Quinta-feira, 28 de Maio de 2009

O projecto desportivo do Nacional da Madeira é dos mais consistentes do campeonato português desde há dez anos para cá. Depois de vários anos na segunda a equipa insular subiu de divisão e logrou já conseguir marcar mais do que uma vez, presença na Europa. É uma equipa baseada em jogadores brasileiros escolhidos a dedo e jovens promessas. Renova-se quase anualmente mas a capacidade dos olheiros e o espírito dos seus dirigentes mantém sempre o patamar de qualidade num nível médio alto que lhes garante uma estabilidade que, por exemplo, o rival Marítimo nunca teve. Este ano Manuel Machado continuou igual a si próprio e montou um onze ofensivo e com um estilo de jogo atractivo. Assentou o jogo em dois craques da equipa B do Cruzeiro que viu numa digressão que os brasileiros realizaram pelo norte de Portugal. Maicon foi o cérebro da defesa e Nene o goleador de serviço. Pelo meio jovens portugueses de nível – João Aurélio, Igor Pita, Ruben Micael – e um onze coeso e competitivo. Bracalli foi igualmente um bom seguro de vida, suficiente para sacar os madeirenses de apuros. O Nacional esteve sempre na primeira metade da tabela e arrancou para um óptimo final de temporada que lhe permitiu ameaçar inclusive o terceiro posto. Para o ano espera-se muito deste Nacional.
 
 

 

Jorge Jesus voltou a provar que é um treinador com talento, apesar de polémico, e montou uma equipa para consumo caseiro e externo. O Braga foi competente desde o primeiro minuto da época. Nunca atingiu a grandeza dos grandes jogos, perdeu encontros nucleares para poder sonhar com mais, mas foi estável e acabou mesmo prejudicado por lesões complexas em momentos cruciais da época. O 4-4-2 de Jesus assentou num onze tipo bem definido onde Luís Aguiar foi o criativo de serviço, servindo bem o eixo ofensivo de Meyong e Renteria. Atrás de si a equipa mostrava uma boa solidez defensiva, em especial destaque para o guardião Eduardo – que confirmou a boa época no Setúbal – e de César Peixoto. Ambos lograram estrear-se na selecção, provando que é possível ir longe mesmo fora dos grandes. Aos bracarenses nunca faltou apoio local mas sim destreza em conquistar pontos nucleares. Queixaram-se muito da arbitragem – e com razão – mas no final o quinto posto é o máximo a que poderiam ambicionar depois de tantos altos e baixos, também resultado da excelente participação na Taça UEFA onde mostraram mais atrevimento do que na prova doméstica.


Miguel Lourenço Pereira às 14:34 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO