Terça-feira, 7 de Agosto de 2012

Pode sobreviver a liga escocesa sem o Glasgow Rangers? A partir deste Verão saberemos a resposta mas enquanto todos dão por descontado um novo título para o Celtic de Glasgow, aquece a corrida para completar o pódio agora que a hegemonia crónica do Old Firm desaparece por uns bons anos.

 

Desde a década de 80 que nenhum clube escocês conseguir trepar ao segundo lugar da tabela classificativa a não ser que o seu nome fosse Celtic ou Rangers. Nem mesmo na passada época, com os problemas financeiros dos azuis, o terceiro em discórdia, neste caso o Motherwell, logrou superar pontualmente o clube de Glasgow. A realidade do futebol escocês é inegavel. Dois clubes competiam para vencer e os restantes para sobreviver. Mas sem o Glasgow Rangers em prova a emoção está garantida. Os analistas consideram o titulo do Celtic uma das certezas crónicas do ano que aí vem. Mais, muitos insinuam mesmo que, sem concorrência interna, este é o ano em que os católicos têm de apostar seriamente nas provas europeias, apesar de ser evidente que a qualidade do plantel do Celtic não permite grandes sonhos na Champions League. 

Com os verdes ocupados com esse sonho europeu - não participam numa final desde 2003 - e as contas do título fechadas antes da loja abrir, é o segundo lugar, o que dá opções de entrar na febre dos milhões da UEFA que inspira tanto interesse. A eliminação do Motherwell às mãos do Panatinaikhos deixa claro que a realidade dos clubes escoceses dista ainda bastante do nível europeu, mas mesmo assim terminar atrás do futuro campeão é um estimulo que há esmagadora maioria dos clubes de metade da tabela acalenta para as próximas quatro temporadas, ou seja, até ao esperado regresso do Rangers à elite.

 

Nessa conjuntura a disputa parece resumir-se a quatro clubes históricos que têm vivido anos de cinzentismo profundo.

O Dundee United, campeão na década de 80 (quando venceu igualmente uma Taça UEFA), é o mais sério rival do Celtic e lidera o pelotão de favoritos ao campeonato dos "outros". A equipa orientada por Peter Houston esteve perto da despromoção há dois anos atrás mas acabou a última temporada num quinto posto e mantém a estrutura base de uma equipa que pode e deve ambicionar a mais. 

Em concorrência directa com os laranja de Dundee (a despromoção do Rangers permitiu a promoção do Dundee FC, que veste de azul, outro histórico da cidade) estão Hearts, Abardeen e Motherwell.

O clube de Edimburgo, orientado na passada época por Paulo Sérgio, chega à nova temporada com a taça escocesa debaixo do braço, a primeira vitória do clube em largos anos numa prova oficial. O técnico português já não está para liderar a nave, mas o seu sucessor, John McGlynn, conta com a maioria dos jogadores que estiveram por detrás da vitória frente ao Hibernian no passado mês de Maio. Por outro lado, o Motherwell entrou cedo na temporada para preparar a presença europeia e chega ao arranque do torneio em boas condições. Mas começar bem numa competição onde as equipas jogam quatro vezes entre si nem sempre é bom sinal. Os homens de Stuart McCall são, na imensa maioria, os mesmos que terminaram o passada época no terceiro lugar e sem a concorrência directa do Rangers o objectivo natural é subir um degrau no pódio da Scotissh Premier League. Na luta pela prata, o clube de Fir Park vai encontrar-se com o Abardeen.

Desde o mandato de Alex Ferguson, com os seus dois títulos de liga, duas taças da Escócia e uma Taça das Taças, que o clube da cidade portuária vive entre desilusões. O veterano Craig Brown - o último homem que levou a Escócia à fase final de uma competição internacional - quer despedir-se com uma boa temporada e depois de ter manobrado bem o mercado de transferência, garantindo que o grosso dos jogadores do plantel fica ao seu serviço e incorporando vários jogadores de nível a custo zero, há quem considere os encarnados como o outsider por excelência da prova.

 

Uma competição dentro de outra prova com vencedor pré-anunciado é o estimulo que os adeptos e seguidores do futebol escocês vão encontrar. O formato do torneio não permite sonhar com grandes surpresas, como sucede em ligas como a holandesa, belga ou suíça quando os grandes perdem protagonismo, e o título do Celtic parece inquestionável. Mas estes serão anos fundamentais para perceber até que ponto o futebol do país que inventou o passe como principal técnica de jogo é sustentável e pode existir para lá do fantasma do Old Firm.



Miguel Lourenço Pereira às 17:22 | link do post | comentar

2 comentários:
De pt.betclic.biz a 8 de Agosto de 2012 às 03:12
Realmente assim as portas ficam escancaradas para o Celtic..


De Miguel Lourenço Pereira a 8 de Agosto de 2012 às 15:01
Se já nos últimos anos estavam, com esta nova realidade é impensável que os Católicos não ganhem a SPL.

Um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO