Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009

Fez história ao tornar-se o mais jovem bilbaino a marcar num jogo internacional mas há muito que o seu nome salta de boca em boca nos assistentes fieis do San Mamés. O Athletic Bilbao pode não ser a grande potência que já foi em Espanha mas os seus adeptos continuam à procura do seu próximo heroi, capaz de os devolver à glória. Iker Muniain é a sua última esperança.

 

Depois de anos a brilhar nas camadas jovens formadas em Lezama - a escola de formação e coração do clube basco - chegou a hora de Muniain. Jogar num clube que obriga a que todos os elementos sejam de origem basca (onde se inclui Navarra, La Rioja, País Basco francês e descendentes de bascos no estrangeiro) pode facilitar a entrada na equipa principal mas o trajecto de Muniain tem tudo menos de convencional. Aos 15 já era referenciado por Caparrós, tecnico principal do clube, como a grande jóia do futebol espanhol, uma especie de Messi basco. Chegou a entrar em algumas convocatórias mas nunca se estreou durante a passada temporada. Em Julho fez a pré-época com a equipa principal e começou a actuar regularmente nos amigáveis. Falava-se num clone de Julen Guerrero, o último crack basco de que o San Mamés se lembra, mas Muniain é um jogador explosivo. Tem um sprint invejável e uma técnica superior para a sua idade. Descai habitualmente pelo flanco direito e com Llorente promete formar uma dupla letal no ataque vizcaíno.

 

Nascido a 19 de Dezembro de 1992 em Pamplona (Navarra), o jovem cedo foi captado pela equipa de formação do Athletic de Bilbao. Em Lezama tornou-se no simbolo de uma jovem geração que se prepara para substituir uma equipa envelhecida e que tem, ano após ano, baixado drásticamente o seu nivel futebolistico e a sua posição na tabela classificativa. Apesar de chegar na época passada à final da Copa del Rey (conseguindo assim este ano marcar presença na Europe League), o Bilbao atravessa uma era complexa e a pressão já está nos ombros do jovem de apenas 16 anos. No primeiro jogo com a camisola rojiblanca, contra os suiços do Young Boys, os adeptos esperavam que resolvesse o encontro mas acabou por ver o conjunto rival a vencer em pleno San Mames. Uma semana depois a desforra com o golo da vitória que confirmou o apuramento do Bilbao para a fase de grupos. O golpe de efeito funcionou e a Muniainmania desatou-se na cidade. O facto de ter sido o mais jovem autor de um golo com a mitica camisola que no ano passado aceitou pela primeira vez receber patrocinio já lhe garante um lugar na história. Mas Muniain quer mais.

 

Se na selecção espanhola ainda não passou da equipa junior, os sub-19 que tão pobre imagem deram de si no último Europeu, a verdade é que no seu clube é já uma peça nuclear na estratégia de Caparrós. No entanto é preciso ter em atenção que Iker Muniain ainda nem cumpriu os 17 anos e que o seu melhor futebol está ainda por chegar. Há já quem aventure que será ele a grande figura do futebol de Euskadi nas próximas duas décadas.



Miguel Lourenço Pereira às 14:18 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO