Quinta-feira, 14 de Junho de 2012

Não há selecção mais habituada a apurar-se de uma fase de grupos à base de soluços e solavancos. Os italinos venceram os seus dois últimos Mundiais assim e apesar de ter sido injusto, o empate contra a Croácia permite aos italianos acreditar que uma vitória frente à Irlanda seja suficiente para marcar presença nos Quartos. A Croácia, muito melhor na segunda parte, depende de si mesma para seguir em frente. Um detalhe: vencer a Espanha.

Andrea Pirlo deu outro festival de futebol mas a Itália baixou as rotações na segunda parte e pagou o preço.

A Croácia entrou com alma no segundo tempo e tudo o que fez mal na primeira parte emendeu e tomou o controlo do encontro. Criou mais perigo e encontrou em Mandzukic um homem verdadeiramente inspirado frente à baliza. Entre ambos dividiu-se o protagonismo individual de um jogo que começou muito bem, com uma Itália autoritária, pressionante e extremamente ofensiva. Mas nem Cassano, nem Balotelli tiveram o seu dia e os croatas foram sobrevivendo às investidas sem causar muitos problemas no ataque. O golo de Pirlo, um livre directo perfeito, colocou justiça no marcador e confirmou essa superioridade italiana mas, de certa forma, essa mentalidade teve o seu preço quando as equipas voltaram para o segundo tempo. Uma Itália demasiado lenta, demasiado confiada foi entregando a bola aos croatas que começaram as suas investidas à baliza de Buffon. Criaram perigo várias vezes e numa delas, um dos goleadores da prova, Mandzukic, concretizou o golo do empate. Justo pela reacção croata e que obrigou a Itália a despertar. Por duas vezes a equipa italiana podia ter-se posto diante do marcador mas dois foras-de-jogo mal assinalados a Di Natale e algum desacerto diante de Pletikosa, fizeram a diferença. Um empate incómodo mas não indesejável.

 

Dois pontos parecem poucos, à primeira vista. Mas se Espanha bater a Irlanda, como se espera, os gaélicos ficam oficialmente fora do torneio e sem nada que jogar nesse último encontro espera-se que a Itália some esses três preciosos pontos. Isso obrigaria Croácia e Espanha a jogar pelo outro posto, algo que os croatas terão bastante complicado em lograr.


Categorias:

Miguel Lourenço Pereira às 19:46 | link do post | comentar

5 comentários:
De Gil Von Doellinger a 14 de Junho de 2012 às 21:39
Pirlo! Pirlo! Pirlo! Pirlo! Pirlo! São tantas as vezes que me apetece fazer loas a este genial jogador. Completíssimo em todos os momentos do jogo. Há momentos na vida em que a minha maior desilusão é não ter nascido poeta, pois não encontro palavras suficientes para descrever o que é belo. E ver Pirlo jogar é bater de frente na parede da frustração de entrar em becos onde as palavras não encontram saída. Xavi é genial, se é..., mas naquela posição Pirlo é o jogador da década, talvez mais intemporal ainda, pois como ele, no lugar que ocupa, nunca vi alguém tão bom quanto ele. E o futebol torna-se arte! Imagino Pirlo, mesmo com 33 anos, a jogar no meio-campo do Real Madrid, permitindo ao Real dar um salto qualitativo definitivo. Lamentável, para mim, saber que isto não acontecerá. Cumprimentos Miguel.


De Miguel Lourenço Pereira a 14 de Junho de 2012 às 22:37
Gil,

É um pintor renascentista supremo, um jogador mágico, creio que o futebol italiano, na sua posição, nunca teve um jogador assim. Sem dúvida, inimitável!

um abraço


De Eduardo Louro a 15 de Junho de 2012 às 16:15
Pirlo não deveria ser italiano. E, no entanto, não podia ser outra coisa que italiano!
Quero com isto dizer que este genial jogador a quem os anos não pesam, apensas lhe refinam a classe - e por isso não podia deixar de ser italiano - não merecia uma equipa que abusa da especulação, como se o jogo fosse a bolsa!
Nota à margem: um empate a dois entre a Espanha e a Croácia e o Pirlo vai para férias. Só por isso espero que não haja bruxas. Pero que las hay las hay...
Um abraço, Miguel.
Um abraço


De Eduardo Louro a 15 de Junho de 2012 às 16:16
Pirlo não deveria ser italiano. E, no entanto, não podia ser outra coisa que italiano!
Quero com isto dizer que este genial jogador a quem os anos não pesam, apensas lhe refinam a classe - e por isso não podia deixar de ser italiano - não merecia uma equipa que abusa da especulação, como se o jogo fosse a bolsa!
Nota à margem: um empate a dois entre a Espanha e a Croácia e o Pirlo vai para férias. Só por isso espero que não haja bruxas. Pero que las hay las hay...
Um abraço, Miguel.


De Miguel Lourenço Pereira a 15 de Junho de 2012 às 16:50
Eduardo,

Sem dúvida, Pirlo só podia ser italiano porque resume perfeitamente tudo aquilo que podiam ser e a maioria das vezes não são. E isso que esta equipa é a menos italiana dos últimos anos, mas Marchisio e Motta aparecem pouco e Cassano e Balotelli jogam demasiado sós.

um abraço

PS: Esta Espanha não fará isso. Outras talvez sim!


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO