Quarta-feira, 29 de Setembro de 2010

Quem conhece a cor das águas do Mediterrâneo quando o sol bate na costa de Alicante pode duvidar sobre a viagem de um dos grandes avançados da última década. Trocar as montanhas geladas de Turim pela tranquilidade da costa alicantina parece mais uma prenda de aniversário surpresa do que um salto na carreira. Mas para o tranquilo David Trezeguet a viagem é muito mais do que isso...

Esteve nas grandes noites do futebol francês. No banco em Paris 98. No campo, a celebrar um golo de ouro, em Roterdão 2000.

Nunca atingiu o nível de excelência técnica do seu amigo Henry. Nem o protagonismo mediático de outras estrelas da geração de ouro gaulesa. Mas sempre foi tido como um killer. De respeito. Um verdadeiro cowboy, mais rápido que a sua própria sombra. Da jovem promessa no AS Monaco de Arsene Wenger resta pouco. A velocidade passou com os anos, a disponibilidade física já não é a mesma. Já lá vai uma década e meia desde que David Trezeguet, nascido na Argentina mas francês de cêpa, explodiu no pequeno Principado ao lado de Henry. O amigo viajou até Turim, mas não aguentou e encontrou o refúgio dourado em Londres, com o seu mentor de sempre. Trezeguet sempre se sentiu cómodo com os Alpes ao fundo. Durante uma década foi o goleador de serviço da Vechia Signora. Sobreviveu aos anos de Ancelloti e regressou em força sob o comando de Lippi. Fez com Nedved, Camoranesi e Alessandro Del Piero, um quarteto de respeito. Partilhou o balneário com o seu amigo Zinedine Zidane, que várias vezes se tornou no seu abono de familia. Venceu tudo com a França, ganhou pouco com a Juve. Mergulhou no desespero da descida de divisão mas recusou-se em partir. Ganhou o carinho eterno dos tiffosi e mesmo quando Iaquinta e Amauri lhe ganharam a corrida pela titularidade, sempre se manteve fiel. Aguentou o desplante do polémico Domenech e a suplência em Turim. Só não resistiu ao apelo da sua mulher. E com ela voltou às origens. Dela.

 

Natural de Alicante, Beatrice Trezeguet, convenceu o marido de que estava na hora de repensar a vida.

E David sentiu que o calor da costa mediterrânica seria o ideal. Sabendo da sua inevitável suplência, Trezeguet arriscou. E aceitou o convite generoso do recém-ascendido Hércules FC à liga espanhola. O clube de Alicante há mais de dez anos que não fazia parte da elite do futebol espanhol. Apesar da cidade ser um dos grandes pólos turisticos do país vizinho, futebolisticamente tem pouca tradição. Os donos do clube apostaram forte neste regresso aos grandes. Para além do francês recrutaram o paraguaio Nelson Hector Valdez ao Borussia Dortmund. Uma dupla de respeito, pese a quem pesar.

Trezeguet chegou envolto em alguma polémica. Muitos acusavam o veterano dianteiro gaulês de vir passar umas férias douradas à cidade onde todos gostam de passar...férias douradas. O avançado explicou as razões da escolha (havia ofertas de França, Inglaterra, EUA ou EAU) mas poucos quiseram acreditar. Até que chegaram os golos. Dois, para ser mais exacto. Numa equipa que surpreendeu o próprio Barcelona em pleno Camp Nou (cortesia de Valdés) o cartão de visita do "homem golo" por excelência não podia ter sido outro. Frente ao Valencia marcou o primeiro, de penalti. Mas se esse golo pouco contou, já os dois que levaram o Sevilla ao precipicio (trocando Alvarez por Manzano) tinham o seu selo matador. Um killer instinct que o coloca já na luta pelo Pichichi (ele que foi goleador- mor em França e Itália), superado apenas pelo brasileiro Nilmar.

Depois do seu inseparável parceiro Henry ter viajado rumo ao tranquilo campeonato americano (passando com pouco glamour pela liga espanhola), as suspeitas rodeiam "el francés" de Alicante. Mas os golos sempre apareceram ao longo da carreira de um goleador puro como sempre foi Trezeguet. Alicante poderá ser a última paragem na sua viagem profissional. Mas não será certamente um retiro dourado. Será mais do que isso, um verdadeiro regresso ao passado.


Categorias: , ,

Miguel Lourenço Pereira às 15:02 | link do post | comentar

3 comentários:
De P R O P EK a 30 de Setembro de 2010 às 18:05
http://golo-dourado.blogspot.com/ vai uma parceria ?


De Sir Pereira a 1 de Outubro de 2010 às 23:15
grande blog, apesar de algumas calinadas, estão a gostar bastante de explorar o vosso blog. Um portugues eloquente e muita cultura. Parabéns e continuem!

PS: É possivel participar? Podia colaborar com posts sobre a Eredivsie e a Bundesliga. Agradecia resposta.


De Miguel Lourenço Pereira a 4 de Outubro de 2010 às 08:36
Viva Sir Pereira,

Em primeiro lugar, obrigado pelos comentários colocados. O Em Jogo é um blog pessoal e não colectivo, pelo que a publicação de posts está restringida a elementos externos. No entanto agradeço a proposta e desafio-o a continuar a ser uma visita regular. Os comentários que deixa são sempre pertinentes e bem vindos.

um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Ya existe Avenida Eusebio, Estadio da Luz; NO EXIS...
¡Suerte....!
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO