Sábado, 4 de Fevereiro de 2012

José Mourinho acredita que o futebol é um jogo físico tanto como um duelo de xadrez. Sempre gostou de rodear o seu eixo central de homens capazes de suportar com o corpo o que outros apenas conseguem com a bola. Mas neste inicio de ano o técnico português finalmente decidiu recuperar do desterro a um jogador que faz do corpo um acessório e da bola, uma prioridade. Esteban Granero finalmente tem a oportunidade que tanto se merece.


As urgências do Real Madrid e o aspecto politico, e quase auto-destructivo, da sua estrutura organizativa, sempre foram contra o ideário de formação de que os adeptos tanto se gabam. Salvo as gerações de 60 e 80, o clube merengue nunca foi famoso por tratar bem os filhos da casa e só em momentos de urgências, como sucedeu com o Madrid dos Yés-Yés (depois do fim da era dourada de Di Stefano e companhia) e a Quinta del Buitre, é que em Concha Espina se lembram que em casa têm alguns dos mais dotados futebolistas formados no país vizinho. Essa espiral negativa passou factura a vários jogadores que encontraram noutras paragens o seu lugar ao sol como Juan Mata, Roberto Soldado ou Alvaro Negredo. Durante algum tempo esse pareceu o destino também de Esteban Granero. Mas o Pirata reencontrou o seu sorriso.

Em 2007 a jovem estrela da cantera começou a destacar na equipa B do clube merengue ao lado do seu parceiro de abordagens, Ruben de la Red. A história de um e de outro parecia intimamente ligada desde os anos com juvenis e não surpreendeu ninguém que no Verão, depois de um excelente Mundial de sub-20, fossem ambos enviados a Getafe, para um ano de formação no modesto clube suburbano que tinha chegado à pouco á elite do futebol espanhola e que era dirigida por Angel Torres, um popular sócio do Real Madrid, e treinada por Michael Laudrup. De la Red jogava dois passos adiantado de Granero mas era como ambos estivessem unidos por uma corda. A equipa tinha na época anterior carimbado a presença na Taça UEFA e quando todos imaginavam uma temporada mais complicada, o génio dos dois médios demonstrou o contrário. Dictaram o tempo e o ritmo de jogo dos “azulones”, vergaram o poderoso Barcelona num duelo histórico nas meias-finais da Copa del Rey e disputaram a final frente ao poderoso Valencia como o favorito sentimental do país. Perderam e sofreram como semanas antes no duelo épico frente ao Bayern Munchen nos Quartos de Final da UEFA. Granero não jogou e a equipa ressentiu-se e depois de se colocar com um 3-1 a favor deixou-se empatar nos últimos cinco minutos e ficou pelo caminho.  De La Red foi premiado por Luis Aragonés com uma chamada à selecção que se sagraria como campeã europeia nesse Verão e acabou repescado pelo Real Madrid. O “Pirata”, vitima de algumas lesões musculares, ficou para trás. Não por muito tempo.

 

A bola em Granero flui com a gentileza de uma pena.

E como todos os grandes autores, a inspiração é a sua grande aliada. No circulo futebolistico espanhol ao “Pirata” olha-se com a desconfiança de quem mais depressa concede uma entrevista ao Jornal de Letras do que à revista GQ, de quem gosta de se acompanhar com livros de Conrad, Proust e Ortega y Gassett para as concentrações em vez de uma consola de última geração. Essa aura de intelectual funciona muito mal no futebol espanhol e custou a Granero a adaptação ao Real Madrid onde chegou um ano depois por petição expressa de Pellegrini. No Bernabeu não se reencontrou com De La Red que, na época anterior, tinha sufrido uma paragem cardiaca durante um jogo da Copa del Rey em Irun para nunca mais voltar a jogar. Num projecto desenhado pelos milhões, Granero era uma peça suplente de luxo. Mas suplente. O “renascimento” de Guti, descartado a principio por Pellegrini, e a chegada de Kaká tapou um lugar no onze inicial ao filho de Pozuelo. Enquanto Espanha (e o rival eterno do clube merengue) se começava a  fazer notar pela qualidade do futebol de toque o Madrid deixava de lado o médio centro cujo perfil mais se assemelhava aos artesões de La Roja.

José Mourinho, na sua primeira temporada, foi outro dos que não confiou no Pirata. Num meio-campo onde Xabi Alonso é um fixo e Ozil o elemento mais adiantado, o lugar sobrante ficava habitualmente entregue ao músculo e esforço de Khedira e Diarra. A chegada de Nuri Sahin no Verão parecia condenar, eternamente, a Granero em Madrid. Mas em 2012, algo mudou.

A lesão do alemão e o desencanto do Bernabeu com o jogo muscular do onze principal convenceu Mourinho a dar uma oportunidade ao canterano. Em quatro jogos Granero não defraudou. Foi nuclear nas vitórias frente a Athletic Bilbao e Valencia e mostrou-se fulcral na recuperação animica e futebolistica na segunda parte disputada no Camp Nou, onde o Real Madrid encostou, talvez pela primeira vez em quatro anos, o Barça de Guardiola às cordas. Com Granero o técnico português encontrou uma alternativa lógica e de primeiro nivel ao imenso trabalho técnico-táctico a que se devota Xabi Alonso durante 90 minutos. O duelo contra o Valencia e Atlético de Madrid – e claro, os confrontos com o Barcelona - demonstrou que as equipas sabem que tapar o jogo do Madrid passa por prender Alonso. Sem ninguém que trate a bola com o mesmo carinho e certeza, o futebol directo torna-se a única opção. Uma pobre alternativa. Com Granero em campo el balón flui com uma certeza pouco usual no tapete do Bernabeu e Ozil, Cristiano Ronaldo e Benzema encontram-se muito mais cómodos no jogo de transição pausada e certeira que tanta falta faz aos merengues.

 

Depois de livrar-se do fantasma do canterano amaldiçoado, Granero procura agora lograr o objectivo mais dificil. Deixar de ser uma opção pontual para jogos concretos e passar a ser um fixo, seja com seja sem Alonso. Num plantel repleto de estrelas e jogadores de máximo nível é dificil perder uns minutos e entender que a bola, com Granero, comporta-se de maneira distinta. Uma relação de compreensão que distingue os grandes jogadores daqueles que conseguem sempre ser algo mais...



publicado por Miguel Lourenço Pereira às 11:58 | link do post

De espanhol a 19 de Maio de 2013 às 13:01
Mou siempre se ha portado bien conmigo. Ha sido generoso, y eso es extraño en este mundo donde cada uno mira por sus intereses (Esteban Granero, dixit)


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Últimos Comentários
Thank you for some other informative web site. Whe...
Só espero que os Merengues consigam levar a melhor...
O Universo do Desporto é um projeto com quase cinc...
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
arquivos

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

.Em Destaque


UEFA Champions League

UEFA Europe League

Liga Sagres

Premier League

La Liga

Serie A

Bundesliga

Ligue 1
.Do Autor
Cinema
.Blogs Futebol
4-4-2
4-3-3
Brigada Azul
Busca Talentos
Catenaccio
Descubre Promesas
Desporto e Lazer Online
El Enganche
El Fichaje Estrella
Finta e Remate
Futebol Artte
Futebolar
Futebolês
Futebol Finance
Futebol PT
Futebol Total
Jogo de Área
Jogo Directo
Las Claves de Johan Cruyff
Lateral Esquerdo
Livre Indirecto
Ojeador Internacional
Olheiros.net
Olheiros Ao Serviço
O Mais Credível
Perlas del Futbol
Planeta de Futebol
Portistas de Bancada
Porto em Formação
Primeiro Toque
Reflexão Portista
Relvado
Treinador de Futebol
Ze do Boné
Zero Zero

Outros Blogs...

A Flauta Mágica
A Cidade Surpreendente
Avesso dos Ponteiros
Despertar da Mente
E Deus Criou a Mulher
Renovar o Porto
My SenSeS
.Futebol Nacional

ORGANISMOS
Federeção Portuguesa Futebol
APAF
ANTF
Sindicato Jogadores

CLUBES
Futebol Clube do Porto
Sporting CP
SL Benfica
SC Braga
Nacional Madeira
Maritimo SC
Vitória SC
Leixões
Vitoria Setúbal
Paços de Ferreira
União de Leiria
Olhanense
Académica Coimbra
Belenenses
Naval 1 de Maio
Rio Ave
.Imprensa

IMPRENSA PORTUGUESA DESPORTIVA
O Jogo
A Bola
Record
Infordesporto
Mais Futebol

IMPRENSA PORTUGUESA GENERALISTA
Publico
Jornal de Noticias
Diario de Noticias

TV PORTUGUESA
RTP
SIC
TVI
Sport TV
Golo TV

RADIOS PORTUGUESAS
TSF
Rádio Renascença
Antena 1


INGLATERRA
Times
Evening Standard
World Soccer
BBC
Sky News
ITV
Manchester United Live Stream

FRANÇA
France Football
Onze
L´Equipe
Le Monde
Liberation

ITALIA
Gazzeta dello Sport
Corriere dello Sport

ESPANHA
Marca
As
Mundo Deportivo
Sport
El Mundo
El Pais
La Vanguardia
Don Balon

ALEMANHA
Kicker

BRASIL
Globo
Gazeta Esportiva
Categorias

a gloriosa era dos managers

a historia dos mundiais

adeptos

africa

alemanha

america do sul

analise

argentina

artistas

balon d´or

barcelona

bayern munchen

biografias

bota de ouro

braga

brasileirão

bundesliga

calcio

can

champions league

colaboraçoes

copa america

corrupção

curiosidades

defesas

dinamarca

economia

em jogo

entrevistas

equipamentos

eredevise

espanha

euro 2008

euro 2012

euro sub21

euro2016

europe league

europeus

extremos

fc porto

fifa

fifa award

finanças

formação

futebol internacional

futebol magazine

futebol nacional

futebol portugues

goleadores

guarda-redes

historia

historicos

jovens promessas

la liga

liga belga

liga escocesa

liga espanhola

liga europa

liga sagres

liga ucraniana

liga vitalis

ligas europeias

ligue 1

livros

manchester united

medios

mercado

mundiais

mundial 2010

mundial 2014

mundial 2018/2022

mundial de clubes

mundial sub-20

noites europeias

nostalgia

obituário

onze do ano

opinião

polemica

politica

portugal

premier league

premios

real madrid

santuários

seleção

selecções

serie a

sl benfica

sociedade

south africa stop

sporting

taça confederações

taça portugal

taça uefa

tactica

treinadores

treino

ucrania

uefa

todas as tags

subscrever feeds