Sexta-feira, 3 de Julho de 2009

Numa liga onde os recursos são escassos e onde o dinheiro flui com dificuldade, os clubes que não na castradora categoria de "grandes" vêm-se aflitos por manter-se à superficie e disputar de igual para uma igual uma prova quase viciada à partida. Entre todos a última década viu destacar dois modelos de gestão de resultados distintos. Por um lado está o Nacional da Madeira, habilmente gerido por Rui Alves que encontra nas suas frequentes viagens ao Brasil, pequenas pérolas atlânticas que logo se tornam em negócios da China. Desta forma os alvinegros têm-se afirmado nos patamares superiores da Liga depois de décadas a viver na sombra dos rivais União e Martimo.

 

Já no continente e bem a norte está a politica seguida pelo Sporting de Braga. O clube da cidade dos arcebispos tem feito, ano após ano, uma forte aposta desportiva que o consagre no tal "quarto grande" que lhe permita disputar titulos, adeptos...e rendimentos que a condição actual não consegue gerar. Apesar de época após época a aposta ser cada vez maior, a verdade é que à parte da vitória na Taça Intertoto (tornando os bracarenses o quarto clube português...a vencer uma prova oficial da UEFA) e a boa campanha na Taça UEFA da passada época, a nivel interno o Braga nunca conseguiu realmente disputar os primeiros postos até ao fim da temporada regular, tendo mesmo sido surpreendido, há dois anos, pelo eterno rival de Guimarães que, chegando direitinho da Liga de Honra, passou a maior parte do ano no segundo posto acabando por ficar com o posto mais baixo do pódio. Um lugar que os bracarense ainda não lograram alcançar. A equipa do Sporting Braga tem sido, ano após ano, das que melhor futebol tem praticado no terreno de jogo, mas as falhas em jogos decisivos têm impedido sempre de sonhar com algo mais. A falta de resultados desportivos obrigou António Salvador a abrir o plantel para realizar um encaixe que permite evitar que o clube entre numa espiral que destroçou outros projectos ambiciosos para lograr esse mitico titulo de "grande".

 

A assinatura do protocolo de cooperação estratégica com o Manchester United é a primeira etapa para a nova vida dos bracarenses. O clube que curiosamente até equipa à Arsenal, um dos rivais históricos dos Red Devils, vai tornar-se no novo parceiro estratégico no continente do tricampeão inglês depois de vários anos a trabalhar directamente com o Antwerp belga. A equipa de Sir Alex Ferguson sempre apostou em ter um clube a disputar um campeonato competitivo na Europa dentro da sua esfera de influência. A aposta no Braga resulta da boa campanha europeia dos bracarenses mas também do crescente interesse do técnico e do seu staff em relação ao mercado português (e sul-americano principalmente), uma relação que não surpreende face à passage de Carlos Queiroz por Old Trafford num periodo onde os Red Devils contrataram três jogadores a actuar em Portugal (Cristiano Ronaldo, Nani e Anderson) e se voltaram claramente para o mercado brasileiro. Sabendo bem que Portugal é a ponte priveligiada para os jovens brasileiros darem o salto ao futebol europeu, ter uma parceria estratégica com um clube da Liga Sagres é o ideal. Por outro lado, para o Braga, é fundamental ter um parceiro forte capaz de emprestar jogadores de alto nivel e margem de progressão sem ter necessariamente de depender de um rival directo (Benfica ou Porto) dentro de portas. Um novo modelo de parceria estratégica que pode ser a solução para muitos clubes a nível mundial que não lograram ainda dar o salto à elite desportiva. Um núcleo onde o Braga se encontra há já meia década.

 

Rodrigo Possebom é o primeiro exemplo de como o clube arsenalista pode crescer com esta relação. O médio brasileiro mas com passaporte italiano  (já actuou pela selecção sub20 da azzurra), é um dos jogadores com mais potencial do plantel do Manchester United. Com excelente visão de jogo e fino recorte, tem uma imensa margem de progressão tendo mesmo sido estreado já na equipa titular do United na época transacta. Uma estreia contra o Newcastle onde actuou no posto de médio box-to-box. No entanto poucas semanas depois, num jogo contra o Midlesborough, sofreu uma selvagem entrada do austriaco Pogatetz que lhe provocou a fractura da perna e o abandono da competição até ao final do ano. Contratado em 2007 (no mesmo ano que chegaram a Manchester os gémeos Fábio e Rafael da Silva e o portista Anderson, a primeira vez na história do clube que o United contou com 4 brasileiros) ao Internacional de Porto Alegre onde já destacava, o jovem jogador foi uma aposta pessoal de Queiroz que chegou a tê-lo na lista dos futuros "nacionalizáveis" para a equipa portuguesa. O médio de 20 anos não é o primeiro jogar do United a chegar ao AXA Estádio (a distinção cabe ao angolano Evandro Brandão, outro avançado jovem de grande potencial do United) mas será  um elemento fundamental na estratégia de Domingos Paciência

 

Uma nova etapa na vida do clube que encontrou um excelente desvio para contornar os problemas financeiros sem perder a competitividade do seu plantel mantendo-se assim como um dos sérios candidatos a disputar os primeiros postos da Liga Sagres 2009/2010. 



publicado por Miguel Lourenço Pereira às 09:58 | link do post | comentar

2 comentários:
De manuel antonio a 5 de Julho de 2009 às 12:48
é d facto uma boa aposta da parte do braga! Gostava de os ver a assumir-se como um clube que pudesse dar mais luta aos 3 grandes, uma vez que esse e o grande problema do braga....faz um bom campeonato com os do seu campeonato, mas perde com os grandes nos jogos fulcrais. Este ano foi assim que perdeu o comboio! Vamos ver, se nao estiver na dependencia de porto ou benfica para receber jogadores, talvez consiga qq coisa diferente!

abraçao, ate logo!


De Miguel Lourenço Pereira a 6 de Julho de 2009 às 12:26
Uma das coisas que o futebol portugues mais precisa é de alternativas sólidas aos 3 grandes para disputar o titulo. Esta parceria pode ajudar o Braga a procurar alternativas sem ser as inevitaveis ajudas de Benfica e Porto e encontrar o seu espaço na nossa liga. Um Twente ou Alkmaar como sucede na Holanda é o que realmente a Liga Sagres precisa, sob pena de baixar ainda mais o seu nivel...há uns anos eramos o primeiro atrás das cinco grandes ligas...hoje já nem podemos competir no top 10 e caminhamos rumo ao top 15 com a ascensçao de Russia, Ucrania, Holanda, Escócia, Belgica, Grécia e Turquia...

um abraçao


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
arquivos

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

.Em Destaque


UEFA Champions League

UEFA Europe League

Liga Sagres

Premier League

La Liga

Serie A

Bundesliga

Ligue 1
.Do Autor
Cinema
.Blogs Futebol
4-4-2
4-3-3
Brigada Azul
Busca Talentos
Catenaccio
Descubre Promesas
Desporto e Lazer Online
El Enganche
El Fichaje Estrella
Finta e Remate
Futebol Artte
Futebolar
Futebolês
Futebol Finance
Futebol PT
Futebol Total
Jogo de Área
Jogo Directo
Las Claves de Johan Cruyff
Lateral Esquerdo
Livre Indirecto
Ojeador Internacional
Olheiros.net
Olheiros Ao Serviço
O Mais Credível
Perlas del Futbol
Planeta de Futebol
Portistas de Bancada
Porto em Formação
Primeiro Toque
Reflexão Portista
Relvado
Treinador de Futebol
Ze do Boné
Zero Zero

Outros Blogs...

A Flauta Mágica
A Cidade Surpreendente
Avesso dos Ponteiros
Despertar da Mente
E Deus Criou a Mulher
Renovar o Porto
My SenSeS
.Futebol Nacional

ORGANISMOS
Federeção Portuguesa Futebol
APAF
ANTF
Sindicato Jogadores

CLUBES
Futebol Clube do Porto
Sporting CP
SL Benfica
SC Braga
Nacional Madeira
Maritimo SC
Vitória SC
Leixões
Vitoria Setúbal
Paços de Ferreira
União de Leiria
Olhanense
Académica Coimbra
Belenenses
Naval 1 de Maio
Rio Ave
.Imprensa

IMPRENSA PORTUGUESA DESPORTIVA
O Jogo
A Bola
Record
Infordesporto
Mais Futebol

IMPRENSA PORTUGUESA GENERALISTA
Publico
Jornal de Noticias
Diario de Noticias

TV PORTUGUESA
RTP
SIC
TVI
Sport TV
Golo TV

RADIOS PORTUGUESAS
TSF
Rádio Renascença
Antena 1


INGLATERRA
Times
Evening Standard
World Soccer
BBC
Sky News
ITV
Manchester United Live Stream

FRANÇA
France Football
Onze
L´Equipe
Le Monde
Liberation

ITALIA
Gazzeta dello Sport
Corriere dello Sport

ESPANHA
Marca
As
Mundo Deportivo
Sport
El Mundo
El Pais
La Vanguardia
Don Balon

ALEMANHA
Kicker

BRASIL
Globo
Gazeta Esportiva
Categorias

a gloriosa era dos managers

a historia dos mundiais

adeptos

africa

alemanha

america do sul

analise

argentina

artistas

balon d´or

barcelona

bayern munchen

biografias

bota de ouro

braga

brasileirão

bundesliga

calcio

can

champions league

colaboraçoes

copa america

corrupção

curiosidades

defesas

dinamarca

economia

em jogo

entrevistas

equipamentos

eredevise

espanha

euro 2008

euro 2012

euro sub21

euro2016

europe league

europeus

extremos

fc porto

fifa

fifa award

finanças

formação

futebol internacional

futebol magazine

futebol nacional

futebol portugues

goleadores

guarda-redes

historia

historicos

jovens promessas

la liga

liga belga

liga escocesa

liga espanhola

liga europa

liga sagres

liga ucraniana

liga vitalis

ligas europeias

ligue 1

livros

manchester united

medios

mercado

mundiais

mundial 2010

mundial 2014

mundial 2018/2022

mundial de clubes

mundial sub-20

noites europeias

nostalgia

obituário

onze do ano

opinião

polemica

politica

portugal

premier league

premios

real madrid

santuários

seleção

selecções

serie a

sl benfica

sociedade

south africa stop

sporting

taça confederações

taça portugal

taça uefa

tactica

treinadores

treino

ucrania

uefa

todas as tags

subscrever feeds