Terça-feira, 15 de Setembro de 2009

Quando o Manchester United subiu ao relvado de Roma no passado mês de Maio enfrentava a melhor equipa do continente e uma velha maldição. Desde 1990 que uma equipa não logra repetir a conquista da Champions League e os Red Devils foram apenas a 19 equipa a confirmar a maldição. Este ano há 31 conjuntos à espera de que o Barcelona continue a malapata...

 

Muitos avançam que esta é a Champions League mais disputada da história. E provavelmente têm razão. Há muitas equipas históricas que regressam com a sua melhor versão (Real Madrid, Juventus, Inter, Bayern Munchen), os grandes da temporada passada (Barcelona, Man Utd, Chelsea, Liverpool) continuam fortíssimos e há sempre espaço para as surpresas (Lyon, Wolfsburg, Bordeaux, Sevilla, AZ Alkmaar, FC Porto) que desbaratam as mais previsiveis opiniões. No ano que marca igualmente o regresso a um formato mais próximo da versão original da prova (em 32 equipas 18 são campeãs nacionais)  há vários estreantes que podem surpreender enquanto se confirma a boa forma de várias ligas europeias menores como o Chipre (segunda presença consecutiva), Israel, Hungria e Bélgica.

 

Este ano é também de estreia para a grande final que será disputada pela primeira vez num sábado em Madrid no Santiago Bernabeu. Um fim de semana dedicado ao futebol, segundo Michel Platini, que Florentino Perez quer ver como o coroar do seu projecto mas que em Barcelona sonham ser a definitiva afirmação do Pep Team. A liga inglesa parece mais débil este ano face à espanhola mas a eficácia de Chelsea e Man Utd é algo a ter em conta. José Mourinho regressa como uma equipa mais à sua medida e o futebol português volta a contar apenas com um representante, o FC Porto envolvido num dos grupos mais complicados com o Apoel, Atlético de Madrid e o conjunto de Carlo Ancelloti.

 

Aproveitando o arranque da prova que se prolongará até ao próximo dia 22 de Maio, aqui fica uma pequena análise e a previsão dos apurados nos oito grupos que compõem a edição deste ano da prova por excelência do futebol europeu.

 

Grupo A

Este ano a Juventus parece recuperar a chama que apresentava no ínicio da década. A transição (in)tranquila de Claudio Ranieri deu lugar a um sólido conjunto orientado por Ciro Ferrara, antigo campeão europeu às ordens de Lippi. Com Diego como alavanca de uma equipa magistralmente equilibrada, a Vechia Signora arranca como a favorita de um grupo que recupera também outro clássico. O Bayern Munchen arrancou com o pé esquerdo na Bundesliga mas tem vindo a reencontrar-se graças à dupla Robben-Ribery. Será um osso duro de roer e apresenta-se como a equipa alemã mais em forma. De França chega o Girondins Bordeaux. A equipa de Blanc falhou por pouco o apuramento na época passada e este ano é um candidato sério a surpresa do ano. Apurar-se num grupo complicado parece ser o primeiro desafio para Gourcouff e companhia enquanto que ao Maccabi Haiffa resta esperar que a desgastante viagem a Israel sirva como ponto a favor nesta estreia israelita na prova.

 

Previsão: Juventus, Girondins Bordeaux

 

Grupo B

O vice-campeão europeu não está tão forte (Cristiano Ronaldo e Tevez foram fulcrais na campanha passada) mas continua a ser um dos máximos favoritos ao titulo. Um bom arranque na Premier é um cartão de visita inconsequente para uma equipa temida por tudo e todos. Já o Wolfsburg passou o último mês a destroçar a opinião daqueles que viam a equipa alemã como fortissima candidata a surpresa do ano. Um péssimo arranque na prova doméstica retira favoritismo ao conjunto que disputará com o CSKA Moscow e o Bessiktas o apuramento para a próxima fase.

