Domingo, 2 de Agosto de 2009

Poucos alguma vez imaginaram um Red Devil com sotaque canarinho tal o historial da equipa liderado por Sir Alex Ferguson em evitar contratações no mercado brasileiro, particularmente depois da aventura mal sucedida de Kleberson. Mas a chegada de Carlos Queiroz mudou a percepção do escocês e de repente um autêntico esquadrão brasileiro aterrou no centro de estágio do Manchester United. Entre eles uma dupla especial, a irmandade da Silva.

 
Rafael e Fábio da Silva, dois nomes próprios que há maioria dos amantes do futebol dizia muito pouco quando surgiram a letras pequenas no historial de aquisições do Man Utd há duas temporadas. Mas por detrás já havia um longo historial nas camadas jovens do Fluminense, que os descobriu quando os dois irmãos gémeos disputavam torneios de rua na sua cidade natal, Petrópolis. Os dois irmãos nascidos com poucos minutos de diferença a 9 de Julho de 1990 começaram a despontar com a tricolor rapidamente e aos 15 anos já estavam referenciados na Europa como os laterais de futuro do futebol brasileiro. Ironicamente enquanto Rafael dominava a ala direita, Fábio era o herdeiro do veloz lateral esquerdo made in Rio de Janeiro. Em 2005 o Manchester United tentou uma primeira abordagem para ter os irmãos num período de prova em Old Trafford. Os Red Devils anteciparam-se ao Arsenal de Arsene Wenger e ao Real Madrid de Wanderlei Luxemburgo e dois anos depois os jovens mudaram-se definitivamente para Manchester. No entanto a lei britânica estipulava que os dois jovens tinham de cumprir 18 anos para poder actuar oficialmente pelo campeão britânico, o que obrigou os jovens a um período de adaptação ao clube no centro de estágio durante todo o Inverno de 2008. A estreia oficial aconteceu já no arranque da temporada 2008/2009 num amigável com o Peterborough, clube satélite do United. Rafael acabou por ser o primeiro a estrear-se num jogo oficial, entrando como suplente na segunda jornada da Premier num desafio contra o Newcastle United. A sua boa exibição antecipou uma época deliciosa que levou Ferguson a exclamar, com alivio, que finalmente tinha encontrado o sucessor ideal para Gary Neville. Curiosamente a imprensa tratou imediatamente de catalogar os gémeos como os novos Neville, já que quando surgiram, também Gary e Phil Neville foram lançados a jogar nas laterais dos Red Devils onde fizeram história ao longo dos anos 90 e princípios de 2000.
 
Fábio da Silva teve menos sorte que o irmão. A notável temporada de Patrice Evra e uma lesão no ombro no arranque da época não lhe permitiram brilhar ao mesmo nível. Mas na segunda parte da temporada o jovem número 20 passou a ser uma opção mais regular nos convocados de Ferguson, estreando-se a titular a 24 de Janeiro contra o Tottenham. Para o distinguir do irmão, o técnico confessou que incentivou Fábio a jogar com a sua aliança de casamento, já que aos 17 anos o jovem já tinha casado com a namorada de infância com quem vive em Manchester. Entretanto Rafael já tinha passado a ser a primeira opção do lado direito da defesa (beneficiando das lesões de Neville e de Brown) e tornou-se por direito próprio num dos nomes da época dos Red Devils. O seu carácter ofensivo permitiu a Ferguson ter um complemento ideal para o espírito ofensivo de Cristiano Ronaldo com quem jogou várias vezes na mesma ala. Para os jogos mais importantes, o técnico escocês apostou em Neville, preferindo resguardar a jovem promessa de um excesso de pressão. No entanto sempre que foi chamado ao onze, cumpriu.
 
Foi preciso esperar ao dia 19 de Abril para ver pela primeira vez os dois irmãos em acção ao mesmo tempo. Diante do Everton, na meia-final da FA Cup no Wembley, o técnico escocês alinhou os dois jovens que não foram capazes de impedir a derrota e eliminação dos mancunianos. Por essa altura já saltava na capa dos jornais portugueses e brasileiros o desejo de Carlos Queiroz, um dos mentores da sua chegada a Manchester, de nacionalizar os dois jovens, netos de portugueses, para que estes actuassem pela selecção nacional A portuguesa e assim colmatassem as brechas defensivas das laterais da equipa das quinas. Os dois jovens comentaram o caso e indicaram que o sonho era jogar pela canarinha, o que frustrou os planos do seleccionador português e serviu como toque de atenção a Dunga, se bem que os 19 anos de Rafael e Fábio e a fortíssima concorrência que têm possa protelar ainda durante uns bons anos a sua estreia com a camisola do Brasil. Mas ao ver em campo a irmandade da Silva, ninguém dúvida que chegará a hora em que os dois irmãos possam actuar juntos pela selecção canarinha.


Miguel Lourenço Pereira às 16:09 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO