Segunda-feira, 7 de Junho de 2010

A história tem muito que se lhe diga. No caso da Itália, mais ainda. A Azzurra sabe que, sempre que numa edição vence ou chega, como minimo, à final de um Mundial, a seguinte é para esquecer. É assim desde 1950. Uma ameaça real para quem olha para uma equipa envelhecida, sem identidade que, no entanto, se mede a um dos grupos mais acessíveis do torneio. É assim a sina italiana...

 

Marcello Lippi, o milagreiro, está de volta. O problema é que não vem só.

Depois da decepcionante prestação no último Europeu, a FIC decidiu substituir a arriscada aposta em Donadoni pelo homem do titulo mundial. A renovação que o ex-internacional do AC Milan tinha começado estancou-se no regresso da velha guarda pretoriana. Na África do Sul vai estar grande parte da equipa campeão mundial na Alemanha. Um Buffon com ano para esquecer será (ainda) o guardião. A defesa mantem-se à volta de Cannavaro que, oficialmente, está sem clube. Ao seu lado Zambrotta, outro veteraníssimo. Gattuso, Pirlo Camoranesi também dizem presente. Numa equipa sem um pingo de classe no sector ofensivo (sem Totti, Del Piero, Rossi, Cassano...), o técnico vai apostar na velocidade (Di Natale, Pepe) e na força (Gillardino, Pazzini, Iaquinta). É, indubitavelmente, uma das mais fracas convocatórias da azzurra. Mas isso realmente conta?

Os italianos sabem que a sua equipa é uma sobrevivente nata, mas mesmo eles têm dúvidas. Num grupo mais complicado, o drama poderia tornar-se em pesadelo. Com estes rivais, tudo é possível.

 

É de esperar que o grande duelo esteja entre paraguaios e eslovacos.

A equipa europeia herda a tradição histórica da Checoslováquia que, até este ano, tinha encontrado um digno sucessor no futebol vistoso da República Checa. Com a melhor geração do país vizinho a chegar ao fim, coube à Eslováquia tomar o testemunho e marcar presença na África do Sul sob um espectro de saudável juventude. Dos jovens Miroslav Stoch e Vladimir Weiss à já certeza Marek Hamsik viverá muito do jogo dos azuis. É uma equipa a ter em atenção, especialmente pelo low profile do staff técnico - liderado por Vladimir Weiss, técnico que o FC Porto conhece bem e que também é o pai da jovem estrela do Manchester City - que já deu entender que se apresenta nesta mesa com um jogo bem resguardado. Resta saber quantos jokers tem na manga?

Já o Paraguai, aparentemente o seu rival directo, não tem nada que esconder.

O estilo de jogo dos guarani é, por demais, conhecido. Um futebol viril, seco e pouco atractivo mas que ganha pontos com a sua tremenda eficácia no sector defensivo, liderado nesta incursão mundialista por Julio Cáceres. Oscar Cardozo e Lucas Barrios serão a previsivel dupla de ataque, com Valdez e Santa Cruz, experientes dianteiros carpidos no dificil futebol da Bundesliga, como as principais armas secretas. O problema do Paraguai? A quase ausência de jogo de meio-campo.    

 

Em 1982 estrearam-se em Mundiais de Futebol e não deixaram uma má imagem. Foi preciso esperar 28 anos para reencontrar os All Whites. Aliás a Nova Zelândia aproveita a ocasião para viajar a um país conhecido, onde já venceu vários jogos...de rugby. Numa equipa sem estrelas, onde a maioria dos atletas joga na liga local e na vizinha Austrália, pouco há que esperar desta formação neo-zelandesa. Um futebol colectivo, rápido nos flancos e de contenção no miolo, são pobres cartões de visita para uma selecção que quer evitar acabar o torneio como o bombo da festa.

 

A Figura: Será o último Mundial de um jogador que pautou o bom gosto italiano pelo futebol de precisão. Começou a carreira como a grande promessa entre os registas ofensivos do Calcio mas a concorrência levou-o a recuar no terreno de jogo. Desde 2004 que Andrea Pirlo tem sido o maestro de jogo italiano. Pilar na equipa campeã do Mundo, esta é a última oportunidade para provar que está na pole-position para ser considerado o jogador italiano da década.

 

O Duelo: A juventude vs veterania. Será assim o choque entre a equipa eslovaca e a campeã do Mundo. De um lado o promissor Miroslav Stoch, uma das figuras do ano no futebol europeu. Do outro o imenso Gennaro Gattuso, duplo campeão europeu de clubes, campeão do Mundo e algo mais se falta faz. Uma luta de gerações que simboliza também o duelo deste grupo. 

 

O Em Jogo aposta em: Itália e Eslováquia 


Categorias: ,

Miguel Lourenço Pereira às 09:49 | link do post | comentar

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

Fundamental.
EnfoKada
Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


FUTEBOL MAGAZINE. revista de futebol online


Futebol Magazine


Traductor


Ultimas Actualizações

Toni Kroos, el Maestro In...

Portugal, começar de novo...

O circo português

Porta de entrada a outro ...

Os génios malditos alemãe...

Be right back

2014, um Mundial de parad...

Brasil vs Alemanha, o fim...

Di Stefano, o jogador mai...

Portugal, as causas da hu...

Últimos Comentários
ManostaxxGerador Automatico de ideias para topicos...
ManostaxxSaiba onde estão os seus filhos, esposo/a...
En el libro último de Carlos Daniel ni siquiera se...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
.Xavi e o melhor jogador meio campista atual e da ...
Posts mais comentados
69 comentários
64 comentários
47 comentários
Arquivo
.Do Autor
Cinema
.Blogs Portugueses
4-4-2
A Outra Visão
Açores e o Futebol
Duplo Pivot
Foot in My Heart
Futebol Finance
Futebol Portugal
Lateral Esquerdo
Leoninamente
Minuto Zero
Negócios do Futebol
Pitons em Riste
Porta 19
Portistas de Bancada
Reflexão Portista
TreinadorFutebol
.Blogs Internacionais
Os mais destacados blogs internacionais de futebol
.Imprensa Desportiva
Edições Online Imprensa
Aviso

Podem participar nesta tertúlia futebolistíca enviando os vossos comentários e sugestões à direcção de correio electrónico: Miguel.Lourenco.Pereira@gmail.com


Bem Vindos a Em Jogo...


Nota



O Em Jogo informa os leitores que as fotos publicadas não são da autoria do weblog sendo que os seus respectivos direitos pertencem aos seus legítimos autores.



Siga o Em Jogo através do:

Follow Em_Jogo on Twitter


Em Jogo

Crea tu insignia

Bem vindo!

Categorias

todas as tags

subscrever feeds
blogs SAPO