 

Previsão: Manchester United, Wolfsburg

 

Grupo C

Três antigos campeões europeus em horas baixas e uma estreia absoluta. O Zurich vem a esta festa apenas para participar porque as contas resumem-se provavelmente aos confrontos directos entre AC Milan, Real Madrid e Olympique Marseille. O conjunto espanhol parte em clara vantagem por ter montado uma verdadeira esquadra de estrelas deixando provavelmente a milaneses (que não conseguem levantar a cabeça em casa) e marselheses (o mais débil dos conjuntos franceses em prova) a luta pelo segundo posto.

 

Previsão: Real Madrid, AC Milan

 

Grupo D

O FC Porto tem fama de arrancar mal a prestação europeia e começar em Stanford Bridge não ajuda. O Chelsea é - a par de Barcelona, Man Utd e Real Madrid - o grande favorito a levantar o troféu e deverá vencer o grupo tranquilamente. Aos dragões e colchoneros ficará reservada a luta pelo segundo lugar. O conjunto português tem mais experiência e o ano passado eliminou os madrileños, mas sem vencer nenhum encontro. O Atlético de Madrid vive outra crise instuticional mas o poder ofensivo de Forlan e Aguero pode revelar-se decisivo. O Apoel procurará emitar os feitos do Anorthosis mas o grupo parece complexo demais para o conjunto cipriota.

 

Previsão: Chelsea, FC Porto

 

Grupo E

Um arranque tremido do Liverpool não apaga o facto de Rafa Benitez ser um perito em provas a eliminar. O conjunto inglês é sempre mais favorito na Champions do que na Premier e este ano arranque com um grupo acessível mas traiçoeiro. O Lyon parece ter recuperado da depressão do ano passado e a Fiorentina já provou ser um osso muito duro de roer. Os hungaros do Debrecen farão de tudo para provar a subida de nível do futebol magiar mas deverão limitar a lutar pelo terceiro posto, que continua a dar acesso à Europe League.

 

Previsão: Olympique Lyon, Liverpool

 

Grupo F

Juntar Etoo e Guardiola ou Mourinho e Ibrahimovic parece irónico demais para ser real. Mas Barcelona e Inter repartem as atenções no grupo mais complicado de toda a fase de grupos. Os catalães são favoritos mas os italianos parecem estar no bom caminho para voltar às grandes noites europeias e o duelo será até ao final. Pelo meio duas deslocações temiveis ao leste. O Dinamo de Kiev, de Aliev, Milevsky e Shevhchenko já mostrou no ano passado na Taça UEFA que pode ser competitivo e o Rubin Kazan é um desconhecido mas viajar para lá de Moscovo será tarefa titântica para qualquer conjunto.

 

Previsão: Barcelona, Inter

 

Grupo G

Se o F é o grupo mais complicado o G é certamente o mais acessível dos oito. Sevilla lidera uma armada de equipas de nivel médio europeu que lutarão até ao fim para conseguir os milhões do apuramento. Dos alemães do Sttutgart aos escoceses do Glasgow Rangers sem esquecer os romenos do Unirea (ainda está viva a memória do Cluj), a falta de um favorito claro deixa tudo em aberto. E com os grandes a suspirar por sacar daqui o seu rival na fase seguinte.

 

Previsão: Sevilla, Sttutgart

 

Grupo H

Para os amantes do beautiful game o grupo mais estético dos oito em disputa. O belo futebol do Arsenal de Arsene Wenger encontra rivais à altura nos campeões belga e holandês. O Standard Liege de Lazlo Boloni apresenta a nova geração do futebol belga enquanto que o AZ Alkmaar tenta sobreviver à era pós-van Gaal sem perder o perfume do seu futebol. Pelo meio o pragmatismo do Olympiaikos pode complicar as contas a qualquer um.

 

Previsão: Arsenal, AZ Alkmaar 



Miguel Lourenço Pereira às 16:14 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO