Sexta-feira, 9 de Julho de 2010

A Itália chegou à África do Sul com o titulo de campeão do Mundo ao peito. Durou-lhes três jogos. Desde então já se sabia que, uma vez mais, o campeão seria incapaz de reeditar o triunfo na edição seguinte. Algo que desde 1962 se tornou numa imensa miragem. Mas o verdadeiro campeão do Mundo a aterrar na África do Sul veste de laranja. A Holanda é a campeã mundial. Duvidam?

O futebol é um desporto de todos ou só da FIFA?

Se escolherem a segudna resposta, podem parar de ler. Não é por acaso que o Mundial tem o trademark da Federação Internacional de Futebol. É a sua prova. O seu campeão. O que não significa que o seja do Mundo. Ou, pelo menos, a titulo exclusivo. Uma circunstância que pode mudar no próximo domingo. Pela primeira vez em 12 anos o campeão da FIFA e o campeão do Mundo podem coincidir numa edição de um Mundial. Sim, do Mundo!

O primeiro Mundial de Futebol FIFA data de 1930. Mas 58 antes já se disputava o titulo de campeão Mundial através do Campeonato do Mundo de Futebol. Não-oficial, ou seja, não patrocinado por uma organização que então ainda era um projecto na mente de algum visionário.

O modelo deste Campeonato é inspirado na verdadeira origem britânica do jogo e segue o modelo ainda hoje popularizado pelo boxe. Como neste desporto, não é necessário organizar uma competição para determinar o melhor. O titulo é disputado num só jogo, entre o campeão em titulo e o desafiante. Quem vencer mantém o "cinturão" de campeão. O que importa é ganhar. Não importa a quem. Pode ser um amigável (conceito popularizado pela FIFA para separar os encontros dos seus jogos "oficiais"), um jogo de qualificação para qualquer prova ou um duelo num evento desportivo a grande escala. Como este Mundial. Esta prova existe há 138 anos. O público, em geral, não a conhece. Muitas vezes nem os países que ostentam o titulo sabem dessa realidade, tal é o dominio do futebol associativo no meio futebolistico. Não há taças, cerimónias e dinheiro misturados. Apenas o prazer de sentir-se o melhor, nem que seja por uma só vez.

 

O primeiro encontro deste particular Campeonato do Mundo disputou-se, como não podia deixar de ser, entre Inglaterra e Escócia.

Nessa era juvenil do futebol as ilhas britânicas eram o centro do Mundo. Vencer o derby era, de facto, vencer o Mundo. O jogo disputou-se em 1872, em Glasgow. Foi o primeiro encontro internacional da história. Terminou zero a zero e o titulo não foi entregue. Acabou por combinar-se um "rematch", para o ano seguinte em Londres. Os ingleses venceram por 4-2 e assumiram a coroa. O cinto. O titulo. Eram os primeiros campeões do Mundo de Futebol.

Durou-lhes um ano, até que os escoceses venceram o primeiro encontro internacional da sua história.

O site oficial desta competição, só criada de forma oficial em 2002 depois de um braço de ferro com a FIFA, estima que houve um total de 40 campeões do Mundo ao longo da história, desde o Brasil às Antilhas Holandesas, passando por Austrália, Israel, Equador ou Portugal (a última vez que fomos "campeões do Mundo", o titulo durou-nos três jogos, tendo sido perdido num amigável com os EUA). Os que maior número de vezes detiveram o troféu foram, inevitavelmente, as equipas britânicas, particularmente pelo dominio dos primeiros 40 anos de futebol internacional. O ranking, ainda hoje vigente, otorgando um ponto por vitória, é liderado pela Escócia, à frente da selecção inglesa.

No entanto quem chegou com o titulo à África do Sul foi a selecção holandesa. Invictos há 25 jogos, os holandeses arrebataram o trofeu das mãos da Suécia. A equipa nórdica tinha-o, por sua vez, arrebatado à Hungria. Ao empatar com Portugal em 2008, manteve o troféu que perderia para os holandeses num amigável no final desse ano. No Mundial a equipa holandesa passou só com vitórias. Uma simples derrota, por muito que não afastasse a equipa da prova da FIFA, teria sido suficiente para arrebatar-lhes o trofeu. Um titulo que os espanhóis nem sabem que existe - a última vez que o detiveram, em 2001, perderam-no para os holandeses - e que poderão conquistar se baterem o combinado orientado por Bert van Marwjick na final de domingo. Um triunfo Oranje seria a confirmação do duplo titulo mundial. Algo que só

Desde que a França bateu o Brasil em 1998 que o titulo não era disputado na final de um Mundial de Futebol FIFA. No passado Mundial o titulo não esteve em disputa já que pertencia ao Uruguai, que não viajou até à Alemanha. Quatro anos antes era da mesma Holanda, que não participou no Mundial da Coreia do Sul e Japão. Para muitos pode ser apenas uma curiosidade anedótica. Para outros faz parte da essência amadora e mágica do beautiful game. Mas factos são factos. Domingo estarão em campo a campeã da Europa e a campeã do Mundo. Resta saber que sai do Soccer Stadium com o titulo invisivel.


Categorias: ,

Miguel Lourenço Pereira às 05:34 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Ya existe Avenida Eusebio, Estadio da Luz; NO EXIS...
¡Suerte....!
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO