Sexta-feira, 1 de Maio de 2009

A excelente campanha da Fiorentina esta época, que lhe abre a possibilidade de para o ano regressar à Champions League, tem uma simples explicação: Stevan Jovetic.

O jovem médio montenegrino é a mais recente descoberta do maravilhoso futebol dos Balcas que no passado já nos apresentou génios como Bockic, Savicevic, Prosinecki, Suker, Mijatovic ou Modric. Neste récem-inaugurado país, Jovetic é mais do que uma estrela. É um símbolo de esperança.
 
Quando o jovem Jovetic nasceu, a 2 de Novembro de 1989, ainda existia a Jugoslávia. O jovem nascido numa pequena localidade montenegrina, Titograd, não se lembra dos anos difíceis da Guerra dos Balcãs e criou-se sonhando jogar com a selecção da Sérvia, sem ainda saber que o seu pequeno país teria direito a existir. Foi portanto natural que, depois da formação no clube local, o Mladost, em 2003 o jovem se transferisse para o Partizan de Belgrado, um dos grandes clubes da história do futebol jugoslavo. Em Belgrado foi tratado como uma jovem promessas desde muito cedo, fazendo parte de uma geração de múltiplos talentos onde também andavam Llajic e Tosic, hoje no Manchester United. Durante cinco anos foi ganhando traquejo, tendo-se estreado na equipa principal do Partizan com apenas 16 anos num jogo do campeonato contra o Vozdovac. Um ano depois já era o maestro da equipa e apontou um inesquecível hat-trick na sua estreia na Taça UEFA. Era óbvio que apesar da jovem idade, não iria ficar muito tempo por Belgrado.
 
Apesar do interesse do Real Madrid e Manchester United, o jovem Jovetic arriscou e aceitou em 2008 a proposta da Fiorentina que lhe prometia um lugar de destaque numa equipa jovem e ambiciosa. Ao seu lado teria o italiano Montolivo, o brasileiro Felipe Melo e o também sérvio Kuzmanovic e à sua frente o Gillardino e o búlgaro Valeri Bojinov. Ou seja, uma série de jovens promessas unidas com um só objectivo: devolver aos Viola os postos europeus. Ao mesmo tempo o anúncio oficial da formação do Montenegro fez com que o jovem que tinha passado todos os escalões de formação na Sérvia, se estreasse com a camisola do seu país no primeiro jogo internacional oficial montenegrino. Ao longo da época Jovetic pautou o jogo da Fiore e apesar de ter marcado menos golos do que se espera pelo seu historial, foi o rei das assistências no Artemio Franchi. Para o ano estará na Champions League a mostrar todo o seu talento e poucos duvidas que tarde ou cedo dará o salto para um dos grandes do futebol europeu. Estava escrito nas estrelas.

 



Miguel Lourenço Pereira às 00:56 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO