Quinta-feira, 17 de Junho de 2010

A derrota de ontem da África do Sul frente ao organizado exército charrúa deixa a equipa organizadora em muitos maus lençóis. A África do Sul precisa agora de um triplo milagre para seguir em frente e evitar ficar na história como a primeira anfitriã a cair à primeira. Cortesia de Diego Fórlan que já é o goleador do torneio, com dois golos.

Ao expulsão de Khume confirmou o que já se vinha suspeitando.

A África do Sul era incapaz de encarar o jogo vertical do Uruguai e o erro do guardião só piorou o cenário. Expulsão, menos um em campo e o rosto de Parreira que dizia tudo. Em Pretoria a equipa da casa não mostrou a mesma alegria que se lhes viu no jogo inaugural. Longe disso. Foi mais contida, mais facilmente manietada pelo organizado jogo em 3-4-3 de Oscar Tabarez. Quando Forlan apontou o segundo golo do encontro, de penalty, o árbitro poderia ter perfeitamente mandado toda a gente recolher. O espectáculo acabou aí.

Foi precisamente o dianteiro do Atlético de Madrid o homem do jogo. Mais dinâmico como pivot de um ataque a três, com Suarez e Cavani mais abertos, Fórlan liderou o exército uruguaio para uma das suas noites mais memoráveis desde a sua era de glória, já lá vão mais de 40 anos.

 

O golo inaugural, um espantoso remate, que acaba desviado por um defesa, foi o culminar de uma primeira parte onde só existiu uruguaio.

Forlan abriu a contagem e liderou vários contra-golpes para a tibia defesa sul-africana repelir com mais ou menos apuros. O que estava claro é que os anfitriões eram incapazes de armar uma jogada no miolo, de ataque continuado, e limitavam-se a conter a avalanche uruguaia. Assim aguentaram mais 50 minutos, mas um erro descomunal de Khume abriu as portas à expulsão do guardião e ao segundo tento do dianteiro charrúa que assim se coloca como Melhor Marcador do torneio. Com apenas dois golos.

O tento da confirmação aliviou o pressing do Uruguai mas não foi capaz de despertar o orgulho sul-africano que continuou a ser presa fácil para os sul-americanos. De tal forma que acabou por ser o lateral esquerdo Alvaro Pereira a juntar-se á festa, apontando o terceiro golo e assinando assim a segunda vitória mais expressiva da prova. E também abrindo a possibilidade de, pela primeira vez em 24 anos, o bicampeão mundial celeste seguir rumo aos Oitavos de Final para um previsível duelo sul-americano que também se verificou em 1986 quando a Argentina se sagrou campeã do Mundo!

A África do Sul perdeu grande parte das esperanças em seguir em frente. Precisa agora de vencer a França e esperar uma carambola nos jogos com o México para sonhar com um mais do que improvável apuramento. E se o empate inaugural até pareceu um bom resultado, agora é fácil perceber que naquela tarde se começaram a esvoaçar as esperanças mundialistas de uma equipa que sabe entrar no estádio a cantar. O que deveria ser suficiente para trazer alegria a uma prova murcha.


Categorias: ,

Miguel Lourenço Pereira às 08:17 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Ya existe Avenida Eusebio, Estadio da Luz; NO EXIS...
¡Suerte....!
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO