Terça-feira, 22 de Junho de 2010

Não houve o perigoso empate, mas também não foi preciso. A França naufragou, como esperado, e a África do Sul ainda tentou sonhar com o impossível. São, a partir de hoje, o pior anfitrião da história. Um Mundial negativo para o futebol africano, uma importante licção para a FIFA. Em frente a organização mexicana e o ritmo uruguaio. O continente americano domina o Mundial.

Á mesma hora decidiam-se as duas primeiras vagas nos Oitavos de Final.

Ao Uruguai e México até uma derrota servia, tal era o cenário que se punha no outro jogo. E para os mexicanos a derrota diante dos charruas foi a mais agradável da sua história. Não comprometeu o apuramento, ganho naquela categórica vitória sobre a França. A armada gaulesa caiu mais fundo do que se poderia imaginar com uma triste e infantil derrota contra os anfitriões. A África do Sul ainda sonhou com o apuramento, quando fez o 2-0, mas nem o Uruguai ajudou com mais golos, nem a França permitiu-se sair da prova sem golos marcados. Apontou 1, que não serviu para nada a não ser por um ponto final nas aspirações locais. Nunca um anfitrião tinha caido na primeira fase, nem mesmo o Japão ou os EUA. O futebol africano continua a dar uma péssima imagem de si e a FIFA deve ter a licção bem aprendida para a próxima "aventura".

A tarde começou com a emoção dos sul-africanos, que entraram em campo a acreditar no milagre. Do outro lado a França surgia, como se esperava, transfigurada. A revolta interna passou factrura, Abidal recusou-se a jogar, Evra foi afastado e Gourcouff conseguiu ser expulso á meia hora de jogo. O primeiro golo sul-africana chegou ao mesmo tempo que os mexicanos sofriam mais ás mãos dos uruguaios. O golo inaugural de Khumalo encontrou eco nas bancadas e logo seguiu-se o tento de Mphela. Ao marcar Luis Suarez, o Uruguai prestava um grande favor aos da casa e á FIFA. A diferença de 4 golos passara a 2 em 45 minutos.

 

No entanto esse foi o único momento em que houve a possibilidade de haver surpresa.

Na segunda parte a França equilibrou o jogo com os sul-africanos e o mesmo fez o México com os uruguaios. A equipa azteca ganhou a bola e passou a coordenar melhor os seus ataques com a associação Giovanni dos Santos-Javier Hernandez. Foi caindo sobre a área de Muslera mas o golo não chegava. Nem chegou. O Uruguai foi sólido na defesa, sempre eficaz nas transições, e controlou bem o jogo ofensivo mexicano. Do outro lado a África do Sul foi fraquejando e ao minuto 70 Malouda acaba uma jogada de associação com Ribery e marca o primeiro golo da França no Mundial. Um golo que destroçou as aspirações dos locais e matou os dois jogos. O México deixou de pressionar, a África do Sul perdeu a vontade e a questão ficou arrumada.

O Uruguai espera agora o segundo do grupo da Argentina que será a provável rival do México, tal como há quatro anos atrás. Num Mundial claramente dominado pelo continente americano, o naufrágio europeu e africano é bem exemplificado pelo desastre que significou a eliminação precoce da vice-campeã mundial e da equipa anfitriã. Um Mundial para tirar licções para o futuro.    


Categorias: ,

Miguel Lourenço Pereira às 21:36 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO