 - Xavi Hernandez é um dos jogadores actuais com melhor palmarés desportivo. O médio do Barcelona tem no seu historial 2 Champions League, 4 Ligas Espanholas, 1 Europeu de Selecções, 1 Supertaça Europeia, 1 Mundial de Juniores, 2 Taças do Rei e 2 Supertaças de Espanha.

 

2 - Aos 29 anos, Xavi está no culminar da sua carreira desportiva. Estreou-se pela mão de Louis van Gaal na equipa principal do Barcelona em 1998 e foi imediatamente visto como o sucessor natural de Pep Guardiola. Com a chegada de Frank Rijkaard passou a jogar mais adiantado no terreno tornando-se no maestro do jogo do Barcelona e da selecção espanhola, com quem ganhou tudo o que havia para ganhar.

 

3 - Foi eleito o Melhor Medio da última edição da Champions League recebendo igualmente a distinção de melhor jogador da final onde assistiu os dois golos da equipa catalã. Foi igualmente eleito MVP do último Europeu de futebol.

 

4 - É actualmente o médio criativo mais desiquilibrante do futebol mundial. Pauta o jogo de dois campeões europeus - de clubes e selecções - e é o principal responsável pelo fio de jogo elogiado no Pep Team. O jogo do Barcelona e da selecção de Espanha passa todo pelos seus pés.

 

5 - A sua ausência no onze de Guardiola significa, quase sempre, problemas para o técnico. Ao contrário das suas estrelas mais cintilantes, sem as quais o Barcelona já provou saber vencer, sem Xavi em campo a máquina azulgrana perde completamente o rumo.

 

6 - É o espelho do futebolista como artista. Não tem a força fisica nem é tão completo como Cristiano Ronaldo. Não possuiu o sprint e a finta desconcertante de Lionel Messi. Mas reune em si todas as caracteristicas de um criativo de excepção, eximio nas bolas paradas, com um remate letal e uma visão de jogo de mestre de xadrez.

 

7 - É o simbolo número 1 do Barcelona. Producto de La Masia, encarna todos os ideais do estilo de jogo do clube catalão. Capitão na ausência de Charles Puyol, demonstra uma total fidelidade à causa azulgrana tendo rejeitado por diversas vezes a transferência para o estrangeiro, apesar das ofertas de AC Milan, Inter, Chelsea e Manchester United.

 

8 - Disputou em 10 anos 475 jogos ao serviço do Barcelona e 82 pela selecção espanhola. No total apontou 55 golos ao largo da sua carreira e hoje é o atleta do Barcelona com mais jogos nas provas europeias e o segundo com mais encontros na liga espanhola. Exceptuando uma tormentosa lesão que o afastou da final da Champions League de 2006, manteve uma impecável folha de lesões e cartões que o levaram a ser eleito, por três vezes, o jogador com mais fair-play da liga espanhola segundo a revista Don Balon. Um exemplo de profissionalismo e fair-play recompensado pela UEFA ao outorgar-lhe o titulo de capitão da sua selecção ideal em 2008 e 2009.

 

9 - Ao contrário dos seus mais directos rivais, Xavi Hernandez mantém o seu mesmo estilo de jogo e nível exibicional no seu clube - FC Barcelona - e na sua selecção. É a chave do jogo dos comandados de Vicente del Bosque e foi fulcral na caminhada de La Roja para o próximo Mundial.

 

10 - Num prémio criado para eleger o melhor de um ano, o vencedor devia resultar no jogador mais decisivo durante esse periodo de tempo. Ao contrário de Cristiano Ronaldo - apagado no ínicio do ano e lesionado grande parte do final de 2009 - e Lionel Messi, que vive esta época uma clara baixa de forma do que se pode constatar na época passada, o número 6 do Barcelona manteve o mesmo ritmo de jogo durante todo o ano, tendo sido decisivo nas diferentes provas em que participou ao serviço do Barcelona. Desde o último desafio contra ao Inter às eliminatórias da passada edição da Champions League, sem esquecer a histórica vitória do Barcelona no Santiago Bernabeu por 2-6.



Miguel Lourenço Pereira às 05:47 | link do post | comentar

6 comentários:
De Jorge Bertocchini a 27 de Novembro de 2009 às 08:56
concordo a 100%, muito embora seja um óbvio fã de Messi, como toda a malta que gosta da bola corrida e do espectáculo, mas Xavi é o símbolo da organização e do controlo do meio-campo, tão importante para o futebol actual. é naquela posição que gostava de ser feliz :)


De Miguel Lourenço Pereira a 27 de Novembro de 2009 às 11:16
O Messi é um excelente jogador não é o fiel da balança deste Barcelona ao contrário do que poderiam ser, nas suas equipas anteriores, C. Ronaldo, Kaka, Diego, Gourcouff, Ribery, Lampard ou Gerrard. É um jogador desiquilibrante como poucos mas que precisa de um bom colectivo para ter liberdade. O seu grande jogo deriva do triangulo magico que montou Guardiola entre ele, Dani Alves e Xavi. Analisando friamente as estatisticas a esmagadora maioria dos golos de Messi resultam de assistencias destes dois. Principalmente do maestro.

Sei que será o argentino a ganhar e Xavi ficará em 3, atrás de CR9, mas se havia uma oportunidade de premiar realmente um jogador de classe mundial, um dos melhores da década, seria esta.

um abraço


De Pedro a 28 de Novembro de 2009 às 13:05
Só posso concordar com tudo o que aqui foi dito.
Estes prémios vivem para os jogadores fantasioso de dribles...é uma pena porque o futebol espectáculo , o verdadeiro não é a quantidade de "coxas", "cabritos", "fintas", etc mas sim de um futebol colectivo que chega ao ponto de jogar entre si a um toque - demonstrando uma capacidade de deslocações e inteligência de jogo. É por este último argumento que considero que o Barça é a equipa actual que melhor pratica futebol.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Só posso concordar com tudo o que aqui foi dito. <BR>Estes prémios vivem para os jogadores fantasioso de dribles...é uma pena porque o futebol espectáculo , o verdadeiro não é a quantidade de "coxas", "cabritos", "fintas", etc mas sim de um futebol colectivo que chega ao ponto de jogar entre si a um toque - demonstrando uma capacidade de deslocações e inteligência de jogo. É por este último argumento que considero que o Barça é a equipa actual que melhor pratica futebol. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>CR</A> ou Messi , ambos são fantásticos .diferentes, exaltam o êxtase que há em nós, mas para quem entende realmente futebol, é a construção estratégica e mental de um jogador como oXavi que torna este futebol bonito orgástico .


De lonelycharme a 7 de Novembro de 2010 às 01:09
Lionel DELASSE -LA VERITE SUR LES IDOLES DES JEUNES
http://www.ustream.tv/recorded/7458858
http://vimeo.com/13726005


De matheus da silva costa a 18 de Julho de 2015 às 02:10
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da historia do barcelena e da selecao espanhola ja era para ter ganhado o premio ee melhor jogador do mundo a muito tempo ja


De matheus da silva costa a 18 de Julho de 2015 às 02:10
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da historia do barcelena e da selecao espanhola ja era para ter ganhado o premio ee melhor jogador do mundo a muito tempo ja


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO