Sábado, 8 de Agosto de 2009

A corrida ao título começa com o trio da frente do ano passado em vantagem. Mas em França o que parece claro torna-se facilmente confuso e no final há que baralhar e voltar a dar. E todos sabem disso!

 
O Bordeaux é o campeão em título e mantém o mesmo bloco do ano transacto. Os grandes triunfos da pré-temporada foram a manutenção em dois jogadores emprestados que passam a pertencer definitivamente aos quadros do clube e que foram determinantes na conquista do troféu, o guardião Cedric Carrasso, do Toulouse, e o médio organizador Yohan Gourcuff, melhor jogador da passada edição. A perda de Gabriel Obertan para o Manchester United não altera os planos de Blanc – que o tinha emprestado ao Lorient – e o eixo ofensivo continua a mostrar grande vitalidade.
                                                     
Os grandes rivais dos gascões serão claramente Lyon e Marseille.
Viveram uma época passada diametralmente oposta, com os marselheses a surpreenderem pela positiva (lideraram a prova quase até ao fim), enquanto que os rivais de Lyon foram a grande desilusão. Curiosamente ambas as estrelas do mercado francês tiveram a mesma proveniência, o FC Porto, e o destino do Gerland e Velodrome. Para colmatar a saída de Benzema para o Real Madrid, o técnico Claude Puel passará a contar com Bastos, Gomis e Lisandro Lopez no eixo ofensivo. Mas ainda não há solução para a baixa de Juninho, o grande patrão da equipa durante a última década, e o regresso de Coupet em nada muda o esquema da equipa que também perdeu Keita no meio campo. Já o Marselha conta com novo técnico, Didier Deschamps, e um novo líder de orquestra, Lucho Gonzalez. A equipa marselhesa pescou na liga espanhola Morientes e Heinze e vendeu Cissé mas manteve a estrutura que os levou ao segundo posto na época transacta com Ben-Arfa, Cheyrou ou Niang. Suficiente para atacar o titulo? Essa é a grande dúvida neste momento.
 
Apesar dos rivais do costume, há ainda uma segunda linha de equipas que pode – e deve – apresentar uma clara candidatura a suceder ao Bordeaux. Os surpreendentes Lille e Toulouse e os históricos PSG e AS Mónaco serão rivais duros de roer. O Toulouse conta com Gignac – o homem golo da época passada – como cabeça visível de um conjunto trabalhador mas amante do futebol estético e ainda com a grande promessa das redes francesas, Yohan Pele acabado de chegar do Le Mans. Paulo Machado, protagonista de uma das novelas do Verão, chega ao conjunto ocitâno para dar equilíbrio ao meio campo, juntamente com o brasileiro Luan. Já o Lille foi das equipas mais regulares da época transacta e no final falhou o assalto ao titulo por muito pouco. Este ano espera repetir a experiência sem falhar nos momentos decisivos mas perdeu a sua grande estrela para os gonnes. Já a equipa da capital, o PSG, aposta numa nova vaga de jovens e um técnico com vocação ofensiva. Na linha ofensiva contará com Houreau e Kezman, nova aquisição, e ainda o jovem Sessegnon. Quanto ao Mónaco, espera-se este ano muito mais de uma equipa que há cinco anos estava na final da Champions e que agora parece condenada a lutar pelo meio da tabela. Um exemplo perfeito para analisar quão depressa podem mudar os ventos em França
 
Fora deste grupo altamente equilibrado há uma série de equipas que procurará resolver a questão da manutenção o mais depressa possível, para logo tratar de lançar um ataque à Europa. Grupo onde se encontram Rennes, Lorient, Stade Rennais, FC Lorient, Auxerre, Nice, Sochaux ou Saint-Etienne, estes dois últimos históricos que viveram até à última ronda da época passada com a corda ao pescoço. Na corrida à fuga pela despromoção encontramos os recém-ascendidos Boulougne, Lens e Montepellier, e ainda Le Mans, orientado pelo português Paulo Duarte o modesto Grenoble e Vallenciennes.
 
Na primeira ronda o campeão em título arranca a defesa do troféu em casa frente ao Lens enquanto que Lyon e Marseille visitam Le Mans e Grenoble respectivamente. A magia do futebol francês arranca dentro de momentos.

Categorias: ,

Miguel Lourenço Pereira às 10:33 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO