Sábado, 23 de Maio de 2009

Depois de na época passada o Boavista ter sido despromovido na secretaria hoje o estádio da Luz confirmou a descida do outro grande real, o outro clube a vencer um campeonato de I Divisão para além do trio Porto, Benfica e Sporting.

 

Não é a primeira vez que o Belenenses cai na segunda divisão, mas há muitos anos que nos tinham habituado a circular pelo meio da tabela da Primeira Liga e este ano a equipa de Belem partia com mais um projecto ambicioso para tentar voltar á Europa. Orfãos de Jorge Jesus, os do Restelo apostaram em -----. O técnico montou uma equipa quase de raiz e não teve sucesso e o seu substituto, Jaime Pacheco, o tal técnico que quebrou a hegemonia dos grandes no Boavista, tomou controlo da situação mas não soube dar a volta. O Belenenses foi caindo pouco a pouco na classificação e chegou á penultima jornada praticamente condenado. O treinador foi-se embora e o jovem Rui Jorge, vindo dos juniores, tentou o milagre. Á primeira funcionou á segunda não. Diante dos encarnados, desejosos de limpar a imagem de uma péssima época diante dos seus adeptos, o Belenenses provou não ter futebol para estar na divisão maior do futebol nacional. Foram derrotados por 3-1, sem apelo nem agravo, apesar do golo inicial, e os resultados de Setubal e Rio Ave selaram o destino dos azuis. Para o ano a equipa da Cruz de Cristo vai disputar a Liga Vitalis. E onde já foram cinco equipas campeãs a disputar a I Liga Portuguesa, agora são apenas três...as de sempre. Os históricos continuam a cair no futebol nacional. Resta saber se para não mais voltar...

 

 

O projecto da Trofa

 

Pequena localidade, até há bem pouco tempo parte de Santo Tirso (onde anda o histórico Tirsense?), a Trofa festejou eufórica o ano passado a estreia na primeira divsão portuguesa. O Trofense era uma equipa quase desconhecida para a maioria dos portugueses e a subida foi resultado de uma excelente época na II Liga, quando ninguém apostava um centimo pelo clube dos suburbios do Porto.

 

Este ano o Trofense terminou em último. Treinado pelo jovem Tulipa, a equipa da Trofa até conseguiu roubar pontos aos grandes e exibir bom futebol. Mas ficou claro, desde a primeira jornada, que o projecto do clube trofense era pouco para a exigência da I Liga. Um pequeno estádio com pouco público, uma equipa pouco ambiciosa com um Hugo Leal em final acentuado de carreira e onde o único ponto de destaque acabou por ser o jovem Tiago Pinto, um nome a ter em atenção para a defesa esquerda de Portugal do futuro. O Trofense desceu naturalmente e isso é um aviso á navegaçao a equipas da II Liga, como o Olhanense. Subir de divisão é muitas vezes um choque muito forte para equipas que não estão preparadas a nivel económico e competitivo para lutar entre os grandes. Não me admirararia que este clube não voltasse a por os pés na Liga Sagres, como aconteceu com tantos clubes da zona Norte (Famalicão, Aves, Vizela, Fafe, Moreirense, Tirsense) que resultam em projectos pouco sólidos e inviáveis. Fica o aviso á navegação!

 



Miguel Lourenço Pereira às 22:20 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO