Quinta-feira, 7 de Julho de 2011

De campeão da Europa a homem-anúncio. A carreira de Owen Hargreaves certamente não vai pelo caminho que o jogador canadiano podia prever há um par de anos. Estrela emergente do futebol inglês, primeiro internacional Pross sem nunca ter actuado em solo britânico, Hargreaves resumia em si as qualidades do médio de futuro. Mas o corpo pregou-lhe uma rasteira, o Manchester fartou-se de esperar e agora o You Tube é a sua única esperança.

 

No mundo globalizado em que vivemos não deveria surpreender que um jogador utilize as novas tecnologias para promocionar-se.

Quando esse jogador é uma figura contrastada e consagrada como Owen Hargreaves percebemos que o futebol é, de facto, um desporto sem memória. E sem piedade. Os problemas fisicos tremendos que o canadiano arrasta à vários anos fizeram o seu clube, o Manchester United, a perder a paciência. O contrato, assinado em 2007 por quatro anos (depois de 20 milhões pagos ao Bayern Munchen) chegou ao fim e ninguém no clube pensou sequer em prolongá-lo. Hargreaves, duplo campeão europeu, está desta forma no desemprego. E a tentar recomeçar do zero com uma ajuda do You Tube.

O jogador de 30 anos publicou no portal mais visitado do mundo uma série de videos onde ele é o protagonista. Sessões de treino, habilidades, movimentos de dificil execução, tudo vale para provar que o seu talento - ele que foi considerado a certa altura como um dos melhores médios da Europa - está aí. E que o corpo o vai ainda acompanhar por uns anos. O problema de Hargreaves foi sempre esse, a sua debilidade fisica. Um problema que começou a manifestar-se em Munique e que chegou a extremos desesperantes em Manchester. Como Michael Owen, até à pouco seu colega, de clube, ginásio e banco, pareceu sofrer do mesmo estigma mas, de certa forma, os avançados têm mais respeito por parte do clube. E Owen foi renovado, contra todas as expectativas. Quanto a Hargreaves, resta-lhe evocar as memórias de uma carreira inesquecível e encontrar um técnico que confie no talento e esteja disposto a arriscar em contratar um atleta com um historial de problemas fisicos assustador.

 

Em 2001 Hargreaves tornou-se no primeiro canadiano a sagrar-se campeão da Europa.

Na altura o jovem de 20 anos era uma das grandes promessas do Bayern Munchen de Ottmar Hitzfeld. O clube bávaro tinha-o descoberto a jogar num modesto clube canadiense e recrutou-o para a sua equipa de sub19. Rapidamente Hargreaves chamou à atenção pelo seu perfeito controlo de bola e um posicionamento imaculado. Com os alemães ganhou em disciplina, fisico e abnegação e tornou-se num futebolista de referência. Em Inglaterra não perderam a oportunidade e o sueco Sven-Goren Eriksen incluiu-o na convocatória para o Mundial de 2002. Era o primeiro jogador a actuar pela selecção inglesa sem nunca ter jogado nas ilhas. Apesar de ter nascido no Canadá, Hargreaves era filho de ingleses e galeses e desde o primeiro momento confirmou que actuar pelos Pross era uma ambição de carreira. Na noite em que Owen e companhia destroçaram os alemães por 1-5, em Munique, Hargreaves esteve presente. De alguma forma os colegas do Bayern Munchen nunca lhe perdoaram.

O jogador foi crescendo no onze do clube germânico e foram começando a aparecer as lesões. Em 2004 esteve vários meses de fora com problemas musculares. Em 2007 uma perna partida atirou-o para a solidão do banco de suplentes quando voltou a treinar-se com a primeira equipa. A longa estadia alemã estava perto de chegar ao fim. Mesmo com o historial de problemas fisicos, Alex Ferguson não hesitou em recrutar o brilhante médio centro para o seu projecto europeu. Com Anderson e Carrick, o já consagrado Hargreaves tinha a batuta de uma nova geração preparada para herdar o peso de Keane, Scholes e Butt. E o inicio pareceu prometedor. Na sua primeira época chegou o titulo europeu e a Premier League. Mas também voltaram os problemas fisicos que o perseguiram durante a restante estadia em Old Trafford.

Não é o primeiro jogador que procura o You Tube para vender-se nem sequer o primeiro jogador desempregado em desespero de causa, capaz de tudo para conseguir que um clube se interesse nele. Mas este é Owen Hargreaves, um jogador top que pagou bem caro o preço fisico que muitas vezes o futebol de alta competição cobra. Para os eternos admiradores do centrocampista é estranho vê-lo nesta situação. Para todos os que sabem que o futebol é um desporto sem piedade, talvez sem esperança mesmo para um jogador que está disposto a lutar até ao último suspiro por um regresso que talvez nunca venha a ocorrer.



Miguel Lourenço Pereira às 21:38 | link do post | comentar

2 comentários:
De Joao K. a 8 de Julho de 2011 às 01:16
É pena... vicissitudes da vida.... Em termos de qualidade era o melhor médio inglês pós Paul Scholes


De Miguel Lourenço Pereira a 8 de Julho de 2011 às 08:20
João,

Totalmente de acordo, no Euro 2004 foi o melhor jogador inglês naquela confusão táctica que montou Eriksen. Ao serviço do Bayern trazia um critério que poucos jogadores podiam aportar e no primeiro ano com o Man Utd foi fundamental na notável época dos Red Devils. Se as lesões o tivessem poupado teria sido um jogador de top.

um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO