Sábado, 26 de Junho de 2010

Passamos de um extremo ao outro. Um Mundial em África com cinco equipas eliminadas na primeira fase é um fracasso? Claro que sim. Mas uma equipa africana, uma vez mais, ás portas das meias-finais é um sucesso? Também. O Gana salva in extremis a FIFA de uma humilhação total e bate uma formação norte-americana mais débil que há um ano. O presente do continente negro defronta o mais glorioso passado da América Latina num jogo apaixonante.

O golo de Asamoah Gyan decidiu, já no prolongamento (o primeiro de alguns,espera-se), o apuramento da equipa que conta agora com o apoio de todo um continente. O Gana entrou na máxima força, com vontade de fazer história e superar o seu registo do último Mundial. Se já na CAN tinha ficado a ideia de que os ganeses eram - a par do Egipto - a única equipa africana organizada e com pedigree para brilhar no Mundial, o jogo de hoje foi o exemplo perfeito de como um conjunto que vale essencialmente pelo colectivo é capaz de aguentar duas horas de máxima tensão e carimbar um apuramento histórico.

E isto que os EUA, como sempre, foram um osso muito duro de roer, particularmente depois de Bob Bradley repetir a sua jogada táctica preferida. Ao intervalo, a perder por 1-0 (golo de Kevin Price-Boateng, o polémico causante da lesão de Michael Ballack), o técnico americano lançou um médio centro para o lugar de um ponta de lança. O conjunto venceu o duelo no meio campo no inicio da segunda parte e tomou controlo de um desafio que parecia decantado totalmente para o lado africano. Foi nesse momento que Mensah rasteirou Dempsey na grande área e ofereceu ao herói Donovan a oportunidade de marcar. E Lance não falhou. Uma vez mais.

Com esse tento, há muito merecido, os americanos encostaram o Gana ás cordas. Mas não foi suficiente para quebrar o espirito ganês. No prolongamento, a velocidade de Ayew e a alma de Gyan encontraram o golo certeiro que permitia ao Gana sonhar, um pouco mais.

 

Com este resultado os ganeses estão a 90 minutos de tornar-se a primeira formação do continente negro a chegar ás meias-finais de um Mundial. O duelo contra o Uruguai será um dos pratos-fortes dos quartos de final. Sem estrelas sonantes mas com quatro dos melhores dianteiros da prova e com um continente atento. Como diz Shakira, "it´s time for Africa". Is it?


Categorias: ,

Miguel Lourenço Pereira às 23:04 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO