Sexta-feira, 18 de Junho de 2010

A matemática não perdoa. A Eslovénia podia ter sido, oficialmente, a primeira equipa qualificada para os Oitavos de Final. Um feito histórico para uma pequena formação que entrou no torneio pela porta pequena e que nunca tinha ganho um jogo num Mundial. Mas a oitos minutos do fim um oportuno golo dos norte-americanos acabaram com o sonho. Ou apenas o deixaram em suspenso? 

 

Dois golos na primeira parte pareciam carimbar o destino de uma nação onde o futebol nem é o desporto preferido dos seus habitantes.

A pequena selecção eslovena, sem nenhum jogador que se destaque, sem um lider nato, sem uma estrela, ao contrário do que havia naquela equipa de 2002 (e que tinha estado, dois anos antes, no Europeu), fazia história. Vencia por 2-0 aos Estados Unidos e sonhava em seguir em frente. Os americanos, que tinham brilhado há um ano na Taça das Confederações, chegaram à África do Sul com a ideia de ser uma das equipas favoritas da prova. E o empate inicial contra a Inglaterra deixava boas indicações do estilo de jogo norte-americano. Muitos imaginavam já mesmo a possibilidade dos States vencerem o grupo. Até que chegou Birsa e o seu exército.

O jogador eslovaco conseguiu apontar um dos golos do Mundial, quebrando a monotonia de um duelo que muitos pensavam desigual á partida. Foi um golo de raiva e classe que deixou Howard pregado ao chão. Quando parecia que o resultado estava feito para o intervalo, a Eslovénia voltou ao seu melhor. Ljubijankic ficou só diante de Howard e não falhou. Os EUA estavam melhores, mas os eslovenos pareciam implacáveis.

 

Com a segunda parte chegou a esperança norte-americana. E o desalento dos eslovenos.

O central Onyewu, um dos melhores da primeira ronda, apareceu no momento certo para aproveitar o erro brutal de Cesar, o guardião esloveno. Tento americano e emoção máxima para um jogo que parecia adormecido até ao extremo. Os americanos acreditavam que podiam empatar e continuavam o acasso á baliza do guardião centro-europeu. A posse de bola era manejada por Dempsey e Donavan a seu belo prazer e o aborrecido jogo dos eslovenos iam perdendo ritmo. Até que ao minuto 82, depois de tantas tentativas, Michael Bradley remate de longe para conseguir um tento de belo efeito. Um empate mais do que justo que quebrava o coração dos adeptos eslovenos. E podia ter sido pior, quando o árbitro Koman Coulibaly falhou rotundamente ao anular o golo de Edu, que significaria a segunda reviravolta neste Mundial e que faria dos americanos um candidato claro a vencedor do grupo.

Com estas contas, aos americanos parece baster uma vitória com a Argélia, partindo do suposto que os ingleses batem os magrebinos. Os eslovenos contam com 4 pontos, mas terão de bater os Pross para seguir em frente. Tudo é possível. O sonho está vivo.

 


Categorias: ,

Miguel Lourenço Pereira às 19:35 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO