Quinta-feira, 22 de Outubro de 2009

A péssima temporada do Atlético de Madrid e o empate logrado por cipriotas em Madrid deixava a ideia de que o Apoel podia ser mais do que um convidado especial a esta festa a três. Jesualdo pediu prudência mas o conjunto do Chipre foi um animal totalmente inofensivo. E acabou por ser o próprio FC Porto, uma vez mais, a fazer sofrer os seus adeptos de forma desnecessária. Como tem sido recorrente no consulado do técnico que ontem logrou a vitória 100 de dragão ao peito.

Dizer que o primeiro remate de verdade do Apoel surgiu aos 66 minutos já diz muito sobre o potencial da equipa cipriota. O conjunto orientado por Ivan Jovanovic tinha surpreendido os rivais ao empatar em Madrid e a aguentar largos minutos ante o todo poderoso Chelsea, antes de finalmente sucumbir pela minima. Mas rapidamente se percebeu sobre o relvado encharcado que a equipa a equipar de laranja tinha poucos argumentos para incomodar Helton. Mas, hellas, acabou por ser o Apoel a adiantar-se no marcador. Face à total inoperância ofensiva do ataque portista foi um erro defensivo monumental dos azuis e brancos, partilhado a meias entre Helton e Alvaro Pereira, que fez mover pela primeira vez o placard. Os cerca de 30 mil estoicos que se tinham deslocado ao Dragão em noite de temporal nem queriam acreditar. Mas ao contrário do anunciado, não foram os méritos rivais a atirar os dragões às cordas. Foi mais um erro de palmatória do meio campo portista, com a colaboração da defesa, a obrigar os campeões nacionais a uma reviravolta obrigatória.

 

Valeu ao FC Porto ontem ter estado Hulk em campo. No verdadeiro sentido da palavra.

O avançado brasileiro, figura de corpo presente ao largo de toda a temporada, provou estar a subir de forma ao incomodar por diversas vezes a defesa comandada pelo veterano Chiotis. E depois de mais um erro defensivo, desta vez da defesa do Apoel, coube-lhe igualar o marcador. Passe de Falcao, sempre oportuno, e golo merecido do número 12. Ao jogador, pelo esforço, quelhe permite também abrir a contagem na prova rainha europeia. E á equipa que tinha recuperado bem do hara-kiri da sua defesa. Apesar do meio campo de péssimo nível apresentado pelo técnico, com Raul Meireles e Mariano Gonzalez a fazerem deles próprios - com toda a inoperância que isso conleva - coube a Rodriguez e Hulk agitar o jogo. Por diversas vezes os cipriotas viram-se em sarilhos mas a equipa ia benificiando da já celebre falta de pontaria portista. Voltou a ser, aliás, uma infantilidade defensiva, a repor a justiça no marcador. Elia deixa o braço ficar e o árbitro apita para penalty. Hulk não falha e consuma a reviravolta. Merecida mas sempre à base de erros e serviços minimos. Esperava-se a partir daí uma avalanche ofensiva dos dragões mas quem despertou foi o Apoel. O seu crack, Charalambides, tentou bater de novo Helton mas voltou a mostrar a mesma (falta de) pontaria que já o tinha celebrizado no Vicente Calderon. O tempo passava e o FC Porto teimava em adormecer o jogo em vez de matar de vez as aspirações rivais. Anunciava-se o descalabro do Atlético de Madrid em Londres e já se esfregava as mãos. A equipa estava a uma vitória da qualificação.

E para voltar a dar vida ao jogo, nada melhor que um erro de palmatória de mais um atleta azul e branco. Mariano Gonzalez perdeu a cabeça e obrigou praticamente o árbitro a expulsá-lo. O Apoel quer reentrar no jogo e o FC Porto mostra-se incapaz de o resolver com um golpe de autoridade. Guarin e Farias, recém-entrados, não fazem melhor papel que Rodriguez e Falcao, e o resultado ficou igual. O públicou celebrou, Jesualdo respirou de alivio. Ninguém quis saber do empréstimo anunciado pela SAD. Nem dos prémios do presidente. Nem da fraca qualidade de jogo. Nem dos erros constantes da defesa e do ataque. Foram três pontos decisivos para praticamente selar o apuramento. Basta uma vitória em três jogos para repetir a viagem aos Oitavos de Final. E hoje no Porto isso parece ser suficiente. 



Miguel Lourenço Pereira às 11:00 | link do post | comentar

2 comentários:
De Vitor Zenha a 22 de Outubro de 2009 às 12:18
Td bem grande amigo?

Mais uma vitória sem convencer ninguém...
Jogo fraquinho, visto começar-mos a jogar com 9... Meireles está um 0... e sobre o mariano já desisti de opinar.

Ganhamos sobretudo pelas ofertas dadas pelos cipriotas... e não por mérito próprio.

Vamos já com 2 meses de competição e não vejo fio condutor neste equipa... é tudo aos repelões.

Abraço e continua a opinar


De Miguel Lourenço Pereira a 26 de Outubro de 2009 às 08:51
Viva,

O jogo com a Académica confirma uma vez mais que, enquanto a SAD esfrega as mãos com prémios chorudos, a equipa não tem nenhum jogador de nível e com caracter. Dos candidatos ao titulo, é claramente a equipa em piores condições e nem sequer dá sinais de arrepiar caminho. Na Champions beneficia de um grupo acessivel, especialmente com a crise colchonera.

Em Fevereiro, quando começa a época a doer, já se verá o real nível deste FC Porto.

um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO