Sábado, 25 de Julho de 2009

De todos os clubes europeus há sempre aqueles que se tornam em símbolos indiscutíveis de um estilo, uma politica, uma forma de estar. No universo da formação de talentos o grande referente mundial ainda hoje é o Ajax Amsterdam. Mas o gigante holandês vive uma crise profunda – até na própria criação de talentos – e cada vez mais se vão descobrindo clubes que lhe seguem de muito perto. Sporting, Bordeaux, Villarreal, West Ham Utd ou AZ Alkmaar são um bom exemplo mas hoje em dia o clube mais fascinante no universo da formação vive numa Belgrado reconstruída e pronta para os desafios do novo século. Bem vindos à escola Partizan.

 
Dentro da história Jugoslávia o Partizan Belgrado é um dos clubes míticos. Apesar de não ter logrado os títulos, nacionais e europeus do eterno rival Crvena Zvezda (que conta com uma Taça dos Campeões no curriculum), é uma das máximas referências da Europa de Leste e uma verdadeira fábrica de génios. Do campo do Partizan ao longo dos anos foram saindo jovens talentosos, preparados a demonstrar o perfume do futebol a quem muitos apelidaram de “Brasil dos Balcãs” no resto da Europa. Jogadores do nível de Radomir Antic, Pedja Mijatovic, Savo Milosevic ou Mateza Kezman no passado e Darko Lazovic, a actuar no ataque do PSV, ou ainda Stefan Jovetic, nova estrela máxima da Fiorentina, nomes absolutos do presente.
Mas para aqueles que imaginavam que a fábrica de talentos estava a funcionar a meio gás, eis que chegam três novos nomes destinados a marcar a próxima década do futebol europeu. Dois deles já estão num grande europeu, onde completarão o período de formação enquanto que o terceiro é cobiçado por meio mundo. Quantos clubes se podem dar a este luxo?
 
Ainda a treinar na Zemunello – o nome do centro de formação do clube com natural correlação de nome com o centro do AC Milan - encontramos os jovens Ivan Obradovic e Adem Ljalic. O primeiro é o patrão da defesa partizan e um dos centrais de maior futuro do futebol mundial. O segundo é um pensador, capaz de com um drible serpentear toda uma defesa e colocar a bola no sitio certo à hora certa. Já tem contrato com o Manchester United mas pela tenra idade, o clube inglês permitiu ao Partizan que este fique no seu clube de formação até ao final do ano, tendo de apresentar-se em Old Trafford em Janeiro.
 
Obradovic é cobiçado por meio mundo. Fala-se do Barcelona, AC Milan, Inter, Chelsea, Atlético de Madrid, Bayern Munchen…uma lista sem fim que cobiçam o jovem de 20 anos que é já também uma das estrelas da temível selecção sérvia, onde partilha o posto de central com Nemadja Vidic. Capaz de jogar tanto no centro como a defesa esquerdo – onde tem actuado por diversas vezes na equipa nacional pela presença do veterano Dragutinovic e da também jovem promessa Subotic – o rápido sérvio tem um notável posicionamento táctico e um físico possante, habituado aos mais duros rivais. Os Grobari, a mítica claque dos partizans, enlouquecem com o espírito guerreiro do seu jogador de referência, desde que se estreou na primeira equipa com 17 anos, catalogando o jovem como um dos responsáveis pela conquista de mais um ceptro de campeão.
Ao seu lado o jovem Adem Ljalic foi também peça chave na dobradinha do conjunto esta temporada, apesar de estar já contratado pelo United desde a época passada. Depois de um período de teste – a que se seguiu à sua participação notável no Europeu sub19 – Ferguson ficou convencido e contratou o jovem médio ofensivo de 17 anos mas preferiu que este ficasse mais um ano em Belgrado para ganhar ritmo de jogo. No Partizan estreou-se aos 16 anos e rapidamente destacou-se dos demais e no último ano alinhou em 33 jogos, tendo apontado seis golos e realizado oito assistências para golo. Com um estilo de jogo relaxado, pensado em cada detalhe, do jovem espera-se que seja o futuro patrão do ataque sérvio, o natural herdeiro de “monstros” do passado como
 
Por outro lado já com um título de campeão inglês, Zoran Tosic, é a principal referência das camadas jovens sérvias. Com presenças regulares na selecção principal e com a perspectiva de se assumir como um dos extremos de referência do futebol dos campeões ingleses, Tosic é já uma confirmação. Contratado ao mesmo tempo que Ljalic, o rápido médio chegou a Old Trafford em Janeiro e depois de vários jogos com a equipa de reservas começou a alinhar pela equipa principal na League Cup. Pouco depois chegou a oportunidade de estrear-se na Premier League, onde substituiu Cristiano Ronaldo. Muitos viram no acto uma passagem de testemunho já que o sérvio, apesar de não ter o mesmo físico e sentido de explosão, partilha várias características com o craque português. Esta época tem lugar marcado no plantel principal e disputará com Valência, Obertan, Nani e Park Ji Sung um dos extremos do ataque do tricampeão inglês.
 
Num dos mais modernos centros de estágio de todo o mundo, o futuro começa a preparar-se hoje. Nomes como Bogunovic, Jovanovic, Brezanacic, Fejsa ou Tomic começam a despontar e tarde ou cedo seguirão o caminho deste tridente de luxo. E da mesma forma que irromperam estes três novos craques, já referências internacionais, e da mesma forma que a história viu nascer várias estrelas na fábrica de talentos do Partizan, ao olhar para os jovens sérvios a treinar-se, corremos no inevitável jogo de tentar adivinhar quem é o senhor que se segue…


Miguel Lourenço Pereira às 14:32 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO