Quinta-feira, 17 de Junho de 2010

Que os "deuses" são gregos, isso é algo que o adepto português já sabe. Agora os nigerianos terão também de aprender a licção. Um erro garrafal  de Keita, abriu as portas a uma inesperada reviravolta que tem o condão de liminar a Nigéria, qualificar matematicamente a Argentina e deixar para a última ronda um duelo à morte entre a Coreia do Sul e a afortunada Grécia.

 

A expulsão de Keita marcou um antes e um depois na tarde desportiva no Free Stadium.

O médio nigeriano estava a realizar um jogo interessante quando, do nada, agrediu o grego Torosidis. O árbitro colombiano Oscar Ruiz não teve contemplações e expulsou o africano deixando a Nigéria, reduzida a dez jogadores. Os nigerianos venciam o jogo, com um golo oportuno de Kalu Uche, mas a partir daí perderam o controlo dos acontecimentos. E Torosidis ficou em campo, para dar a estocada final.

Nem as defesas espantosas de Vincent Eneyema, que é cada vez "o guardião" do Mundial, salvaram os africanos. Eneyema teve a sua dose de responsabilidade no segundo golo, mas foram tantas as bolas que evitou que entrassem nas redes nigerianas que nenhum adepto o pode recriminar. E foi com ele que a Nigéria começou o jogo, em bom estilo. Depois surgiu o tento inaugural, um lance confuso na área grega que Uche aproveitou. Estava feito o golo madrugador que precisavam os nigerianos. A Grécia não tinha nem argumentos nem sequer futebol. Mas teria a sorte do jogo. Essa expulsão abriu caminho à reviravolta. A um minuto do intervalo, Salpingidis desviou a bola para a baliza grega e deixou tudo igualado. Os gregos voltaram ao balneário. Os nigerianos ficaram a rezar no relvado. Não lhes adiantou de muito.

 

Com o segundo tempo chegou uma Grécia mais motivada e organizada.

A equipa nigeriana entregou ao coração o que a razão já não conseguia controlar. E acabou por ser Eneyema a salvar a equipa por diversas ocasiões. Os gregos cresceram no terreno de jogo, ocuparam os espaços e asfixiaram os nigerianos. O golo estava iminente e acabou por chegar quando Tziolis arranca um remate que o notável guardião é incapaz de agarrar. No ressalto Torosidis, o mesmo do lance da expulsão, reforça a sua condição de herói grego e marca o golo do volte-face.

A Grécia passava então à sua condição de equipa defensiva e controladora e os nigerianos perdiam a velocidade de Taiwo, um dos poucos jogadores dinamicos durante o segundo tempo. Yakubu e Obasi iam tentando mas a Grécia nos contra-golpes continuavam a ser perigosos e estiveram várias vezes perto do terceiro golo. A entrada de Ninis trouxe velocidade ao jogo de flancos da Grécia e o ritmo de jogo baixava à medida que o meio-campo grego ia adormecendo a bola. Até congelar todos os lances desesperados dos nigerianos, os primeiros eliminados da fase de grupos. Uma equipa africana, por ironia das ironias.

Com este triunfo a Grécia logra não só o primeiro tento mas também a primeira vitória num Mundial de Futebol. Agora será o duelo contra a Argentina, já apurada, a ditar as contas dos gregos. Em caso de empate com os coreanos a Grécia fica de fora. Terá de fazer sempre mais pontos que o exército asiático, o que não se revela tarefa fácil. Mas para esta equipa nada é impossível. Pelo menos enquanto os deuses estiverem com eles.

 


Categorias: ,

Miguel Lourenço Pereira às 17:00 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Ya existe Avenida Eusebio, Estadio da Luz; NO EXIS...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO