Terça-feira, 15 de Setembro de 2009

A partir de hoje arranca mais uma temporada europeia a sério. Passados os trâmites das eliminatórias e pré-eliminatórias, onde lá se foi separando o trigo do joio, o futebol europeu arranca para a nova Champions. Uma prova refrescada e rejuvenescida e tudo graças ao novo modelo aplicado por Michel Platini. Ao presidente da UEFA um sincero obrigado.

 

18 campeões estarão em campo, um recorde desde que a prova número um do futebol europeu se alargou a 32 equipas. Mais da metade dos rivais no terreno de jogo ostentarão o titulo de campeão nacional, a base sob a qual se desenvolveu a Taça dos Campeões Europeus durante largas décadas. No fundo a redistribuição das equipas na fase de grupos e a criação de um play-off de apuramento que separa os campeões nacionais dos terceiros e quartos classificados das restantes ligas, é um passo na direcção certa do que deve ser uma prova europeia. Aberta a tudo e a todos. Uma prova que seja o oposto da mirabolante ideia da Superliga europeia defendida pelas clubes grandes. Uma prova onde há lugar para o Apoel, Debrecen, Zurich e companhia. Uma prova justa e cada vez mais interessante.

 

Aos suspeitos do costume juntam-se muitas caras novas, também resultado da interessante época que se viveu no ano passado na Europa. Dos 18 campeões nacionais há um pouco de tudo. Desde os inevitáveis Barcelona, Dynamo Kiev, Manchester United, FC Porto ou Inter às surpresas Wolfsburg, Bordeaux, Rubin Kazan ou Olympiakos. E o novo ranking da UEFA abriu as portas a Unirea, Standard Liege, Rangers, BessiktasAZ Alkmaar. A estes juntam-se ainda os campeões da pré-eliminatória (Apoel, Debrecen, Zurich, Macabbi Haiffa)  num cenário repleto de estreias e potenciais surpresas. É claro que Inglaterra, Espanha e Itália continuam a enviar 4 equipas (estão todas presentes) e que há vários continentes com mais do que um representante, o que não é o caso de Portugal face à prematura eliminação do Sporting. Mas o panorama é claro e o sorteio espelha-o bem. O futebol europeu está mais justo e é possível imaginar AZ, Standard, Rangers, Rubin,Wolfsburg ou Bordeaux a disputar um lugar nos oitavos-de-final.

 

Os criticos falam em desiquilibrios entre os grandes e os pequenos mas esquecem-se de que só deste modo é possível aos mais pequenos crescerem e afirmarem-se no espectro europeu. As vitórias de Steaua ou Estrela Vermelha no passado só sucederam porque não havia um esquema pré-definido que eliminasse os campeões de paises tão humildes na cena europeia. Pode ser que o Real Madrid acabe por golear o Debreceni ou o Apoel caía em Londres de forma estrepitosa. Mas o ano passado lançou o alerta e o futuro está aí para quem o quiser ver.

 

O futebol europeu só tem a ganhar com uma Champions League para todos. Divulgar-se-ão novos craques, novos conjuntos, novos recantos deste continente e a festa deixará de ser um exclusivo daqueles que já têm tudo e teimam em nunca dar nada...



Miguel Lourenço Pereira às 02:01 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO