Sexta-feira, 11 de Junho de 2010

Um dia bom para confirmar suspeitas. A França é um fantasma do que já foi e parece carente de qualquer ideia de jogo. Domenech pensou em abdicar do 4-2-3-1 que tanto sucesso deu ao exército gaulês mas recuou á ultima hora. E provavelmente deu uma estocada final numa das equipas mais temíveis dos últimos 12 anos. Já o Uruguai provou que é uma equipa que tem tanto de virtudes como de debilidades. O empate, um resultado inevitável.

O jogo acabou com o Uruguai metido na sua área, com menos um jogador.

Qualquer podia suspeitar que a toda poderosa França tinha encurralado naturalmente o onze celeste. Mas não. Longe disso. Os gauleses continuam na mesma tónica de há dois anos. Vazios de ideias desde que Zidane decidiu pendurar as botas, os franceses pensavam ter em Gourcouff um pensador á altura. E os dois bons anos do médio no Bordeaux pareciam dar essa indicação. Mas com a camisola dos Bleus o médio desaparece. E hoje, uma vez mais, foi um fantasma. Uma sombra deambulante. Mas não esteve só.

Esta França não existe em nenhum sector. A linha defensiva mostrou uma inseguridade pouco habitual, até o sério Lloris passou por alguns apuros. O ataque viveu mais da raça (do que talento) de Franck Ribery, do que da acutilância de Anelka-Govou, dois jogadores cuja presença no onze titular é totalmente discutível. E no meio, onde a França faz escola desde 1978, nada. Um imenso vazio. Que nada consegue tapar.

Domenech lançou as suas previsiveis armas. Mas nada. Esta selecção não tem cura.

 

No meio de tudo isso poderia pensar-se que o Uruguai poderia dar uma importante estocada rumo ao apuramento.

Tabarez foi fiel á sua filosofia. Laterais rápidos, médios de combate e uma dupla ofensiva de respeito. Na primeira parte os charrua foram melhores. Alvaro Pereira, pela esquerda, ajudava nos desiquilibrios, com Diego Forlan a servir de âncora ofensiva. Ao seu lado, a promessa Suarez, também ele impactado pela noite de estreia num Mundial, não conseguia conectar. E a pouco e pouco os franceses foram anulando os contra golpes dos uruguaios. No segundo tempo, mais do mesmo. Até que Lodeiro entrou. O médio é uma das máximas promessas do futebol sul-americano. E foi uma estrela no último Sub 20. Mas em quinze minutos logrou acumular dois amarelos e estrear-se como primeiro expulso da prova. Dificilmente voltará a jogar neste torneio. Foi o espelho da impotência uruguaia contra uma equipa que dava a entender que se estava a afundar. Mas que se manteve de pé.

Os minutos finais deram um sinal positivo dos gauleses, mas mesmo contra 10 jogadores nem Henry, nem Malouda, nem Ribery conseguiram romper a forte linha defensiva de seis uruguaios que Tabarez montou á frente de Muslera, um achado.

No final de contas a África do Sul foi o que mais ganhou com este golpe. Uma vitória contra qualquer um dos rivais de hoje quase que escancara as hipóteses de se apurar. Tudo começa do zero na segunda volta e uma vitória em qualquer dos jogos (Africa do Sul vs Uruguai e Mexico vs França) será fulcral nas contas finais. O Mundial começa com dois empates. Mas com sensações bem distintas.

 


Categorias: ,

Miguel Lourenço Pereira às 21:21 | link do post | comentar

4 comentários:
De manuel antonio a 12 de Junho de 2010 às 04:15
ainda acredito no uruguai! O méxico mostrou boas coisas hoje, mas entre equipas que se conhecem bem, ganha a quem tem estrelinha...e o uruguai vai ter!

Em todas as apostas que fiz, pus a frança a passar. my bad. realmente, nao tem nada que se aproveite em termos de construçao de jogo. A ver vamos!

amanha, coreios e gregos. Joguinho bom....lol


De Miguel Lourenço Pereira a 12 de Junho de 2010 às 10:15
Manel,

O Uruguai tem um ataque de alto nível mas joga muito longe do resto da equipa e há uma clara dificuldade em criar jogo. Contra o México será mais equilibrado. A França tem um jogo a doer contra os azteca, veremos o que sai daí.

Hoje emoções fortes no Arg vs Nig e Ing vs EUA.

Um abraço


De Pedro a 12 de Junho de 2010 às 05:01
Miguel,

3-4-1-2 do Uruguai contra um misto 4-2-3-1/4-3-3 da França com Diaby ora de perfil com Toulalan ora uns metros à frente, mas sempre atrás de Gourcuff.
Bloco muito baixo do Uruguai, com superioridade às vezes de 7 para 4 no último terço. Difícil para a França. Forlan e Suarez a descerem demasiado, para vir buscar. Anelka anónimo. Meio-campo congestionado com batalhas face-a-face (Rios/Gourcuff, Diaby/Perez e Toulalan/Gonzalez). Jogo pobre, falta de creatividade, muitos passes falhados. A França encaixará melhor na linha defensiva muito alta do México.

Um abraço

Pedro


De Miguel Lourenço Pereira a 12 de Junho de 2010 às 10:17
Pedro,

A indecisão táctica que define esta França é uma das razões da sua decadencia. Sem artista, sem ordem, sem linhas, é uma equipa banal. O Uruguai é esforçado, aposta na velocidade, mas joga demasiado partido. E isso ontem, mais do que nunca, pagou a sua factura.

um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO