Quinta-feira, 30 de Abril de 2009

Um derby é sempre um derby. Quando em causa está uma presença numa final europeia a tensão sobe ao máximo.

Hoje a Alemanha e Ucrania vão parar durante 90 minutos. Para a semana que vem, poucos serão os adeptos que ainda tenham unhas nas mãos. Está claro que a final da Taça UEFA deste ano é um duelo ucraniano-germanico. Mas isso é o menos. O interessante aqui são as equipas em jogo, dois derbys quentes, muito quentes, que já deram muito que falar no passado. Da mesma forma que ao Real Madrid soube especialmente bem vencer a sua nona Champions League, depois de eliminar o Barcelona nas meias no Camp Nou. Da mesma forma que o Chelsea chegou à final do ano passado tirando finalmente a espinha do Liverpool, que há tanto tempo tinha atravessada, este ano a UEFA dá lugar a dois dos mais emocionantes dueles dos palcos europeus.

 

O norte da Alemanha sempre foi uma das zonas do país onde o futebol foi visto com grande paixão. Longe do jogo fisico praticado no Leste e Sul, o toque de bola sempre foi uma qualidade habitual das equipas da zona hanseática. E entre elas há dois rivais especiais: Werder Bremen e Hamburgo. O primeiro pratica um futebol ofensivo e extremamente atractivo. Thomas Schaaf pegou na equipa, soube recoloca-la nos lugares de topo, e apesar de este ano estar já fora da luta pelos lugares europeus, a campanha do Werder Bremen tem sido excelente. Boas prestações na Champions, a caminho da final da Taça da Alemanha, é o grande favorito para vencer a prova. Conta com o jogador mais desiquilbrador (Diego, que o FC Porto nunca soube aproveitar) e uma linha ofensiva de respeito.

Mas atenção. Se há equipa capaz de travar o futebol ofensivo dos verdes essa é o Hamburgo. Cidade rival há séculos, os de Hamburgo ostentam uma Champions League e várias Bundesliga no historial. Mas há anos que não estão na alta roda europeia. O vento de mudança parece ser real esta temporada, e depois de uma excelente partida na segunda mão dos oitavos de final, o Hamburgo está preparado para lutar pelo titulo. Resta saber se a derrota contra os rivais de hoje na meia-final da Taça da Alemanha vai servir como motivação...ou como elemento destabilizador de um dos candidatos ao titulo.

 

Do outro lado está o futebol ucraniano, que recuperou o prestigio perdido desde o desaparecimento da URSS. Nos anos dourados do futebol soviético, o Dynamo Kiev era o emblema mais importante do futebol da Europa Comunista. Agora continua a se-lo, mas apenas do campeonato ucraniano, que tem dominado com relativo à vontade. A morte de Lobanovsky coincidiu com a ascensão do Shaktar Donetsk. O clube rival do Dynamo conquistou tres titulos de campeão nos últimos anos e graças a uma talentosa brigada de brasileiras afirmou-se como um habitual das competições europeias. Mas nunca tinha chegado tão longe. É a oportunidade de fazer história, algo que o seu rival da capital conhece bem, já que conta com duas Taças das Taças e uma Supertaça Europeia nas vitrines. Milevsky liderará o exército de Kiev, favorito neste jogo, mas um duelo do leste da Europa é sempre algo previsivel. O campeonato local é liderado pelo Dynamo com uma ampla vantagem sobre o clube de Donetsk. Mas este jogo é a eliminar e tudo pode passar.

 

O que é certo é que, seja qual for o vencedor da competição, a vitória terá sempre um sabor especial.



Miguel Lourenço Pereira às 16:01 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO