Sábado, 12 de Junho de 2010

Depois das dúvidas, as certezas. A decepcionante albiceleste da fase de qualificação deu lugar a uma equipa mais esclarecida e com um modelo de jogo palpável. Uma vitória curta, com algumas sombras, mas que deixa claro que os argentinos não vêm à África do Sul para voltar depressa a casa.

Leo Messi está em forma e o bluff de Maradona ficou pelo caminho. O número 10 orquestrou a exibição dos argentinos mas também foi responsável pela catadupa de golos falhados diante de Eneyema. A Argentina vence com justiça um duelo contra uma Nigéria muito inocente e confirma que é uma real candidata ao ceptro mundial.

O 3-4-3 que lançou Maradona rapidamente asfixiou o jogo nigeriano. Jonas pela direita e Di Maria pela esquerda mantinham o jogo bem aberto com Messi a deambular entre Higuain e Tevez. Uma opção certeira do técnico Maradona que permitiu ao número 10 jogar com a mesma liberdade que encontra no Camp Nou. Veron e Mascherano podem não ser Xavi e Iniesta mas frente a uma equipa muito frágil no miolo foram mais do que suficientes para garantir que o encontro se disputava, essencialmente, no meio-campo dos africanos. Curiosamente, os sucessivos lances ofensivos argentinos acabavam inevitavelmente longe das redes de Eneyema. Ora pela habilidade do guardião, ora pela falta de eficácia de Messi e seus pares, o resultado acabou por manter-se até ao final. Um golo de Heinze, num certeiro remate de cabeça, fazia a diferença.

 

A ironia do tento argentino, resultado de um lance de bola parada, deixa algumas sombras para os próximos jogos.

A Argentina dominou a meio-campo, atacou com quatro ou cinco elementos de forma constante, mas á frente da baliza mostrou um excessivo de nervosismo que pode passar factura contra rivais de outra envergadura. Isto porque a Nigéria dispôs das suas ocasiões. Vários golpes pela esquerda, essencialmente protagonizados pelo promissor Obasi, foram testando a defesa a três e a atenção de Sérgio Romero. Mas a cada ataque africano seguia-se um periodo de asfixia argentina que rapidamente colocava os africanos á defensiva, contentando-se em não sofrer mais golos. Os africanos sabiam que os argentinos estavam noutra liga e que os seus rivais directos chegam agora. E não puxaram demasiado do acelerador. O que deixa varias dúvidas que só o duelo com a Coreia do Sul nos permitirá dissipar.

Maradona conseguiu fazer passar a mensagem de uma equipa concentrada, tranquila e compenetrada. Foi isso que se viu nos 90 minutos. Mas o meio-campo argentino continua a ser um problema de dificil resolução. Verón não aguenta o ritmo, Maxi Rodriguez não é solução e Leo Messi sabe que terá marcações mais apertadas do que o que encontrou nesta tarde solarenga. No entanto os argentinos podem suspirar de alivio. O medo do desastre já passou. Esta equipa tem pinta de ir mais longe do que muitos pensavam.


Categorias: ,

Miguel Lourenço Pereira às 18:50 | link do post | comentar

2 comentários:
De manuel antonio a 13 de Junho de 2010 às 15:31
nao vi a argentina, mas fico feliz que joguem melhor que pior! Sempre dá mais gozo ver realmente futebol do que apenas publicidade futebolistica!


De Miguel Lourenço Pereira a 13 de Junho de 2010 às 15:41
A Argentina é como o Chelsea de Avram Grant. A prova de que um técnico mediocre não é suficiente para impedir um grande grupo de jogadores chegar longe.

abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO