Segunda-feira, 8 de Junho de 2009

José Mourinho não tem propriamente fama de descobrir jovens talentos. Gosta de trabalhar com jogadores já feitas e aperfeiçoa-los ao máximo. Foi assim desde os dias do FC Porto onde poliu diamantes já consagrados enquanto que no Chelsea beneficiou dos milhões de Abramovich para montar o plantel ao seu gosto. Mas como a necessidade faz o artista, no San Siro o técnico português teve de olhar para os mais novos e descobrir uma solução para o problema nas laterais. E da cartola sacou um génio. No ano em que se retira o maior defesa lateral de todos os tempos nasce uma estrela cintilante. O futuro é de David Santon.

 
Nascido a 2 de Janeiro de 1991, o jovem Santon nunca tinha visto o Inter ser campeão até 2005, quando já com 14 anos, era um dos nomes mais mencionados das camadas jovens nerazurri. Considerado demasiado alto para defesa lateral (mede 1m87) sempre despoletou alguma hesitação por parte dos técnicos das equipas jovens de Itália mas em Milão foi tendo tempo para crescer com naturalidade. Promovido com 16 anos à equipa Primavera (os juniores italianos), Santon assumiu-se como lateral direito de grande potencial. Uma capacidade física tremenda permita-lhe fazer quase todo o flanco de um só fôlego, enquanto que o seu sentido táctico dava-lhe um óptimo sentido de posicionamento defensivo, essencialmente num defesa transalpino. O seu destino já estava a ser preparado, mas a repentina chegada de Mourinho antecipou o futuro.
 
Ao chegar a Milão o técnico setubalense fez uma série de exigências. Pediu defesas laterais, para à direita e para a esquerda. Não chegou nenhum. Maxwell e Rivas nunca lhe deram confiança, e apesar de Maicon ser intocável, uma lesão podia deitar todo o jogo lateral a perder. Perdido na formação de um meio campo de força, Mourinho teve de sucumbir à evidência de que o remendo teria de vir de baixo, das camadas jovens. Não teve de procurar muito, Santon estava referenciado há vários anos e a subida à primeira equipa foi normal. O que não se esperava era a rápida presença no onze titular. Primeiro Mourinho testou-o no seu posto natural, o lado direito da defesa, na final da Taça. Mas a presença de Maicon relegou-o de novo para o banco de suplentes onde passou vários meses. Até que o técnico decidiu arriscar e adaptar o lateral ao lado oposto quando arrancou a segunda volta. A ausência de um defesa esquerdo fiável abria-lhe as portas de uma naturalidade inesperada. E Santon agarrou-a com as duas mãos. E aí está, futuro da defesa interista, polivalente absoluto e recém internacional com a squadra azzura. Marcello Lippi percebeu a jogada de Mourinho e não hesitou em convocar o jovem que catalogou como muito similar ao “jovem Paolo Maldini”.
 
Santon é por isso o rosto da nova geração de talentos transalpinos. O técnico português conta com ele para o próximo ano e Lippi também tem-no debaixo de olho, não surpreendendo ninguém que esteja presente no Mundial da África do Sul. De momento será possível vê-lo com a selecção de sub21 no Europeu da especialidade a não ser que o seleccionador transalpino decida antecipar o seu crescimento e leva-lo consigo para a Taça das Confederações. Qualquer que seja o cenário, o que está claro é que Santon é mais do que uma promessa, é já uma consagração absoluta.

 



Miguel Lourenço Pereira às 15:00 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO